AUTOLOOKNotícias Várias

100% Motorsport: marca de sucesso em Baltar

Nasceu no Município de Paredes uma nova estrutura de competição liderada por Jorge Santos. Trata-se da 100% Motorsport que tem como desígnio “atacar” com ambição o universo dos Ralis, expandindo-se pela Montanha, Ralicross e Todo-o-Terreno. Isto e muito mais já em 2025.

carlos.sousa@autolook.pt

Ambição e foco no sucesso, eis o mote da 100% Motorsport, a nova estrutura de competição que assentou arraiais na Zona Industrial de Baltar, no concelho de Paredes. Jorge Santos será o “homem do leme” e a equipa técnica incluirá Hugo Lourenço como coordenador, o engenheiro Nelson Lopes, Afonso Silva, Diogo Trigueira e Hélder Trigueira, mecânicos e o eletricista Tiago Ferreira.

A ideia de montar esta estrutura surgiu ao consagrado piloto paredense «já há algum tempo». «Eu sabia que, mais dia menos dia, a minha vida empresarial viria parar ao desporto automóvel. Foi o meu primeiro emprego e sempre tive o sonho e a vontade de montar uma empresa ligada ao desporto automóvel. Outros projetos e responsabilidades impediram que fosse mais cedo, mas, agora, a oportunidade surgiu e foi com naturalidade que assumi este desafio», sublinhou Jorge Santos um nome que dispensa apresentações.

A filosofia do projeto passa por «ter uma estrutura espartana, pequena, eficaz e capaz de responder às solicitações dos clientes que transitaram do passado, onde já apoiávamos de forma informal alguns, a novos que não só já apareceram, mas também ainda estão em negociação», sustentou.

De acordo com Jorge Santos, «procuramos evoluir com os pés bem assentes na terra, de forma calma e gradual, assumindo que, logo de início, queremos estar em várias frentes e, por isso, é já certo que estaremos no Todo-o-Terreno, nos Ralis no Ralicross e na Montanha».

A 100% Motorsport tem duas modalidades de atuação no seu plano de negócios: a assistência integral a clientes externos, com as suas próprias viaturas e o aluguer “chave na mão” dos veículos que a estrutura adquiriu e que incluem já um Alpine A110 RGT e um Renault Clio Rally5.

Os dois modelos estão destinados a competir nos Ralis e na Montanha, estando a equipa «a fechar um negócio para termos um carro para competir em Ralicross», destacou Jorge Santos, acrescentando que «a importante parceria que acabamos de fechar para o Todo-o-Terreno permite-nos ter já nas instalações um GPR24».

100% MOTORSPORT SERÁ

REPRESENTANTE OFICIAL DA GPR SPORT

As oficinas da 100% Motorsport receberam, recentemente, o seu novo “tesouro”: trata-se do protótipo GPR24 preparado para competir em Todo-o-Terreno, nas categorias T3 e Challenger. O referido protótipo é a “arma de serviço” do preparador espanhol GRP Sport, liderado por Ruben Garcia, curiosamente também piloto de competição, a exemplo de Jorge Santos e, a sua vinda para Portugal, selou oficialmente o acordo de parceria entre as duas estruturas.

Tendo como base o trabalho desenvolvido na Depieres pelo recentemente malogrado Fernando Santos, a GPR Sport apresenta o GPR24 chassis, com base no motor Ford EcoBoost 1.0, um propulsor simples, fiável e potente, sendo de realçar que o carro foi concebido com a utilização de elementos mecânicos acessíveis e fáceis de reparar. Tudo pensado para obter a máxima fiabilidade, com fácil reparação e redução da variedade de peças de substituição.

Receber um dos protótipos que tem o toque de Fernando Santos é, para o líder da 100% Motorsport  «muito especial». «A nossa amizade sempre foi imensa e sempre admirei a genialidade do Fernando. Tive o orgulho de ser o piloto que estreou em Proença-a-Nova a primeira carrinha que o Fernando fez para Todo-o-Terreno, uma Mazda com motor de um BMW 535 e, ser agora o representante em Portugal da GRP Sport e colocar a correr o protótipo saído do talento de um grande amigo, é algo único!», confessou.

Jorge Santos considera ainda que esta parceria «é fundamental para a nossa empresa». «Esta ligação à GPR Sport e o facto de podermos ter à disposição dos clientes o GPR24, a última evolução do protótipo, permite-nos colocar à disposição dos potenciais clientes um carro ganhador na Categoria T3 e dar-lhes a segurança de serem assistidos nas provas pela extraordinária equipa técnica da GPR Sport».

«A GPR Sport vai ter vários carros disponíveis e já estaremos à partida da primeira prova do campeonato pelo menos com uma unidade, que será tripulado pelo João Rato, estando em negociações com vários pilotos para alargar o leque», sublinhou Jorge Santos.

RÚBEN GRACIA: “ESTA PARCERIA

TEM TUDO PARA SER UM SUCESSO”

A aposta da GPR Sport neste protótipo “Made in Portugal” nasceu «de uma enorme pesquisa que fizemos a nível mundial». «Encontramos em Portugal, junto de Fernando Santos e da Depieres, a solução que mais nos impressionou e, desde 2016, foi com ele que começamos a fabricar os chassis dos nossos protótipos», começou por revelar Rúben Gracia.

«Iniciámos com as carrinhas T1 e, desde 2019, voltámo-nos para o Protótipo T3 que vai agora na sua evolução 24. A morte do Fernando e a amizade e admiração que sempre lhe tive, fez com que adquiríssemos os direitos sobre o seu trabalho e a GPR Sport vai fazer tudo para honrar a sua memória com o trabalho que vamos desenvolver», relatou ainda o líder da GPR Sport.

O piloto-preparador espanhol destaca ainda «a enorme experiência da nossa escuderia, fruto dos 20 anos que levamos de atividade, com especial destaque para o Todo-o-Terreno e para os Ralis, que nos permite já ter muitos títulos».

«Felizmente que possuímos muita experiência internacional, desde o Mundial de Ralis ao Dakar, reunindo toda a capacidade para sermos muito competitivos no campeonato português, que é, sem dúvida, um dos melhores do mundo».

«A parceira que estabelecemos com a 100% Motorsport, para ser o nosso representante em Portugal, é um passo importante para esta nossa abordagem ao campeonato e tem tudo para ser um sucesso», adiantou Rúben Gracia.

JORGE SANTOS MANTÉM-SE

NOS RALIS E ESTREIA-SE NA MONTANHA

A sua função de “Team Manager” da empresa que fundou, não irá impedir Jorge Santos de continuar a competir. O rápido piloto de Paredes, que alinhará aos comandos do Alpine A110 RGT, realça que o seu foco «será a gestão da empresa».

«Juntamente com a nossa fantástica equipa técnica, vamo-nos entregar de corpo e alma à 100% Motorsport, para que o sucesso seja resultado do nosso empenho e da nossa capacidade. Sempre que for possível, alinharei com o Alpine em ralis e, tudo o indica, irei estrear-me esta época na Montanha onde, aliás, queremos mostrar o carro que tem tudo para ser muito competitivo nessa modalidade na Categoria GT», acentua Jorge Santos.

Para já, foco total na estreia da 100% Motorsport, que terá um mês de fevereiro muito intenso. A ESC Online | Baja Montes Alentejanos marca, a 13 e 16 de fevereiro, o arranque do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno | AM48 e, nos dias 22 e 23 de Fevereiro, a estrutura liderada por Jorge Santos jogará em “casa”, marcando presença no competitivo arranque da Portugal Rallye Series, cujo epicentro será no complexo do Kartódromo de Baltar.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *