MotoGP

Já começou a festa algarvia com “Falcão” e MotoGP

Os primeiros treinos livres dão hoje início ao Grande Prémio Tissot de Portugal de MotoGP, primeira prova do Mundial de motociclismo de velocidade, no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão.

carlos.sousa@autolook.pt

Com o português Miguel Oliveira, este ano na Aprilia da RNF, entre os pilotos do MotoGP, as motos da principal categoria do Mundial vão para a pista hoje de manhã, às 10h45, durante 45 minutos. Já à tarde, os pilotos de MotoGP têm mais uma hora para preparar a qualificação de sábado, entre as 15h00 e as 16h00.

Além de Miguel Oliveira, há mais quatro pilotos de MotoGP que já venceram em Portimão, o francês Fabio Quartararo (Yamaha), que triunfou em 2022, e o italiano Francesco Bagnaia (Ducati), atual campeão do mundo. A Moto2 já tiveram os seus treinos livres marcados, às 9h50 e para as 14h05, enquanto os pilotos de Moto3 também já testaram as suas motos às 9h00, repete às 13h15.

O GP de Portugal inaugura também as corridas sprint no MotoGP, novidade para esta temporada, estando marcada para amanhã, sábado, às 15h00, com 12 voltas, com as 25 da corrida principal a terem início às 14h00.

Para o GP Tissot de Portugal 2023 espera-se casa cheia para o arranque de uma nova era no campeonato do mundo, com corridas a realizar tanto no sábado como no domingo. Miguel Oliveira é a figura de cartaz de hoje a domingo em Portimão, pese embora já na quarta-feira tenha levado um “banho” de multidão à chegada ao Algarve.

De facto, foi de forma verdadeiramente avassaladora esse momento vivido, único e, mais uma vez, muito especial com várias centenas de motociclistas a juntaram-se para receber e escoltar Miguel Oliveira numa viagem curta mas recheada de simbolismo entre o Pavilhão de Arade, em Parchal, no concelho de Lagoa e a Zona Ribeirinha da cidade de Portimão, em que foi recebido por Paulo Pinheiro, CEO da Parkalgar, e Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão, que, dessa forma, “abriram” oficialmente o programa do GP Tissot de Portugal 2023.

Recorde-se que nos poucos quilómetros de viagem, a população local veio para a rua para entregar a Miguel Oliveira todo o carinho e apoio que os portugueses sempre fizeram aos seus heróis e o agora piloto da Aprilia é, sem qualquer margem de dúvida, um deles.

«É sempre muito especial correr em Portugal e em Portimão. Estar aqui na abertura do campeonato numa nova era do mesmo e com uma nova equipa é um desafio e quero naturalmente retribuir da melhor forma todo este carinho e apoio no próximo domingo», afirmou o piloto de Almada.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *