WRC

M-Sport no icónico Safari Rally do Quénia

A M-Sport Ford World Rally Team prepara-se para enfrentar o desafio subsaariano que os espera, regressando ao Quénia depois de nove meses desde a última aventura do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA.

carlos.sousa@autolook.pt

Único, imprevisível e implacável, o Safari Rally Kenya promete, mais uma vez, ser um dos eventos mais emocionantes da temporada 2024 do WRC. A combinação de altas temperaturas e chuvas torrenciais frequentes promete condições variáveis que exigem escolhas complicadas de configuração para as equipas, enfrentando etapas inicialmente lamacentas que secam ao longo do dia.

Famosamente difícil, além dos limites normais de um rali em piso de terra, o Safari Rally Kenya exige as suas próprias especificações exclusivas, adotando os carros com uma altura exagerada, permitindo que as equipas adicionem uma entrada de ar modificada, ou “snorkel” para as viaturas.

Associado ao visual icónico do Safari da década de 1990 e início de 2000, o “snorkel” ajuda as equipas a enfrentar travessias em águas profundas e “fesh-fesh” para evitar a entrada de água e poeira no próprio motor.

Com a luta pelo campeonato já estimulada em termos de andamento, Adrien Fourmaux, da M-Sport, ocupa o terceiro lugar da classificação geral, e a terceira ronda no Quénia desempenhará um papel importante na história da temporada que está à porta.

Depois de um excelente pódio – terceiro lugar – pela primeira vez na carreira no Rally da Suécia no mês passado, Adrien Fourmaux tentará proteger a sua valiosa posição no campeonato, sobrevivendo à natureza selvagem da paisagem queniana.

Conquistando um incrível quinto lugar geral na sua primeira corrida no Quénia, em 2021, e a sua primeira vitória e uma etapa de alto nível, as condições mistas de pedra e lama provaram ser adequadas ao piloto francês. Com mais dois anos de experiência, Adrien Fourmaux espera causar impacto no seu regresso ao Quénia, pela primeira vez desde 2022.

Grégoire Munster também está preparado para enfrentar o seu primeiro Safari Rally em máquinas de alto nível. Fazendo sua estreia aqui no ano passado em um Fiesta Rally2, Munster estabeleceu um ritmo impressionante com algumas vitórias em etapas do WRC2 e liderou a categoria até a noite de sábado, quando um problema mecânico o interrompeu.

O piloto luxemburguês irá certamente procurar usar esta experiência para apoiar a sua atualização no Rally1, gerindo com tato o aumento de potência com o maior risco de encontrar problemas nas secções mais difíceis.

A equipa também espera receber Jourdan Serderidis e Frederic Miclotte de volta a este evento icónico. O piloto grego, que competiu nos dois últimos ralis do Safari aos comandos do Ford Puma Rally1, conquistou um impressionante sétimo lugar na geral, em 2022, e espera regressar às máquinas de alto nível.

Tendo disputado o East African Safari Classic Rally em dezembro do ano passado, ao lado de Munster, Jourdan Serderidis está preparado e pronto para enfrentar o desafiador terreno africano mais uma vez.

De acordo com Richard Millener, chefe da equipa, «o Quénia é um evento incrivelmente especial para todos os envolvidos e que suscita uma expectativa considerável». «Dizer que é único é um eufemismo, os tipos de treinos vividos neste território absolutamente não se vê em nenhum outro lugar. É também um desafio de engenharia específico, com a distância ao solo adicional necessária e quando está molhado não torna os carros fáceis de trabalhar».

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