VELOCIDADE

Números antes do arranque do ELMS em Portimão

Cabe ao Autódromo Internacional do Algarve encerrar, este fim de semana e pela sétima vez, o European Le Mans Series. Na “Montanha Russa”, situada na varanda da Europa, a história “anuncia” favoritos…

carlos.sousa@autolook.pt

Portugal acolhe a final da temporada da European Le Mans Series (ELMS) desde 2014. Durante três anos, de 2014 a 2016, a ronda portuguesa da série foi realizada no Estoril. Em 2017 a corrida realizou-se pela primeira vez no Autódromo Internacional do Algarve e tem sido o o palco do final da temporada nos últimos sete anos.

A primeira edição das 4 Horas de Portimão realizou-se no dia 22 de Outubro de 2017 e foi vencida pelo n.º 40 Graff Oreca 07-Gibson de Richard Bradley, James Allen e Gustavo Yacaman. A Proton Competition venceu três das seis anteriores 4 Horas de Portimão, com Christian Ried a integrar as três equipas em 2017, 2018 e 2020.

 

A United Autosports é a equipa de maior sucesso em Portimão, com duas vitórias LMP2 (2018 e 2021) e duas LMP3 (2017 e 2020). A equipa anglo-americana também apareceu nos pódios LMP2 e LMP3 em todas as corridas de 2017 a 2021, e no pódio LMP3 em 2022. A United Autosports garantiu 13 pódios nas seis corridas realizadas em Portimão.

Em 2022, Sarah Bovy, Michelle Gatting e Doriane Pin tornaram-se na primeira equipa exclusivamente feminina a vencer uma corrida ELMS com o Ferrari 488 GTE EVO Iron Lynx. Ainda em 2022, Malthe Jakobsen também estabeleceu um novo recorde no ELMS quando o dinamarquês garantiu a sua sexta “pole position” LMP3 em seis tentativas no número 17 da COOL Racing Ligier-Nissan, a primeira vez que todas as ´seis “pole position” numa temporada foram para o mesmo piloto.

Participam 17 anteriores vencedores das 4 Horas de Portimão em 2023:

– Louis Deletraz (nº 34 Racing Team Turquia) – 2022 – LMP2

– Salih Yoluc (nº 34 Racing Team Turquia) – 2022 – LMP2 P/A

– Charlie Eastwood (nº 34 Racing Team Turquia) – 2022 – LMP2 P/A

– Malthe Jakobsen (nº 37 COOL Racing) – 2022 – LMP3

– Phil Hanson (nº 22 United Autosports) – 2021/2018 – LMP2

– Jonathan Aberdein (nº 43 da Inter Europol Comp) 2021LMP2

– Alexandre Coigny (nº 37 COOL Racing) – 2021 – LMP2 P/A

– Nicolas Lapierre (nº 37 COOL Racing) – 2021 – LMP2 P/A

– Matteo Cressoni (nº 60 Iron Lynx) – 2021 – LMGTE

– Christian Ried (nº 77 Proton Competition) – 2020/2018/2017 – LMGTE

– Alessio Picariello (nº 16 da competição Proton) – 2020 – LMGTE

– Paul Loup Chatin (nº 28 IDEC Sport) – 2019 – LMP2

– Paul Lafargue (nº 28 IDEC Sport) – 2019 – LMP2

– James Dayson (nº 5 RLR M Sport) – 2019 – LMP3

– Nicklas Nielsen (nº 50 Formula Racing) – 2019 – LMGTE

– James Allen (nº 25 Algarve Pro Racing) – 2017 – LMP2

– Matteo Cairoli (nº 60 Iron Lynx) – 2017 – LMGTE

Os recordes de volta atuais foram todos estabelecidos em 1 de Novembro de 2020:

– LMP2 – Mikkel JENSEN – 1m29,670 – 186,8 km/h

– LMP3 – Tom GAMBLE – 1m37,180 – 172,4 km/h

– LMGTE – Rahel FREY – 1m39,671 – 168,1 km/h

A volta ELMS mais rápida registada em Portimão foi marcada a 31 de Outubro de 2020 – Job VAN UITERT – 1m28.627 – 189,0 km/h – Qualificação LMP2.

A corrida mais longa foi realizada em 2020, com os vencedores a cumprir 683,99 quilómetros ou 147 voltas ao circuito com 4.653 metros. A corrida mais curta foi realizada em 2019. Foram realizadas apenas 493,22 km ou 106 voltas.

As 4 Horas do Algarve e as 4 Horas de Portimão são a 5.ª e a 6.ª jornadas do European Le Mans Series 2023 e realizam-se na sexta-feira (dia 20) e no domingo (dia 22) de outubro, respetivamente.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *