WEC

Peugeot com o Hypercar 9×8 de 2024 em Imola

A Peugeot já deu a conhecer a nova versão do seu Le Mans Hypercar para fazer parte da temporada em curso do Campeonato do Mundo de Resistência (WEC). Após terem desenvolvido o 9X8, na sua versão de 2023 segue-se o exigente caderno de encargos estabelecido para 2024, com a estreia marcada para Imola, em abril.

carlos.sousa@autolook.pt

Após uma primeira época completa no WEC, que incluiu um bom desempenho em Le Mans e um primeiro pódio (3.º lugar) em Monza, o Peugeot 9X8 foi equipado com várias atualizações, uma vez que procura dar um passo em frente e lutar por melhores resultados numa classe Hypercar super competitiva, com nove fabricantes e dezanove protótipos.

Na sua versão inicial, o Peugeot 9X8 foi concebido com um caderno de encargos que respondia à regulamentação técnica elaborada em 2020/2021. No entanto, entre a fase de conceção do veículo e a sua estreia em competição no verão de 2022, a regulamentação foi alterada, abrindo a possibilidade de melhorar o desempenho em determinados domínios.

Assim, algumas configurações de conceção foram revistas para maximizar o seu potencial e responder aos ambiciosos objetivos fixados pela Equipa Peugeot TotalEnergies.

«Fizemos escolhas que já não são as mais corretas e esta diferença de desempenho não foi suficientemente compensada pelo BoP (Balance of Performance) em 2023», explicou Olivier Jansonnie, diretor técnico da Peugeot Sport.

«A ideia era voltar a um carro com um design semelhante ao do carro dos nossos rivais, de modo a que lhe fosse dado um tratamento equivalente por parte do BoP. Foi por isso que decidimos abandonar a utilização de pneus com larguras idênticas de 31/31 cm em todas as rodas, optando por pneus de 29 cm à frente e 34 cm atrás», acrescentou o responsável.

«Não se trata de um carro novo, pois tem o mesmo chassis, mas há muitas atualizações. Para que os pneus funcionem eficazmente, tivemos de alterar o centro de gravidade do Peugeot 9X8, o que implicou deslocar certos componentes e trabalhar para tornar outros mais leves», sublinhou Olivier Jansonnie.

«E para ter um melhor equilíbrio aerodinâmico, tivemos também de considerar a redistribuição das cargas aerodinâmicas, o que nos levou a redesenhar cerca de 90% dos componentes da carroçaria, nomeadamente a adição da asa traseira. Para além de tudo isto, decidimos utilizar esta nova homologação para melhorar a fiabilidade e a performance, de modo a termos as melhores oportunidades no campeonato», sustentou.

A decisão da Peugeot foi tomada em março de 2023 para introduzir algumas atualizações radicais no carro para a época de 2024, tendo a estrutura trabalhado no novo design do carro ao mesmo tempo que participavam no WEC de 2023.

«Foi um projeto dentro de um projeto, o que aumentou substancialmente a carga de trabalho da equipa. Mas pudemos contar com o empenho inabalável da Equipa Peugeot TotalEnergies e estamos agora ansiosos por mostrar o resultado do seu trabalho árduo. O objetivo é, claramente, voltar a estar entre os primeiros, lutar regularmente pelos pódios e até lutar pelas vitórias nas corridas», prosseguiu Olivier Jansonnie.

Por seu turno, Matthias Hossann, diretor de Marketing da marca Peugeot, referiu que houve ainda a oportunidade para realçar algumas características da marca na nova versão do 9X8.

«Após um design elegante e discreto para marcar o regresso da Peugeot às corridas de Endurance em 2022, segue-se a pintura de 2023 produzida pelo artista plástico Demsky, celebrando o Centenário das 24 Horas de Le Mans e o 30.º aniversário do da Peugeot em Le Mans, desta vez criámos um design que utiliza a “cabeça de leão” em diferentes escalas», detalhou o responsável da marca.

«Este design, que simboliza uma “alcateia de leões”, transmite o sentido de coletividade que reflete perfeitamente os valores das corridas de Endurance. Quisemos realçar este espírito de equipa e a riqueza de talentos da equipa. O desenho é produzido em diferentes tamanhos e em diferentes cores retiradas da tabela de cores da Peugeot Sport, incluindo preto, cinzento, branco e “kryptonite”. Este tema está igualmente presente nos produtos de merchandising de merchandising desenvolvidos pela equipa de design gráfico da Peugeot», acrescentou Mattias Hossann.

Depois de ter feito a sua última aparição nos 1.812 km do Qatar, a ronda inaugural do WEC, a versão 2023 do Peugeot 9X8 vai agora dar lugar à versão 2024 nas 6 Horas de Imola, segunda ronda da época, a 21 de abril.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *