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Rolex 24 Horas de Daytona já anima os EUA

Testes do “World Center of Racing” aprofundados para os nove carros GTP de quatro fabricantes. O Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar de 2023 – apresentando a estreia na competição da classe GTP – começa com o 61.º Rolex 24 em Daytona, de 28 a 29 de janeiro.

(auto.look2010@gmail.com)

Uma nova era para o automobilismo norte-americano já começou no Daytona International Speedway. Uma sessão de testes de dois dias sancionada pela IMSA lançou oficialmente a classe Grand Touring Prototype (GTP), apresentando protótipos de carros de corrida híbridos.

Nove carros em representação de quatro fabricantes – Acura, BMW, Cadillac e Porsche – estiveram em pista durante dois dias. Outro fabricante, a Lamborghini, também entrará nos testes em 2024, com potencial para o futuro.

«O lançamento oficial do GTP chegou e não poderíamos estar mais orgulhosos. Com nove dos carros de corrida tecnologicamente mais avançados e sustentáveis da América do Norte entraram na pista em Daytona. A plataforma económica está voltada para o entretenimento e a IMSA está posicionada na indústria como uma ferramenta de marketing vital», disse o presidente da IMSA, John Doonan.

Os protótipos GTP no Daytona International Speedway são hoje os carros de corrida mais sustentáveis que competem na América do Norte. Cada carro usará  de força híbrida de fonte única desenvolvido pela IMSA e pelos parceiros no Automobile Club de l’Ouest (ACO) e fornecedores Bosch, Williams Advanced Engineering e Xtrac.

Este sistema de força híbrido será acoplado a motores de combustão interna usando uma mistura VP Racing Fuels que aumentará de 60 por cento de conteúdo sustentável inicialmente. Eventualmente, o combustível usado será 100% sustentável, reduzindo ou eliminando significativamente as emissões de gases de efeito estufa.

Além disso, a Michelin, parceira oficial de pneus da IMSA, identificou o automobilismo como uma área que liderará os esforços de sustentabilidade da empresa por meio do uso de novos materiais e tecnologias.

O Grupo Michelin está comprometido com 100% de sustentabilidade até 2050 e demonstrou seus esforços contínuos para a indústria durante o evento Rolex 24 At Daytona de 2022 com seu “Regen Lab” totalmente sustentável, apresentando um pneu de corrida com 46% de materiais sustentáveis.

Novos regulamentos para o GTP exigirão a passagem dupla dos pneus de corrida – que atualmente contêm mais de 25% de materiais sustentáveis – reduzindo assim bastante os jogos de pneus usados ao longo da temporada.

A posição de liderança da IMSA em sustentabilidade há muito é reconhecida pela Agência de Proteção Ambiental (EPA) dos EUA, pelo Departamento de Energia (DOE) e pela Sociedade Internacional de Engenheiros Automotivos (SAE). A parceria do órgão sancionador do automobilismo com essas agências completa 15 anos em 2023.

Essa parceria levou ao desenvolvimento e uso de protocolos “Green Racing” e reconheceu a IMSA como pioneira no automobilismo por meio do uso de combustíveis renováveis, como o celulósico E85, diesel limpo com zero enxofre e isobutanol. Olhando para o futuro, a IMSA e seus parceiros continuarão inovando e introduzindo novos protocolos e iniciativas de sustentabilidade.

«A IMSA beneficiou muito com a participação dos nossos 18 parceiros e muitos outros corporativos. Essa força tem permitido uma capacidade de entender o que é importante para nossos parceiros e desenvolver uma plataforma que lhes permita atingir os seus objetivos. O principal objetivo para a maioria – se não para todos – é a sustentabilidade, e trabalharemos juntos com todos os nossos parceiros da EPA, DOE e SAE International para continuar e expandir nossa posição de liderança nesta área crítica», disse o presidente da IMSA, John Doonan.

O Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar de 2023 – apresentando a estreia na competição da classe GTP – começa com o 61.º Rolex 24 em Daytona, de 28 a 29 de janeiro.

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