VELOCIDADE

Vítor “Bicas” em estreia absoluta na velocidade

É natural de Vila Real, que adora, mas sente-se filho de Coimbra, onde foi adotado. Adorou a cidade e ela adotou-o. É na cidade do Conhecimento que vive, fez família e realiza sonhos, o mais recente é a participação na sexta época do Troféu Mini Portugal este fim de semana no Autódromo do Estoril.

CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Parafraseando António Gedeão, “eles não sabem, nem sonham, que o sonho comanda a vida. Que sempre que um homem sonha o mundo pula e avança como bola colorida entre as mãos de uma criança. Eles não sabem que o sonho é uma constante da vida tão concreta e definida como outra coisa qualquer”.

Vítor Ribeiro “Bicas” nunca perdeu a esperança de concretizar um sonho de várias décadas. Um sonho com cerca de 40 anos e que, este fim de semana, vai concretizar. A convite de Paulo Amorim, um conimbricense de gema e um incondicional apaixonado pelo desporto motorizado, Vítor Bicas vai finalmente sentir a adrenalina a partir do interior de uma viatura de competição e integrar o pelotão do Troféu Mini Portugal.

Trata-se da prova mais importante da temporada e aquela que mais concorrentes reuniu esta época, ou não fosse os 250 Km do Estoril, num troféu com uma corrida que se antevê como um “sprint” de duas horas. Vítor “Bicas” vai integrar a equipa coimbrense Paulo Amorim e Carlos Martins na qualidade de terceiro piloto e, com isso, concretizar um velho sonho de disputar uma corrida de automóveis.

«Vai ser um fim de semana atípico e associado a uma concretização de um sonho de criança, com 40 anos, e que jamais esquecerei o convite formulado pelo Paulo Amorim para fazer parte da equipa no Troféu Mini Portugal nos 250 Km do Estoril no Autódromo Fernanda Pires da Silva», começou por referir o debutante piloto.

Entusiasmado e feliz por este momento inusitado, mas ao mesmo tempo a viver uma semana “apavorada” com a ideia de experimentar uma sensação completamente diferente de tudo aquilo que já fez até aos dias de hoje. A hovas de sentar-se na baquet do MINI Cooper de 1275cc com o número 42 nas portas e acelerar no traçado estorilista, Vítor “Bicas” ainda procura as «palavras certas» para definir o que lhe vai na alma.

«Vou aproveitar a oportunidade de aprender e divertir-me e, quiçá, preparar outras provas tendo em vista a próxima temporada. Esta vai ser uma prova com muita novidade e, sinceramente, tem sido uma semana complicada para gerir tantas emoções. Naturalmente que as novidades vão surgir em catadupa e que nunca vivenciei, mas espero corresponder às expetativas. Já tive a oportunidade de ter conduzido em pista, mas nunca o fiz em competição. É uma experiência nova que agrada substancialmente», sublinhou Vítor “Bicas”.

O “caloiro” piloto de Vila Real a residir em Coimbra há mais de 20 anos, voltou a destacar Paulo Amorim, o seu “padrinho” neste “batismo”: «Obviamente que não tenho palavras para traduzir o gesto do Paulo (Amorim), mas ele, desde o momento que soube do meu sonho de conduzir numa pista numa viatura de competição e em prova, queria que o batismo fosse com ele. Estou-lhe muito grato pelo convite e, o meu lema de sempre, foi nunca desistir e, por isso, posso dizer agora que valeu a pena», confidenciou Vítor “Bicas”.

Esta corrida a ter lugar no fim de semana no Autódromo do Estoril tem outro significado muito forte para Vítor “Bicas”: «Trata-se de uma corrida em que vou prestar uma singela homenagem a um amigo que faleceu em maio, nomeadamente José Miguel Alves, um dos “elos” da corrente que estava a ajudar-me a concretizar este sonho. Apesar de todos os seus esforços, infelizmente não conseguiu presenciar este sonho mas, de qualquer das formas, o José Miguel Alves vai acelerar comigo em espírito, além de o “transportar” comigo no capacete, local escolhido onde figura a sua foto».

Vítor “Bicas” também não esqueceu quem o apoia nesta missão, aproveitando a oportunidade para deixar um agradecimento muito peculiar aos seus parceiros e amigos. Os agradecimentos especiais vão, «naturalmente, para José Miguel Alves, Seed Plan Investimentos, Govi Parques Infantis, Vistas Largas – Publicidade, autolook.p, Casa do Ti Tóte – Talasnal (Lousã), J. Silva – Materiais de Competição Automóveis, Artur Lemos, Vítor David e Teresa Couceiro.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *