VELOCIDADE

Espanhol Alex Palou com “jackpot” na Califórnia

Alex Palou venceu o “The Thermal $1 Million Challenge” da Indycar Series, arrecadando o prémio pecuniário de 500.000 dólares. Um “jackpot” arrecada pelo espanhol em território californiano.

DINIS DIAS (estagiário autolook.pt)

Foi no passado fim de semana que a Indycar Series realizou um evento único extracampeonato no The Thermal Club, na Califórnia, numa corrida em que os pilotos não competiram por pontos para o campeonato, mas sim pelo prémio de 500.000 dólares atribuídos ao vencedor.

Quem viu a sua conta bancária crescer exponencialmente foi Alex Palou, da Chip Ganassi Racing. O piloto espanhol não deu qualquer hipótese ao conseguir ser o mais rápido nos “classificatórios” e, depois, a dominar a corrida de qualificação e o evento principal.

O segundo colocado foi Scott McLaughlin, do Team Penske, fechando o pódio Felix Rosenqvist, da Meyer Shank Racing, que venceu a outra corrida de qualificação. Estes pilotos ainda levaram para casa, respetivamente, 350.000 e 250.000 dólares.

Esta iniciativa inovadora da Indycar teve um formato de fim de semana bastante fora do comum, com a sexta feira e início de sábado a serem marcados com quatro sessões de testes abertos, que totalizaram nove horas de trabalhos em pista.

De seguida houve um sorteio que dividiu o pelotão em dois grupos e, cada um, teve uma sessão de qualificação para ditar a grelha de partida para as corridas de qualificação. No final de cada corrida, os seis primeiros de cada grupo avançaram para o evento principal.

Este consistia numa corrida de 20 voltas com uma pausa à décima, a mesma tinha uma duração de 10 minutos, em que as equipas podiam reabastecer os carros, fazer alguns ajustes, mas não lhes era permitida a troca de pneus.

Estas particularidades levaram a episódios insólitos durante a primeira metade da corrida principal, com vários pilotos a andarem extremamente devagar para poupar os pneus, já que tinham a garantia de que, mais à frente, a competição iria parar e haveria um reagrupamento.

Se o formato deste evento é, deveras, confuso, o nome também não fica atrás. Visto que o prémio final para o vencedor é 500.000 dólares, mas este chama-se de “The Thermal $1 Million Challenge”.

Isto acontece porque o The Thermal Club, circuito onde a prova realizou-se, é composto por membros exclusivos, os quais se iriam associar a um piloto, formando quase que uma equipa. Na eventualidade de saírem vencedores, estes também receberiam 500.000 dólares, totalizando um prémio final em 1 milhão. Contudo, esta parte do plano original foi riscada pré-evento. A próxima prova da Indycar Series será o Grande Prémio de Long Beach, num regressar à normalidade do campeonato.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *