FÓRMULA 1

Ferrari faz a “dobradinha” na Austrália

Espanhol gastou 1h20m26,843s para cumprir as 58 voltas, batendo o companheiro de equipa, o monegasco Charles Leclerc, por 2,366 segundos, e o britânico Lando Norris (McLaren), por 5,904. O tricampeão Max Verstappen (Red Bull) desistiu à segunda volta devido a um problema no disco de travão traseiro direito do carro.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Festa em Maranello, com os sinos a tocarem e muitos a serem acordados a meio da noite para assistirem ao regresso da Ferrari às vitórias, o que não acontecia desde a corrida em Singapura, o ano passado, igualando o que a Red Bull fez no Bahrain e na Arábia Saudita, onde garantiu os dois primeiros lugares.

Quinze dias depois de ter sido operado ao apêndice, o espanhol Carlos Sainz (Ferrari) alcançou a terceira vitória da carreira, com a particularidade de, também, ter sido dele a anterior vitória da marca italiana e da corrida ter terminado numa situação de “Virtual Safety Car”.

A corrida começou da maneira habitual, com o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) a largar da “pole” e a manter o primeiro lugar, procurando como sempre “fugir” à concorrência para impedi-la de utilizar o DRS.

Ao ganhar quase um segundo, na primeira volta, ao espanhol Carlos Sainz (Ferrari) tudo apontava para uma repetição do que sucedera nas duas corridas anteriores, mas o travão traseiro esquerdo do carro do campeão do mundo incendiou-se e Max Verstappen foi obrigado a renunciar, depois de 43 corridas consecutivas em que viu a bandeira de xadrez.

A partir daí, Carlos Sainz comandou a corrida, até ao momento em que parou para trocar de pneus, altura em que o seu compatriota Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes) assumiu o comando, para parar na volta seguinte, para aproveitar uma situação de “Virtual Safety Car”, o que permitiu ao piloto da Ferrari regressar ao comando.

A partir desse momento, o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) passou a perseguir o seu colega de equipa, mas nunca deu a sensação de alguma vez ter tentado chegar ao triunfo, tendo corrido, ainda que sem confirmação, de que teria havido “ordens” para os pilotos manterem as posições.

Como consequência do 1-2 da Ferrari, Charles Leclerc reduziu para quatro pontos o atraso em relação a Max Verstappen, a mesma diferença que separa a Ferrari da Red Bull.

Bom resultado para a McLaren que colocou os seus dois pilotos nos lugares seguintes, com o inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes) à frente do australiano Oscar Piastri (McLaren/Mercedes), depois de das “boxes” terem vindo instruções para os pilotos trocarem de posição, ainda a meio da corrida, numa altura em que os carros da equipa de Woking rodava sem pressão no terceiro e quarto lugares.

Coube ao mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda) “salvar a honra” da equipa, com o mexicano a terminar em quinto, depois de uma corrida em que nunca esteve em posição de discutir os lugares do pódio, com o piloto a ter dificuldades em colocar os pneus à temperatura ideal.

A corrida terminou numa situação de “Virtual Safety Car”, depois de um desentendimento entre Fernando Alonso e George Russell (Mercedes), com o inglês a bater nas barreiras de protecção e a deixar o carro no meio da pista, com a roda dianteira direita debaixo dele.

Uma situação que valeria 20 segundos de penalização ao espanhol que caiu de sexta para oitavo, o que permitiu ao canadiano Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) e ao japonês Yuki Tsunoda (VCARB01/Honda) subirem um lugar na classificação.

Com os abandonos de Max Verstappen e do inglês Lewis Hamilton (Mercedes), que renunciou na 15.ª volta, com o motor partido, habituais ocupantes dos lugares pontuáveis, a Hass viu os seus dois pilotos, o alemão Nico Hulkenberg (Haas/Ferrari) e o dinamarquês Kevin Magnussen (Haas/Ferrari), terminarem nos últimos lugares pontuáveis.

FICHA DA PROVA

Prova – Rolex Australian Grand Prix

Circuito – Albert Park Circuit

Extensão – 306,124 km = 58 x 5,278 km

“Pole position” – Max Verstappen (Red Bull RB19/Honda), 1 volta (5,278 km), em 1’15,915” (250,290 km/h)

Grelha de partida1.ª linha: Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda), 1’15,915”; Carlos Sainz (Ferrari SF-24/Ferrari), 1’16,185”; 2.ª linha: Lando Norris (McLaren MCL38/Mercedes), 1’16,315”; Charles Leclerc (Ferrari SF24/Ferrari), 1’16,435”;  3.ª linha: Oscar Piastri (McLaren MCL38/Mercedes), 1’16,572”; Sergio Perez (Red Bull RB20/Honda), 1’16,274”; 4.ª linha: George Russell (Mercedes W15/Mercedes), 1’16,724”; Yuki Tsunoda (VCARB01/Honda), 1’16,788”; 5.ª linha: Lance Stroll (Aston Martin AMR24/Mercedes), 1’17,072”; Fernando Alonso (Aston Martin AMR24/Mercedes), 1’17,552”; 6.ª linha: Lewis Hamilton (Mercedes W15/Mercedes), 1’16,960”; Alexander Albon (Williams FW46/Mercedes), 1’17,167”; 7.ª linha: Valtteri Bottas (Kick Sauber C44/Ferrari), 1’17,340”; Kevin Magnussen (Haas VF-24/Ferrari), 1’17,427”; 8.ª linha: Esteban Ocon (Alpine A523/Renault), 1’17,697”; Nico Hulkenberg (Haas VF-24/Ferrari), 1’17,976; 9.ª linha: Pierre Gasly (Alpine A523/Renault), 1’17,982”; Daniel Riccardo (VCARB01/Honda), 1’18,085”

Nota – Guanyu Zhou (Kick Sauber C44/Ferrari), 1’18,188”, partiu da via das “boxes”; Logan Sargeant (Williams (FW46/Mercedes) não alinha, por ter cedido o carro a Alexander Albon

Comandantes sucessivos – Max Verstappen, na 1.ª e 2.ª volta; Carlos Sainz, da 3.ª à 16.ª volta; Fernando Alonso, na 17.ª volta; Carlos Sainz, da 18.ª à 58.ª volta

Volta mais rápida – Charles Leclerc (Ferrari SF24/Ferrari) 1 volta (5,278 km), em 1’19,813” (238,066 km/h)

Vencedor – Carlos Sainz (Ferrari SF24/Ferrari), 58 voltas (306,124 km), em 1.20’26,843” (228,316 km/h)

CLASSIFICAÇÃO

POS. PILOTO CARRO MOTOR TEMPO
1.º Carlos Sainz Ferrari SF-24 Ferrari 1.20’26,843″
2.º Charles Leclerc Ferrari SF-24 Ferrari a 2,366″
3.º Lando Norris McLaren MCL38 Mercedes a 5’904″
4.º Oscar Piastri McLaren MCL38 Mercedes a 35,770″
5.º Sergio Perez Red Bull RB20 Honda a 56,309″
6.º Lance Stroll Aston Martin AMR24 Mercedes a 1’33,222″
7.º Yuki Tsunoda VCARB01 Honda a 1’35,601″
8.º Fernando Alonso Aston Martin AMR24 Mercedes a 1’40,992″
9.º Nico Hulkenberg Haas VF-24 Ferrari a 1’44,553″
10.º Kevin Magnussen Haas VF-24 Ferrari a 1 volta
11.º Alexander Albon Williams FW46 Mercedes a 1 volta
12.º Daniel Ricardo VCARB01 Honda a 1 volta
13.º Pierre Gasly Alpine A524 Renault a 1 volta
14.º Valtteri Bottas Kick Sauber C44 Ferrari a 1 volta
15.º Gaunyu Zhou Kick Sauber C44 Ferrari a 1 volta
16.º Esteban Ocon Alpine A524 Renault a 1 volta
17.º George Russell Mercedes W15 Mercedes a 2 voltas

CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”

PILOTOS – 1.º, Max Verstappen, 51 pontos; 2.º, Charles Leclerc, 47; 3.º, Sergio Perez, 46; 4.º, Carlos Sainz, 40; 5.º, Oscar Piastri, 28; 6.º, Lando Norris, 27; 7.º, George Russell, 18; 8.º, Fernando Alonso, 16; 9.º, Lance Stroll, 9; 10.º, Lewis Hamilton, 8; 11.º Yuki Tsunoda, 6; 12.º, Oliver Bearman, 6; 13.º, Nico Hulkekberg, 3; 14.º, Kevin Magnussen, 1.

CONSTRUTORES – 1.º, Oracle Red Bull Racing, 97 pontos; 2.º, Scuderia Ferrari, 93; 3.º, McLaren F1 Team, 55; 4.º, Mercedes AMG Petronas F1 Team, 26; 5.º, Aston Martin Aramco F1 Team, 25; 6.º, Visa Cash App RB F1 Team, 6; 7.º, MoneyGram Haas F1 Team, 4.

Próxima prova – MSC Cruises Japanese Grand Prix, dia 7 de Abril, no Suzuka International Racing Course.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *