WRC

Elfyn Evans “intratável” no Rali de Monte-Carlo

O piloto inglês é o primeiro líder do Rally de Monte-Carlo, versão 2024, ao vencer as duas primeiras especiais disputadas esta noite, liderando a classificação geral, à frente de Thierry Neuville e Sébastien Ogier.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Elfyn Evans e Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1)

Se, nos pisos de terra, “abrir a estrada” é penalizador, já nos pisos de asfalto a situação é inversa e o inglês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1) aproveitou a situação para “cavar” uma vantagem de 15,1 segundos sobre o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1), em 46,20 km, tirando partido do facto do asfalto ir ficando “sujo” em consequência da passagem dos carros e dos cortes das bermas.

Com o objectivo de encontrar neve, a organização levou o rali de novo para Gap, mas o bom tempo que se tem feito sentir e que vai continuar, fez com que a neve tenha desaparecido e transforme a prova monegasca num típico rali de asfalto, contra o desejo de muitos que preferiam as estradas cobertas de neve.

Sébastien Ogier e Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1)

Por sua vez, o francês Sébastien Ogier (Toyota GR Yaris Rally1), que procura a 10.ª vitória na prova, terminou o dia no terceiro lugar, à frente do estónio Ot Tanak (Hyundai i20 N Rally1) que, no regresso à marca sul-coreana, depois de um ano na Ford, passou a noite a queixar-se do funcionamento do acelerador, o que, segundo o piloto, justifica o tempo perdido.

Bom começo do francês Adrien Fourmaux (Ford Puma Rally1), só batido pelos quatro candidatos à vitória, impondo-se de forma clara a um dos pilotos de cada uma das marcas que aposta na conquista do título.

O japonês Takamoto Katsuta (Toyota GR Yaris Rally1) foi sexto e o norueguês Andreas Mikkelsen (Hyundai i20 N Rally1) fechou o dia em sétimo, com o luxemburguês Gregoire Munster (Ford Puma Rally1) a intrometer-se entre os dois.

No que diz respeito aos RC2, excelente começo de “Pepe” Lopez (Skoda Fabia RS Rally2), o mais rápido da categoria nas duas classificativas noturnas. O piloto espanhol terminou o dia com 14,2 segundos de avanço sobre o russo Nikolay Gryazin (Citroën C3 Rally2), que corre com licença búlgara. Os quatro primeiros ficaram separados por menos de meio minuto, o que deixa antever um cerrado duelo entre os RC2.

Amanhã, sexta-feira, os concorrentes vão cumprir uma dupla passagem por St. Léger-les-Mélèzes/La Bâtie-Neuve (16,68 km), Champcella/Saint-Clément (17,87 km) e La Bréole/Selonnet (18,31 km).

Classificação – 1.º, Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), 26’12,9”; 2.º, Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1), a 15,1”; 3.º, Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1), 21,6”; 4.º, Ott Tanak/Martin Jarveoja (Hyundai i20 N Rally1), a 22,8”; 5.º, Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1), a 39,0”; 6.º, Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1), a 46,3”; 7.º, Gregoire Munster/Louis Louka (Ford Puma Rally1), a 1’06,0”; 8.º, Andreas Mikkelsen/Torstein Eriksen (Hyundai i20 N Rally1), a 1’08,8”; 9.º, “Pepe” Lopez/David Vazquez (Skoda Fabia RS Rally2), a 1’36,5” (1.º RC2); 10.º, Nikolay Gryazin/Konstantin Aleksandrov (Citroën C3 Rally2), a 1’50,7”.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *