MotoGP

Bagnaia e Martín no derradeiro braço de ferro

Jorge Martín não baixou os braços e correu todos os riscos para vencer a corrida “Sprint” inserida no GP de Valência. Já Francesco Bagnaia não se deixou embalar, mas cedeu pontos importantes na luta pelo título. Ambos “jogam” este domingo a última cartada para festejar o ceptro.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Valência volta a ser o local de soberania para atribuir o título de MotoGP. O espanhol Jorge Martín tem “vestido” o manto de rei das corridas de “Sprint” e, na capital da província homónima e da Comunidade Valenciana, confirmou esse desiderato. Antes da partida para a derradeira corrida “Sprint” da temporada, o piloto madrileno profetizou que estava pronto para correr todos os riscos possíveis para encurtar ao máximo os pontos para o italiano Francesco Bagnaia na luta pelo título.

Fruto de excelente saída da grelha, o espanhol colocou-se rapidamente se ao lado do italiano e “sacudir” a pressão, ganhando imediatamente uma vantagem que lhe permitiu chegar ao topo da classificação e vencer a corrida “Sprint”, com o seu mais direto opositor a terminar em quinto, adiou a atribuição do título mundial para este domingo.

Com estes resultados, Jorge Martín reduziu para 14 pontos a desvantagem para Francesco Bagnaia, quando estão ainda 25 em disputa. Naturalmente que o italiano, que leva o número 1 na sua Ducati, não correu riscos desnecessários, pelo que está tudo e aberto para as 14h00 deste domingo, corrida que terá transmissão em direto na SportTV.

Esta é uma excelente oportunidade para acompanhar a derradeira prova da temporada de MotoGP de 2023, ao final da qual será conhecido o nome do campeão mundial de 2023. Francesco Bagnaia pode sagrar-se campeão mundial de MotoGP pela segunda vez este domingo no Grande Prémio da Comunidade Valenciana.

Este sábado, no entanto, Jorge Martín tirou partido da afinação da sua Ducati para evitar o “match-point” de Francesco Bagnaia, também em Ducati. Naturalmente que a conquista do título para o piloto espanhol continua a ser uma missão complexa, mas não impossível.

Para o conseguir, o piloto madrileno terá de vencer a corrida e o italiano terminar em 6.º ou pior. Mas as contas não se ficam por aqui: Jorge Martín é segundo e Francesco Bagnaia 11.º ou pior. Jorge Martin é terceiro e Francesco Bagnaia termina em 15.º ou fora dos pontos.

Contudo, e no caso do piloto natural da capital de Espanha termine fora do pódio este domingo, não poderá ser campeão mundial, independentemente do resultado final de Francesco Bagnaia.

Já o italiano de Turim apresenta-se na derradeira corrida da temporada com a missão mais facilitada para alcançar o segundo título consecutivo de MotoGP, podendo ser campeão se terminar em 5.º ou melhor, independentemente daquilo que Jorge Martín venha a fazer.

Francesco Bagnaia será campeão se terminar entre os 10 primeiros e Jorge Martín não vencer a corrida. O piloto italiano será campeão se terminar em 14.º ou melhor e Jorge Martín não for primeiro ou segundo. Enfim, o melhor é mesmo acompanhar a derradeira corrida da temporada na SportTV, a partir das 14h00.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *