AUTOMÓVEISComércio & Indústria

DS E-Tense Performance eleito “Concept do Ano”

O protótipo DS E- Tense Performance foi desenvolvido utilizando a tecnologia do programa de Fórmula E da DS Automobiles e assenta num chassis em carbono, contando com uma dupla motorização elétrica de 600 kW (815 cv) e um sistema de tração integral. É capaz de percorrer dos zero a 100 Km/h em menos de dois segundos.

(auto.look2010@gmail.com)

O DS E- Tense Performance conquistou o prémio de “Concept do Ano” nos “GQ Car Awards 2023”. Estes prémios, que este ano incluíam exclusivamente automóveis elétricos ou híbridos plug-in, destinam-se a selecionar os automóveis cuja inspiração, paixão e integridade automóvel façam acelerar a pulsação do júri.

Idealizado como um laboratório de elevadíssimo desempenho, o DS E-TENSE PERFORMANCE foi concebido pela DS Performance, a divisão de automobilismo da DS, em combinação com o programa de Fórmula E que já possibilitou à marca conquistar dois títulos consecutivos, de Pilotos e de Equipas, no Campeonato de Fórmula E.

O conjunto de tração é composto pelos mesmos dois motores elétricos dos monolugares de competição, com uma potência combinada de 600 kW (250 kW à frente e 350 kW atrás), correspondendo a 815 cavalos de potência e uns impressionantes 8.000 Nm de binário transmitidos às rodas.

Estes dois motores elétricos oferecem um excecional nível de desempenho e permitem ao DS E- Tense Performance passar dos 0 aos 100 km/h em 2,0 segundos. A carga de 350 kW permite que a bateria seja totalmente recarregada em apenas cinco minutos.

O protótipo também permite vislumbrar o futuro dos veículos elétricos, ao explorar se a travagem regenerativa por si só é suficiente para os modelos futuros, em vez de se usar pastilhas e discos de travão convencionais.

Embora a travagem regenerativa já esteja disponível na maioria dos veículos elétricos, a tecnologia é utilizada atualmente como um complemento aos travões de fricção convencionais.

No entanto, o DS E- Tense Performance permitiu à DS explorar se a travagem regenerativa por si só poderia servir como o único método para reduzir a velocidade dos carros, otimizando a recarga da bateria no processo e permitindo o abandono da tecnologia convencional.

A DS Automóveis guarda um segredo. Além de apresentar automóveis elegantes e requintados, com preços de venda muito razoáveis, a marca é, também, arrojada e provocadora. Ao conferir total liberdade aos seus designers, permite-lhes desenvolver ideias inovadoras e apresentar “concepts” de grande beleza, como é o caso do DS E- Tense Performance.

Este deslumbrante coupé com 815 cavalos de potência baseia-se na tecnologia utilizada na Fórmula E, sendo capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 2,0 segundos, e apresenta-se com uma pintura de “efeito de escaravelho” que não deixa ninguém indiferente.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *