Fórmula E

Mitch Evans garante vitória em Berlim

Um traçado curto e rápido proporcionou uma corrida emotiva, com constantes trocas de posições e com inúmeros “toques”, que levaram à entrada, por duas vezes, do “Safety Car”, para os destroços e os carros serem retirados da pista.

PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

A vitória em Berlim acabou por pertencer a Mitch Evans (Jaguar), que repetiu o feito em S. Paulo, naquela que é a sua segunda vitória consecutiva, oitava na Fórmula E. O piloto neozelandês igualou o número de triunfos do português António Félix da Costa (Porsche), forçado a abandonar, em consequência de um “encontro imediato de terceiro grau, com o inglês Jake Dennis (McLaren) que falhou a travagem.

O piloto português apercebeu-se do que ia acontecer e, a tentar defender a frente do carro, não evitou o “toque” e ficar com a asa dianteira danificada o que o levou ao abandono.

Faltavam 11 voltas para o final da corrida e António Félix da Costa estava a fazer uma corrida notável, sabendo aproveitar os incidentes que foram ocorrendo, para subir do 19.º lugar na grelha até ao quarto e estar na discussão pelos lugares do pódio.

Apesar de sair de quarto o inglês Dan Ticktum (Nio) fez um excelente arranque e assumiu o comando, logo na segunda curva, com as mudanças de posição a acontecerem desde cedo, por os carros estarem muito juntos e as idas ao “Attack Mode”, que começaram desde as primeiras voltas, ao contrário do que costuma acontecer, implicavam a perda de várias posições.

O inglês Sam Bird (Jaguar), companheiro de equipa de Mitch Evans e que fez parte do lote de pilotos que passaram pelo comando, foi segundo, depois de ter sido terceir em São Paulo, com a Jaguar a atravessar um bom momento, e o alemão Max Gunther (Maserati) completou o pódio, naquele que é o melhor resultado da marca italiana até ao momento.

CLASSIFICAÇÕES

CORRIDA – 1.º, Mitch Evans (Jaguar), 43 voltas (101,265 km), em 55’10,391”; 2.º Sam Bird (Jaguar) a 1,850”; 3.º, Max Gunther (Maserati), a 2,738”; 4.º, Sebastian Buemi (Envision), a 2,849”; 5.º, Nick Cassidy (Envision), a 4,787”; 6.º, Pascal Werhlein (Porsche), a 9,111”; 7.º, Jean-Eric Vergne (DS), a 9,191”; 8.º, André Lotterer (Andretti), a 9,504”; 9.º, Edoardo Mortara (Maserati), a 10,159”; 10.º, Oliver Rowland (Mahindra), a 10,308”. Classificaram-se mais oito pilotos

CAMPEONATOS

PILOTOS – 1.º, Pascal Werhlein, 94 pontos; 2.º, Nick Cassidy, 71; 3.º, Jean-Eric Vergne, 66; 4.º, Mitch Evans, 64; 5.º, Jake Dennis, 62; 6.º, Sam Bird, 62; 7.º, António Félix da Costa, 58; 8.º, Sébastien Buemi, 57; 9.º, René Rast, 40; 10.º, Jake Hughes, 32; 11.º, André Lotterer, 23; 12.º, Stoffel Vandoorne, 22; 13.º, Lucas Di Grassi, 18; 14.º, Max Gunther, 15; 15.º, Norman Nato, 11; 16.º, Sergio Sette Câmara, 10; 17.º, Oliver Rowlamd, 9; 18.º, Dan Ticktum, 9; 19.º, Sacha Fenestraz, 7; 20.º, Edoardo Mortara, 5

EQUIPAS – 1.º, TAG Heuer Porsche Formula E, 152 pontos; 2.º, Envision Racing, 128; 3.º, Jaguar TCS Racing, 126; 4.º, DS Penske, 88; 5.º, Avalanche Andretti Formula E, 85; 6.º, Neom McLaren Formula E Team, 72; 7.º, Mahindra Racing, 27; 8.º, Maserati MSG Racing, 20; 9.º, Nio 333 Racing, 19; 10.º, Nissan Formula E Team, 18.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *