AUTOMÓVEISConcessões e Stands

Soc. Com. C. Santos no Maroc Challenge

O Maroc Challenge, prova de todo-o-terreno que recria o Dakar dos anos 1970, tem nova edição já de amanhã, sexta-feira, a 30 de março e, entre o pelotão, estará um Mercedes-Benz Classe C200 de 1995 pilotado por Fernando Ventura, vendedor da Sociedade Comercial C. Santos, que leva as “cores” da empresa até ao deserto marroquino.

carlos.sousa@autolook.pt

O Mercedes-Benz Classe C200 que Fernando Ventura (com Paulo Cunha, cliente da Sociedade Comercial C. Santos, como navegador) procurará levar até ao final da 21.ª edição do Maroc Challenge integra a equipa Penafiel Racing Fest, que leva um total de nove equipas com pilotos oriundos de vários pontos de Portugal.

O desafio é difícil e o objetivo é desfrutar. «O objetivo é conseguirmos chegar ao fim da prova. Qualquer que seja o desempenho, acreditamos que será uma aventura inesquecível para apaixonados por automóveis e viagens como nós», explica Fernando Ventura.

«Neste caso, temos, além disso, o atrativo adicional da prova ter uma vertente solidária, dado que levamos algum material escolar para distribuir pelas crianças e jovens das localidades por onde o evento passa», acrescenta este profissional da Sociedade Comercial C. Santos.

MODELO QUASE INALTERADO

O piloto amador confia na mecânica simples, mas fiável do Mercedes-Benz Classe C (W 202) que conduzirá de Paços de Ferreira, onde mora, até Marrocos, onde pretende chegar ao fim da prova. O modelo de 1995 foi alvo apenas de alterações na preparação para o Maroc Challenge, tais como a proteção do cárter, os pneus e a suspensão.

As demais características do modelo de tração traseira mantêm-se como quando o modelo saiu de fábrica há quase 30 anos. Debaixo do capot, está um motor de quatro cilindros em linha com 1998 cc e 136 cv de potência.

Acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades, este propulsor era, à saída de fábrica, capaz de levar o W202 aos 100 km/h em 11 segundos e a uma velocidade máxima de 203 km/h. Em Marrocos, o objetivo da equipa será chegar longe e não necessariamente rápido.

SEIS ETAPAS CRONOMETRADAS

O Maroc Challenge Spring Edition 2024 decorrerá de amanhã, sexta-feira, dia 22, a 30 de março e conta com quase 170 equipas inscritas com nove nacionalidades europeias diferentes: o maior contingente é espanhol, mas Portugal é, a par de Itália, o segundo país mais representado.

Esta edição da competição apresenta novidades importantes ao nível do itinerário, que se está mais a sul no território marroquino do que antes. O Maroc Challenge conta com seis etapas cronometradas de 24 a 29 de março, a que se juntam alguns troços de ligação. A principal etapa de ligação leva a caravana da cidade portuária de Nador até Errachidia.

Será nesta localidade do sudeste de Marrocos que acontecerá a partida oficial. Errachidia-Zagora, Zagora-Tata, Tata-Mhamid, Mhamid-Erfoud, Erfoud-Erfoud e Erfoud-Merzouga são os troços cronometrados.

EQUIPA COM VÁRIOS PARCEIROS

Além da Sociedade Comercial C. Santos, o Mercedes-Benz C200 de Fernando Ventura terá na decoração a imagem de várias marcas que apoiam o piloto amador em outras provas em que este participa ao longo do ano.

Cunha (têxteis-lar), Ágil (publicidade), Britoli (construção civil), Casa Barros (materiais de construção), Casa das Carnes (talhos), Miguel Veríssimo & Filhos (mobiliário), N+ Arquitetura e Engenharia (projetos), Nvending (equipamentos de vending) e Rico Preço (supermercados) são as empresas parceiras da equipa liderada por Fernando Ventura.

SOC. COM. C. SANTOS NA VANGUARDA

Fundada em 1946, a Sociedade Comercial C. Santos tem instalações no Porto, Maia (Aeroporto) e Felgueiras. É concessionário e oficina autorizada para comercialização de viaturas, peças e prestação de serviços customer services (após-venda) das marcas Mercedes-Benz, Mercedes-AMG, Mercedes-Maybach, Mercedes-EQ, Mercedes-Benz Vans e Mercedes-Benz Trucks. É ainda agente e oficina autorizada smart.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *