FÓRMULA 1

Frescura da Red Bull no calor australiano

Tendo em atenção ao horário de verão em território australiano, a corrida de domingo do Grande Prémio da Austrália de Fórmula 1 está agendada para as 4h00 da manhã, com os treinos e qualificação também de madrugada.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Cumprida que foi a dupla jornada no Médio Oriente, a Fórmula 1 viaja até Melbourne, cidade do sul da Austrália, palco da terceira corrida da temporada.

Para trás ficou o domínio da Red Bull que no Bahrain e na Arábia Saudita viu os seus pilotos terminarem nas duas primeiras posições, em ambos os casos com o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) à frente do mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda), e não será estranho que o facto se repita no Albert Park.

Das duas vezes, foram os pilotos da Ferrari, o espanhol Carlos Sainz da primeira vez e o monegasco Charles Leclerc da segunda, a ocupar o derradeiro lugar, com a equipa de Maranello a ser aquela que, neste início de temporada, tem mostrado estar mais perto da Red Bull, como o demonstra o facto de, pelas duas vezes, o monegasco ter partilhado a primeira linha da grelha com o neerlandês.

Fica a curiosidade de saber se, no traçado australiano, a Ferrari consegue bater a Red Bull, uma vez que Mercedes e McLaren parecem estar um passo atrás dos seus adversários, como demonstra o facto de, em duas corridas a Red Bull ter 59 pontos de avanço sobre a McLaren e 61 sobre a Mercedes.

É que a superioridade da equipa da marca de bebidas energéticas começa a preocupar os responsáveis da Fórmula 1, uma vez que a adesão do público, em particular das transmissões televisivas, tem vindo a diminuir. Salvo qualquer imponderável, sempre possível de existir, o vencedor é conhecido antes do semáforo verde acender.

Resta saber se durante os 15 dias que mediaram entre as corridas na Arábia Saudita e na Austrália, os técnicos da Mercedes e da McLaren conseguiram encontrar soluções que tornem os carros competitivos e capazes de colocar em causa a superioridade que Red Bull e Ferrari vêm demonstrando.

Também a Alpine, que teve um começo de temporada desastroso, com os seus dois pilotos a não passarem da Q1, precisa de mostrar que fez os seus carros evoluírem, uma vez que, até agora, têm estado longe daquilo que era esperado.

Vejamos se a recuperação de Carlos Sainz, operado de urgência ao apêndice, na Arábia Saudita, vai permitir a sua presença em pista ou se será, de novo substituído por Oliver Bearman, que marcou pontos na sua estreia na Fórmula 1.

HORÁRIO

SEXTA-FEIRA (22 DE MARÇO)

1h30/2h30 – Treino Livre 1

5h00/6h00 – Treino Livre 2

SÁBADO (23 DE MARÇO)

1h30/2h30 – Treino Livre 3

5h00/6h00 – Qualificação

DOMINGO (24 DE MARÇO)

4h00 – Corrida

CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”

PILOTOS – 1.º, Max Verstappen, 51 pontos; 2.º, Sergio Perez, 36; 3.º, Charles Leclerc, 28; 4.º, George Russell, 18; 5.º, Oscar Piastri, 16; 6.º, Carlos Sainz, 15; 7.º, Lando Norris, 12; 8.º, Fernando Alonso, 12; 9.º, Lewis Hamilton, 8; 10.º, Oliver Bearman, 6; 11.º, Lance Stroll, 1; 12.º, Nico Hulkenberg, 1.

CONSTRUTORES – 1.º, Oracle Red Bull Racing, 87 pontos; 2.º, Scuderia Ferrari, 49; 3.º, McLaren F1 Team, 28; 4.º, Mercedes AMG Petronas F1 Team, 26; 5.º, Aston Martin Aramco F1 Team, 13; 6.º, Haas F1 Team, 1.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *