DAKAR

Loeb ganhou etapa e “voou” para o terceiro lugar

O francês Sébastien Loeb venceu nos automóveis, naquele que foi o seu 19.º triunfo em tiradas, apesar de uma penalização de 2m10s por excesso de velocidade, deixando o lituano Vaidotas Zala no segundo lugar, a 57 segundos.

CARLOS SOUSA E PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)

Sébastien Loeb (BRX) começou a segunda parte da 45.ª edição do Rali Dakar, tal como havia terminado a primeira, ou seja, com a vitória no Setor Seletivo, ao bater o lituano Vaidotas Zala (Hunter), que é navegado pelo português Paulo Fiúza, por 57 segundos.

Um cenário que colocou o piloto nove vezes campeão mundial de ralis no terceiro lugar da classificação geral, atrás do qatari Nasser Al-Attiyah (Toyota) que, em modo de “segurança”, foi apenas oitavo, e de Lucas Moraes (Toyota).

O piloto brasileiro está a fazer uma prova notável, apesar de ter perdido mais de um minuto para o qatari, e que tem o francês a 21m11s, diferença mas que Sébastien Loeb pode neutralizar durante as etapas que faltam disputar.

O francês Guerlain Chicherit (BRX) fechou o pódio na tirada, a 2m08s do compatriota e chefe de fila. Já o espanhol Carlos Sainz (Audi), vítima de um capotamento ao quilómetro seis da especial, ficou a queixar-se de dores nas costas e chegou a entrar no helicóptero médico da organização para ser assistido no hospital.

Contudo, pediu para regressar à pista, ficando junto ao veículo a aguardar a chegada do camião de assistência, para tentar reparar o Audi e retomar a prova. Carlos Sainz era, à partida desta etapa, 100.º classificado, depois do tempo perdido e de uma penalização sofrida na sexta etapa, na sequência de outro despiste.

Na geral, o qatari Nasser Al-Attiyah mantém o comando dos automóveis, agora mais folgado pois o sul-africano Henk Lategan (Toyota), que era segundo classificado, sofreu problemas mecânicos e atrasou-se. Assim, o brasileiro Lucas Moraes subiu ao segundo lugar, a 1h21m57s, enquanto Loeb entrou nos lugares do pódio, sendo terceiro, a 1h43m08s.

Nos SSV, nos T3 a vitória no Setor Seletivo foi para o argentino David Zille (CAN-NA Maverick XRS), à frente do belga Guillaume De Mevius (OT3), que cimentou a posição de comandante da categoria, agora com 17m53s de avanço sobre o norte-americano Austin Jones (BRP Maverick), o único que o pode impedir de triunfar.

RICARDO PORÉM ÀS PORTAS

DO PÓDIO NOS VEÍCULOS LIGEIROS

Os portugueses estiveram em plano de evidência tendo terminado no lote dos 10 primeiros, com Ricardo Porém (Yamaha X-Raid) a ser o quarto mais rápido na nona etapa da 45.ª edição do Rali Dakar na categoria de veículos ligeiros protótipos (T3).

O piloto de Leiria ficou a 1m57s do vencedor, o argentino Devid Zille (Can-Am), que foi o mais rápido na tirada entre Riade e Haradh, na Arábia Saudita, que teve 358 quilómetros cronometrados. O belga Guillaume de Mevius (Grally) foi o segundo mais rápido, a apenas dois segundos do vencedor, com o norte-americano Mitchell Guthrie (BFG) em terceiro, a 12 segundos.

No final, Ricardo Porém lamentou uma falha de travões que terá impedido chegar ao pódio: «Apesar de termos conseguido o nosso melhor resultado nesta edição do Dakar, acreditamos que, em condições normais, podíamos ter conseguido fazer melhor. Numa etapa que consideramos tranquila, ficámos sem travões ao quilómetro 170. Daí em diante tivemos que gerir para garantir que chegávamos ao fim. Felizmente, a ordem de partida para amanhã será boa, numa etapa que se prevê muito difícil», resumiu o antigo campeão nacional de todo-o-terreno.

O companheiro de equipa, João Ferreira (Yamaha), que hoje abriu a etapa depois da vitória no domingo, antes do dia de descanso, foi o sexto mais rápido.

«Saímos na frente, bem no meio dos automóveis. Foi uma etapa diferente, num gigantesco mar de dunas que nos criou algumas dificuldades, mas nada que não tenhamos conseguido gerir», disse o piloto de 23 anos.

João Ferreira antevê que a etapa de quarta-feira, apesar de curta, seja pródiga em obstáculos: «Estamos muito curiosos pelas dificuldades que vamos enfrentar na etapa de amanhã e, por isso, vamos preparar-nos mentalmente e fisicamente para a mais curta, mas eventualmente mais dura, etapa deste Dakar», frisou o atual campeão nacional de todo-o-terreno em automóveis.

Já Hélder Rodrigues (Can-Am) foi o oitavo nesta categoria T3, a 8.25 do mais rápido, apesar de sentir falta de potência no seu veículo.

«O dia correu mais ou menos bem. Foi um dia onde a navegação não foi fácil, mas o Gonçalo continua a fazer uma excelente navegação. Tentámos dar o nosso melhor para alcançar um bom resultado. No entanto, continuamos sem potência no carro e estamos a perder muito nas zonas rápidas», lamentou o piloto de Sintra.

João Ré, que navega o saudita Saleh Alsaif (Can-Am), foi 13.º. Na geral, Ré é o melhor português, na sexta posição, a 4h00m27s do líder, o belga Guillaume de Mevius.

Fruto dos problemas mecânicos sofridos na primeira metade da prova, Ricardo Porém é 15.º, a 11h09m13s, Hélder Rodrigues é 31.º, a 34h53m50s, e João Ferreira 36.º, a 44h56m50s do líder.

Entre os T4 (veículos ligeiros derivados de fábrica), Fausto Mota, que navega o brasileiro Cristiano Batista (Can-Am), foi oitavo, a 5m24s do vencedor, o polaco Eryk Goczal (Can-Am), enquanto Pedro Bianchi Prata, que navega o brasileiro Bruno de Oliveira (Can-Am), foi 15.º, a 18m35s. Paulo Oliveira (Can-Am) foi 35.º.

Na geral, Fausto Mota é sexto, logo seguido de Pedro Bianchi Prata, que é oitavo. Paulo Oliveira é o 26.º.

Para esta quarta-feira, os pilotos cumprem o Setor Seletivo mais curto (114 km), na ligação de Haradh a Shayban, que inicia a fase desconhecida do percurso e antecede a etapa maratona, na qual não haverá assistência, e onde a areia vai ser constante.

CLASSIFICAÇÕES

SECTOR SELECTIVO (358 KM)

AUTOMÓVEIS – 1.º, Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (Hunter), 3.07’24”; 2.º, Vaidotas Zala/Paulo Fiúza (Hunter), 3.08’21”; 3.º, Guerlain Chicherit/Alex Winocq (Hunter), 3.09’32”; 4.º, Mattias Ekstrom/Emil Bergvist (Audi), 3.12’35”; 5.º, Romain Dumas/Max Delfino (Toyota), 3.15’02”; 6.º, Jakub Przygonski/Armand Monleon (Mini JCW), 3.15’47”; 7.º, Giniel De Villiers/Dennis Murphy (Toyota), 3.16’19”; 8.º, Nasser Al-Atiyah/Mathieu Baumel (Toyota), 3.16’22”; 9.º, Sebastian Halpern/Bernardo Graue (Mini JCW), 3.17’32”; 10.º, Lucas Moraes/Timo Gottschalk (Toyota), 3.17’57”; …; 49.º, Gintas Petrus/José Marques (Optimus), 4.20’46”

SSV (T3) – 1.º, David Zille/Sebastian Cesana (CAN-AM Maverick XRS), 3.38’00”; 2.º, Guillaume De Mevius/François Cazalet (OT3), 3.38’02”; 3.º, Mitchell Guthrie/Kellon Walch (By MCE-5 Development), 3.38’12”; 4.º, Ricardo Porém/Agusto Sanz (Yamaha X-Raid), 3’59’57”; 5.º, Ebenhaezer Basson/Bertus Leander Pienaar (OT3), 3.40’47”; 6.º, João Ferreira/Filipe Palmeiro (Yamaha X-Raid), 3.41’10”; …; 8.º, Hélder Rodrigues/Gonçalo Reis (CAN-AM Maverick XRS), 3.46’25”; …;  13.º, Saleh Alsaif/João Pedro Ré (CAN-AM X3), 3.50’45”

SSV (T4) – 1.º, Erik Gozcal/Oriol Mena (CAN-AM Maverick XRS Turbo), 3.42’20”; 2.º Rokas Basciuska/Oriol Vidal (CAN-AM Maverick XRS Turbo), 3.43’06”; 3.º, Michal Gozcal/Szymon Gospodarczyk (CAN-AM Maverick XRS Turbo), 3.43’16”; 4.º, Jeremias Gonzalez/Pedro Gonzalo (CAN-AM Maverick XRS Turbo), 3.44’48”; 5.º, Nicolas Cavigliasso/Valentina Pertegarini (CAN-AM Maverick XRS Turbo), 3.45’59”; …; 15.º, Bruno Conti de Oliveira/Pedro Bianchi Prata (CAN-AM Maverick), 4.00’55”

GERAL

AUTOMÓVEIS – 1.º, Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Toyota), 34.19’20”; 2.º, Lucas Moraes/Timo Gottschalk (Toyota), a 1.21’57”; 3.º, Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (Hunter), a 1.43’08”; 4.º, Henk Lategan/Brett Cummings (Toyota), a 1.46’23”; 5.º, Giniel De Viliers/Dennis Murphy (Toyota), a 2.04’17”; 6.º Romain Dumas/Max Delfino (Toyota), a 2.25’51”; 7.º, Martin Prokop/Viktor Chytka (Raptor RS Cross Country), a 2.45’36”; 8.º, Brian Baragwanath/Leonard Cremer (Century), a 2.48’06”; 9.º, Wei Han/Ma Li (SMG), a 3.32’15”; 10.º, Juan Cruz Yacopini/Daniel Oliveras (Toyota), a 3.52,52”; …; 45.º, Vaidotas Zala/Paulo Fiúza (Hunter), a 67.59’32”; 46.º, Gintas Petrus/José Marques (Optimus), a 70.12’53”

SSV (T3) – 1.º, Guillaume De Mevius/François Cazalet (OT3), 35.21’14”; 2.º, Austin Jones/Gustavo Gugelmin (BRP Maverick), a 17’53”; 3.º, Seth Quintero/Dennis Zenz (BRP Maverick), a 1.13’42”; 4.º, Francisco Lopez Cortado/Juan Pablo Latrach (CAN-AM XRS), a 2.54’28”; 5.º, Cristina Gutierrez/Pablo Moreno (BRP Maverick), a 3.22’21”; 6.º, Saleh Alsaif/João Pedro Ré (CAN-AM X3), a 3.53’57”; …; 16.º, Ricardo Porém/Agusto Sanz (Yamaha X-Raid), a 11.02’39”; …; 32.º, Hélder Rodrigues/Gonçalo Reis (CAN-AM Maverick XRS), 34.56’09”; …; 37.º, João Ferreira/Filipe Palmeiro (Yamaha X-Raid), a 45.05’11”

SSV (T4) – 1.º, Rokas Baciuska/Oriol Vidal (CAN-AM Maverick XRS Turbo), 41.16’37”; 2.º, Eryk Gozcal/Oriol Mena (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 5’02”; 3.º, Gerard Farres Guell/Diego Ortega (CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 9’17”; 4.º, Marek Gozcal/Maciej Maron (CANAM Maverick XRS Turbo), a 13’15”; 5.º, Jeremias Gonzalez/Pedro Gonzalo (CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 44’35”; …; 7.º, Bruno Conti de Oliveira/Pedro Bianchi Prata (CAN-AM Maverick), a 2.17’57”.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *