Ogier volta à liderança no Rallye de Monte Carlo
Com os olhos postos no 10.º triunfo sem precedentes no Rallye de Monte Carlo, o piloto francês, que iniciou o dia na terceira posição, deu cartas e virou o jogo, beneficiando do gelo na estrada para liderar por 12,6 segundos de vantagem.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt) – Fotos: JOÃO BRANCO (ENVIADO ESPECIAL)

Primeiro comandante da prova, depois de ter sido o mais rápido nas duas primeiras especiais de ontem, posição perdida, após uma ligeira saída de estradas na derradeira, Sébastien Ogier (Toyota GR Yaris Rally1) regressou ao comando do Rallye de Monte Carlo a duas provas de classificação do final do dia.
O piloto francês fez uma recuperação impressionante esta sexta-feira, saltando do terceiro lugar para o primeiro na tabela classificativa à geral, enquanto Thierry Neuville e Elfyn Evans foram vítimas das traiçoeiras estradas alpinas.
De facto, o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1) que começou o dia no comando da prova, perdeu a posição logo na primeira das seis especiais de hoje, a favor do inglês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1), que seria passado pelo francês na fase final da etapa.

Os dois pilotos da marca japonesa ocupam as duas primeiras posições, ao passo que o belga viu fugir a hipótese de repetir o triunfo do ano passado, ao perder quatro minutos nas duas passagens por Lá Breole/Selonnet (18,31 km).
Tratou-se da classificativa que fechou a volta pelas três provas de classificação do dia, na primeira, por ter desfeito a traseira esquerda, mas a conseguir chegar à assistência para reparar os estragos, na segunda, por um furo no pneu dianteiro esquerdo.
Como consequência, caiu para o nono lugar, a escassos 25,7 segundos’ do finlandês Sami Pajari (Toyota GR Yaris Rally1), mas já a mais de dois minutos do japonês Takamoto Katsuta (Toyota GR Yaris Rally1).
Excelente estreia de Adrien Fourmaux (Hyundai i20 N Rally1), ao volante do carro da marca sul-coreana, ao chegar a meio da prova no terceiro lugar. O piloto francês terminou o dia à frente dos seus companheiros de equipa, muito mais habituados ao carro, e a escasso 1,6 segundos de Elfyn Evans, podendo, amanhã, intrometer-se entre os dois pilotos da marca nipónica.

O dia ficou marcado pela anulação da primeira passagem pela classificativa de Saint-Léger-les-Mélèzes/La Bâtie-Neveu (16,68 km), ainda antes de começar, por os meios de socorro instalados terem sido acionados para socorrer dois espectadores, um por ter caído de um talude, o outro por ter levado com um pedregulho.
Segundo no início do dia, entre os RC2, o francês Yohan Rossel (Citroën C3 Rally2) conseguiu, no derradeiro confronto com o relógio, desalojar o russo Nikolay Gryazin (Skoda Fabia RS Rally2) do comando da categoria e parte, amanhã, com 21,4’’ de vantagem sobre o seu mais directo perseguidor
Amanhã, tal como hoje, duas passagens por três especiais num total de 120,66 km competitivos, uma delas, La Motte Chalancon/Saint Nazaire, que abre as hostilidades, com 27,0 km, sendo a mais extensa da prova.
Classificação após nove especiais – 1.º, Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rallly1), 1.27’00,6’’; 2.º, Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), a 12,6’’; 3.º, Adrien Fournaux/Alexandre Coria (Hyundai i20 N Rally1), a 14,2’’; 4.º, Kalle Rovampera/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1), a 38,5’’; 5.º, Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1), a 47,3’; 6.º, Grégoire Munster/Louis Louka (Ford Puma Rally1), a 1’33,7’’; 7.º, Takamoto Katsuta/Aaron Johnstone (Toyota GR Yaris Rally1), a 1’37,7’’; 8.º, Sami Pajari/Marko Salminen (Toyota GR Yaris Rally1), a 3’32,9’’; 9.º, Thierry Neuville/Martijn Windaeghe (Hyundai i20 N Rally1), a 3.58’6’’; 10.º, Yohan Rossel/Arnaud Dunand (Citroën 3 Rally2), a 5’04,0’’ (1.º RC2).