Cinco estreantes e teste de pneus Pirelli
A sessão de treinos livres para o Grande Prémio do México ficou marcada pela prestação dos “rookies” que substituíram os pilotos principais, embora muito curta para o francês Théo Pourchaire no Autódromo Hermanos Rodríguez.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
O facto de não haver Corrida “Sprint”, levou a que a primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio do México tenha servido para teste dos pneus que a Pirelli irá disponibilizar no próximo ano e para a estreia de cinco jovens pilotos.
Neste particular, destaque para os casos do inglês Oliver Berman (Haas/Ferrari), dos franceses Isack Hadjar (Alpha Tauri/Honda) e Theo Pourchaire (Alfa Romeo/Ferrari), o australiano Jack Doohan (Alpine/Renault) e o dinamarquês Frederick Vesti (Mercedes).
Todos cumpriram os 60 minutos da sessão ao volante dos carros de Kevin Magnussen, Yuki Tsunoda, Valtteri Bottas, Pierre Gasly e George Russell, respectivamente. Dos cinco, o único que não marcou tempo foi Theo Pourchaire que, desde a primeira saída para a pista, teve problemas de travões que o obrigaram a passar a maior parte da sessão nas “boxes”, não completando nenhuma volta lançada.
Sem surpresa, o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) registou o melhor tempo, à frente do surpreendente tailandês Alexander Albon (Wiilliams/Mercedes), sendo os únicos a chegar ao segundo “19”.
O mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda) registou o terceiro tempo, para satisfação dos milhares de mexicanos presentes nas bancadas do Autódromo Hermanos Rodriguez.
Para além do francês da Alfa Romeo, a sessão também não correu de feição ao espanhol Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes) que passou grande parte da sessão nas “boxes”. Em posição contrária sucedeu com o canadiano Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes), que fechou o lote dos 10 mais rápidos, com o espanhol a ser batido por Oliver Bearman, o único dos estreantes que bateu os consagrados.
TEMPO DO TREINO
PILOTO | CHASSIS | MOTOR | TEMPO |
Max Verstappen | Red Bull RB19 | Honda | 1’19,718″ |
Alexander Albon | Williams FW45 | Mercedes | 1’19,813″ |
Sergio Perez | Red Bull RB19 | Honda | 1’20,015″ |
Lando Norris | McLaren MCL60 | Mercedes | 1’20,237″ |
Charles Leclerc | Ferrari SF-23 | Ferrari | 1’20,297″ |
Oscar Piastri | McLaren MCL60 | Mercedes | 1’20,463″ |
Carlos Sainz | Ferrari SF-23 | Ferrari | 1’20,479″ |
Daniel Riccardo | Alpha Tauri AT04 | Honda | 1’20,568″ |
Esteban Ocon | Alpine A523 | Renault | 1’20,677″ |
Lance Stroll | Aston Martim AMR23 | Mercedes | 1’20,687″ |
Lewis Hamilton | Mercedes W14B | Mercedes | 1’20,724″ |
Nico Hulkenberg | Haas VF-23 | Ferrari | 1’20,968″ |
Gaunyu Zhou | Alfa Romeo C43 | Ferrari | 1’21,129″ |
Logan Sargeant | Williams FW45 | Mercedes | 1’21,157″ |
Oliver Bearman | Haas VF-23 | Ferrari | 1’21,313″ |
Fernando Alonso | Aston Martim AMR23 | Mercedes | 1’21,347″ |
Isack Hadjar | Alpha Tauri AT04 | Honda | 1’21,941″ |
Jack Doohan | Alpine A523 | Renault | 1’22,109″ |
Frederik Vesti | Mercedes W14B | Mercedes | 1’22,937″ |
Théo Pourchaine | Alfa Romeo C43 | Ferrari | sem tempo |