WRC

WRC vai homenagear Craig Breen na Croácia

Thierry Neuville e Esapekka Lappi, companheiros de equipa na Hyundai Motorsport, vão participar no Rali da Croácia com as viaturas decoradas de forma a homenagear Craig Breen, piloto que representava a marca sul-coreana e faleceu na semana passada, com 33 anos.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Os primeiros quilómetros do Rali da Croácia, quarta prova do Campeonato do Mundo de Ralis, não vão ser fáceis, em particular do ponto de vista psicológico para os pilotos, em particular para os da Hyundai, depois da morte, na passada semana do irlandês Craig Breen, quando testava para a prova croata.

A marca sul-coreana começou por admitir estar ausente da prova, mas acabou por decidir participar, com dois carros, não recorrendo à possibilidade de substituir o irlandês ao volante de terceiro carro e mantendo a inscrição em sua memória.

Para o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1) e finlandês Esapekka Lappi (Hyundai i20 N Rally1) a vitória seria a melhor maneira de homenagear o seu colega de equipa, mas não será surpresa se o vencedor, qualquer que ele seja, dedicar o triunfo ao irlandês.

Thierry Neuville e Esapekka Lappi, companheiros de equipa na Hyundai Motorsport, vão participar no Rali da Croácia com carros decorados de forma a homenagear Craig Breen, piloto que representava a marca sul-coreana e faleceu na semana passada, com 33 anos, durante um teste para esta prova. Outras marcas, como a Ford e a Toyota, também decidiram homenagear o irlandês.

O facto de a prova decorrer em pisos de asfalto não vai prejudicar o francês Sébastien Ogier (Toyota GR Yaris Rally1) que comanda o campeonato, com três pontos de vantagem sobre Thierry Neuville e quatro sobre o finlandês Kalle Rovampera (Toyota GR Yaris Rally1).

Vencedor na Suécia, naquele que foi o regresso da Ford às vitórias, depois de uma ausência que se estendia desde o Rali de Monte Carlo de 2022, onde o francês Sébastien Loeb triunfou, o estónio Ott Tanak, por aquilo que se viu nas provas anteriores, parece poder entrar de forma consistente na luta pelas vitórias e pelo título, tendo na prova croata oportunidade de o confirmar.

Surpresa será se o triunfo não pertencer a um dos quatro que têm dominado, com os pontos o demonstram o início da temporada.

Interessante vai ser, também, a luta entre os RC2, com o sueco Oliver Solberg (Skoda Fabia RS Rally2) a defender o comando do campeonato, dos ataques do francês Yohan Rossel (Citroen C3 Rally2) e do finlandês Emil Lindholm (Skoda Fabia RS Rally2), que distam 15 pontos do sueco.

O lote de candidatos à vitória na categoria integra, ainda, o inglês Gus Greensmith (Skoda Fabia RS Rally2), o russo Nikolay Gryazin (Skoda Fabia RS Rally2), o francês Adrien Fourmaux (Ford Fiesta Rally2) e o finlandês Sami Pajari (Skoda Fabia RS Rally2).

A prova arranca esta sexta-feira, com uma dupla passagem por quatro especiais, uma delas com 25,67 km, que é mais extensa, situação que se repete no sábado, para no domingo os sobreviventes apenas terem de enfrentar duas classificativas, feitas por duas vezes.

CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”

ABSOLUTO

PILOTOS – 1.º, Sébastien Ogier, 56 pontos; 2.º, Thierry Neuville, 53; 3.º, Kalle Rovampera, 52; 4.º, Ott Tanak, 47; 5.º, Elfyn Evans, 44; 6.º, Craig Breen, 19; 7.º, Dani Sordo, 17; 8.º, Esapekka Kappi, 15; 9.º, Takamoto Katsuta, 8; 10.º, Pierre-Louis Loubet, 8; 11.º, Gus Greensmith, 8; 12.º, Oliver Solberg, 8; 13.º, Emil Lindholm, 6; 14.º, Yohan Rossel, 2; 15.º, Ole Christian Veiby, 2; 16.º, Nikolay Gryazin, 1; 17.º, Sami Pajari, 1; 18.º, Kajetan Kajetanowicz, 1

NAVEGADORES – 1.º, Vincent Landais, 56 pontos; 2.º, Martijn Wydaeghe, 53; 3.º, Jonne Halttunen, 52; 4.º, Martin Jarveoja, 47; 5.º, Scott Martin, 44; 6.º, James Fulton, 19; 7.º, Candido Carrera, 17; 8.º, Janne Ferm, 15; 9.º, Aaron Johnston, 8; 10.º, Nicolas Gilsoul, 8; 11.º, Jonas Andresson, 8; 12.º, Elliott Edmondson, 8; 13.º, Reeta Hamalainen, 6; 14.º, Arnaud Dunand, 2; 15.º, Torstein Eriksen, 2; 16.º, Konstantin Aleksandro, 1; 17.º, Enni Malkonen, 1; 18.º, Maciej Szczepaniak, 1

EQUIPAS – 1.º Toyota Gazoo Racing World Rally Team, 127 pontos; 2.º, Hyundai Shell Mobis World Rally Team, 100; 3.º, M-Sport Ford World Rally Team, 73.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *