VELOCIDADE

Bernardo Pinheiro ascende aos LMP3 em 2024

Evolução e rapidez do portimonense levou ao convite do Team Virage. Bernardo Pinheiro é o primeiro piloto a ser anunciado pela estrutura criada em 1998 e por onde passaram nomes sonantes como Sergio Pérez, Vitaly Petrov ou Giedo Van der Garde.

carlos.sousa@autolook.pt

Um ano depois de ter começado a competir nas pistas do European Le Mans Series, Bernardo Pinheiro irá competir, em 2024, na categoria LMP3 na mesma série que serve de antecâmara para as 24 Horas de Le Mans.

Segundo classificado na Ligier European Series em 2023, ao volante do Ligier JSP4 com as cores do Team Virage, o jovem piloto portimonense vai alinhar nas grelhas de partida da classe LMP3 ao volante do Ligier com as cores da equipa que integrou este ano.

Bernardo Pinheiro é o primeiro piloto a ser anunciado pela estrutura criada em 1998 e por onde passaram, enquanto academia de preparação, nomes sonantes como Sergio Pérez, Vitaly Petrov ou Giedo Van der Garde.

A performance evidenciada ao longo do primeiro ano de competição, as suas capacidades técnicas e toda a evolução revelada, atraíram as atenções de muitas equipas e naturalmente que, perante todo o potencial revelado, os responsáveis da formação com sede em Valência não tiveram dúvidas em convidar Bernardo Pinheiro para se juntar a eles em 2024 com o objetivo de lutar pela coroa na classe.

«O Bernardo era o “benjamim” da equipa e, em poucos meses, surpreendeu-nos a todos ao tornar-se num sólido candidato a vencer em todas as corridas. Foi isto que nos levou a decidir enfrentar este desafio em conjunto e competir a tempo inteiro no European Le Mans Series no seu segundo ano de competição», sustentou Philippe Gautheron

«É um desafio grande mas muito inspirador», acrescentou o diretor técnico e fundador da equipa que conta já com diversos títulos no seu palmarés e que tem no piloto do Autódromo Internacional do Algarve a sua primeira contratação para 2024.

De acordo com Bernardo Pinheiro, «subir ao European Le Mans Series é um passo grande mas estamos preparados para o fazer e vamos encarar o desafio com a mesma vontade e energia com que estivemos em pista em 2023».

«Tratou-se de um ano que foi também de aprendizagem das pistas e do “paddock”. A equipa é competitiva, tem muita experiência e vai, com toda a certeza, ajudar-me nesta estreia no European Le Mans Series e nas corridas com quatro horas de duração», revelou o jovem piloto de Portimão.

Logo após o final da temporada, Bernardo Pinheiro sentiu o pulsar do seu novo carro durante o “Rookie Test” promovido pela organização do campeonato e onde voltou a sentar-se ao volante do chassis Ligier equipado com o motor Nissan V8 com 455 cavalos que é comum a todos os carros que alinham na categoria na European Le Mans Series.

«O “Rookie Test” foi positivo para mim. Não foi uma novidade conduzir o LMP3 pois já tinha realizado uma corrida com esse carro em Navarra ao longo do ano, mas foi bom voltar a ter essas sensações, muito diferente do Ligier JSP4 com que competi em 2023. Foram dois dias onde, acima de tudo, procurei melhorar a minha condução e “encaixar” o mais possível todas as diferenças face ao JSP4, em que utilizámos sempre pneus usados porque o que queríamos mesmo era fazer o maior número de quilómetros possível», sublinhou Bernardo Pinheiro.

O piloto algarvio – que ainda não tem companheiros de equipa definidos – irá competir em 2024 em seis provas distintas, entre elas o final de época no Autódromo Internacional do Algarve, provas às quais se junta o prólogo a realizar antes da ronda inaugural na Catalunha. Novidade no calendário será a penúltima prova do ano no circuito de Mugello, uma estreia no alinhamento da European Le Mans Series.

CALENDÁRIO 2024

8 e 9 de abril: Prólogo Barcelona (Espanha)

14 de abril: 4 Horas de Barcelona (Espanha)

5 de maio: 4 Horas de Le Castellet (França)

7 de julho: 4 Horas de Imola (Itália)

25 de agosto: 4 Horas de Spa-Francorchamps (Bélgica)

29 de setembro: 4 Horas de Mugello (Itália)

19 de outubro: 4 Horas de Portimão (Portugal)

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *