TODO TERRENO

Nórdicos ao poder na Baja Portalegre 500

Os dois primeiros classificados, os suecos Mattias Ekstrom e Adan Thomelius, embos em Can-Am Maverick), estão separados por 0,9 segundos, à frente do qatari Nasser Al-Attiyah (Prodrive Hunter), que completa o pódio.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Adam Thomelius e Oscar Andersson (CAN AM Maverick)

A luta entre os dois suecos foi intensa, com Mattias Ekstrom a levar a melhor na primeira metade do Setor Seletivo, onde chegou a dispor de 9,2 segundos de avanço, para ver Adam Thomelius recuperar na parte final e ser o mais rápido na etapa, onde recuperou 7 segundos ao seu compatriota que, no Prólogo, tinha sido mais rápido 7,9 segundos.

A prova alentejana está a revelar uma mudança na classificação, com apenas três carros convencionais a colocarem-se no lote dos 10 primeiros, onde os “aranhiços” dominam, algo que ainda não se tinha visto nas provas nacionais.

O campeão em título, João Ferreira (Mini JCW Rally Plus T1+) é o melhor dos pilotos nacionais, a 14,2 segundos de Nasser Al-Attiyah e com 3,1 segundos de vantagem sobre Armindo Araújo (Can-Am Maverick X3), que comanda os T3 nacionais.

Nasser Al-Attiyah e Mathieu Baumel (Prodrive Hunter)

Refira-se que o primeiro dia competitivo da Baja Portalegre 500 mostrou o porquê da prova do Automóvel Club de Portugal (ACP) ser uma das mais espetaculares e desafiantes provas do calendário internacional de todo-terreno: uma imensa moldura humana que não se rendeu à chuva e às difíceis condições do percurso, enfrentado por mais de 400 concorrentes, nos pisos enlameados do Alto Alentejo.

O sueco Adam Thornelius surpreendeu ao ser o mais rápido no Setor Seletivo de hoje, mas quem lidera a geral é o consagrado compatriota Mattias Ekström, com os pilotos nórdicos a mostrarem os argumentos dos Can-Am T3 nestas condições. António Maio (Motos), João Vale (Quads) e Pedro Santinho Mendes (SSV) também partem para a etapa de amanhã na liderança das respetivas categorias.

As opiniões dos pilotos no final do Setor Seletivo 2 eram unânimes. «Não foi fácil». «Os pisos estão muito difíceis e traiçoeiros. Estou feliz só por estar aqui», disse Nasser Al-Attiyah, que se estreia com o Prodrive Hunter T1+.

João Ferreira e Filipe Palmeiro (MINI JCW Rally Plus T1+)

«Um dia duro». «Tanto rodamos no piso seco, como de repetente estamos na lama. Nestas condições era fácil cometer erros, por isso, estou contente com a nossa prova até agora», afirmava o vencedor do ano passado, João Ferreira (Mini JCW Plus T1+).

«Foi uma boa especial, mas dura, com muita água, muita lama». «Estamos contentes por chegar ao final da etapa. O piso estava mesmo muito escorregadio», apontou Mattias Ekström, o consagrado piloto sueco – bicampeão do DTM, campeão do Mundo de Ralicross, vencedor de etapas no Dakar – que faz a sua estreia absoluta na Baja Portalegre 500, aos comandos de um Can-Am da categoria T3, navegado por François Cazalet.

Armindo Araújo e Luís Ramalho (Can-Am)

Nestas condições, os SSV da categoria T3 são muito eficazes, menos potentes e velozes do que os carros T1+, mas mais leves e ágeis, com um enorme poder de tração. Isto levou outro sueco, Adam Thomelius, navegado por Oscar Andersson, a surpreender tudo e todos nos 61,8 quilómetros do Setor Seletivo 2, já depois do regressado Nasser Al-Attiyah e de Mathieu Baumel terem sido os mais rápidos no Prólogo.

Com os tempos do Prólogo e do SS2, o estreante Ekström lidera a geral com escassos nove décimos de segundo de vantagem sobre Thomelius, dois suecos que se afirmam como fortes candidatos à vitória na prova do ACP.

Nasser Al-Attiyah, ainda em habituação ao T1+ da Prodrive, está a 8,3 segundos de Ekström, na terceira posição, com João Ferreira e Filipe Palmeiro a 29,1 segundos do sueco, logo seguido por mais dois Can-Am, das duplas Armindo Araújo e Luís Ramalho, líderes do CPTT nos T3, e Alexandre Pinto e Bernardo Oliveira.

Hélder Oliveira e Carlos Jorge Mendes “Cajó” (Can-Am)

Após os primeiros 65 quilómetros cronometrados desta Baja Portalegre 500, há nada menos de nove equipas separadas por um minuto na geral, o que mostra a competitividade da prova portuguesa da Taça do Mundo FIA de Bajas.

Na categoria T1, Edgar Condenso e António Serrão foram os mais rápidos no Prólogo, mas depois tiveram problemas no turbo da Ford Ranger e perderam mais de 40 minutos no Setor Seletivo. Alexandre e Rui Franco (Mercedes 350D) lideram a categoria, na frente de Lino Carapeta e Rui António (Ford Ranger).

 

António Maio (Yamaha)

NAS MOTOS TAMBÉM ESTÁ TUDO EM ABERTO

Nas motos, António Maio (Yamaha) persegue a sua nona vitória em Portalegre e colocou-se na frente da categoria no SS2, após André Sérgio (Beta) ter sido o mais rápido no Prólogo. O pluricampeão nacional lidera a geral absoluta com 43s de avanço sobre Miguel Castro (Husqvarna) e 1m24,4 sobre Bruno Santos (Husqvarna), que está na discussão pelo título nacional TT3.

A categoria SSV é liderada por Pedro Santinho Mendes e Mário Ourives (Can-Am), que passaram para o comando após Gonçalo Guerreiro e José Pires (Polaris) terem conseguido o melhor registo no Prólogo.

João Vale (Can-Am Renegade)

Santinho Mendes, ex-campeão nacional SSV e sobrinho do consagrado António Santinho Mendes, parte para a etapa deste sábado com 41,7s de vantagem sobre Gonçalo Guerreiro e 51,1s sobre o líder do campeonato à chegada a Portalegre, João Monteiro, navegado por Nuno Morais (Can-Am). Rui Serpa (Can-Am) lidera o campeonato Stock.

Nos quads, João Vale começou da melhor forma a defesa da vitória alcançada o ano passado, em Portalegre. O piloto do Can-Am Renegade dominou o Prólogo e o Setor Seletivo, tendo 1m11,2s de vantagem sobre Luís Fernandes (Yamaha), que comanda o campeonato nacional, e 1m27,8s sobre Tomás Paulo (Yamaha).

Entre os jovens talentos da Mini Baja, que têm em Portalegre a última prova do campeonato, Manuel Amaral (Yamaha) é o comandante após os primeiros quilómetros cronometrados, quer à geral quer nos Juvenis, com Simão Severino (Yamaha) a liderar os Iniciados e Francisco Porto Nunes (Yamaha) os Infantis.

DIA DE TODAS AS DECISÕES

Amanhã, sábado, os concorrentes dos automóveis disputam um setor seletivo matinal, com 184,37 quilómetros cronometrados, com partida marcada para as 07h50.

O decisivo setor seletivo, com 189,16 quilómetros de extensão, disputa-se durante a tarde. Os concorrentes das motos, quads e SSV, por sua vez, têm pela frente um único setor seletivo, com 303 quilómetros de extensão. E com a forte probabilidade de continuação de chuva, a prova do ACP promete emoção até ao último quilómetro.

CLASSIFICAÇÃO AUTOS – 1.º Mattias Ekstrom/François Cazalet (CAN AM Maverick), 52’46,9”; 2.º Adam Thomelius/Oscar Andersson (CAN AM Maverick), a 0,9”; 3.º Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Prodrive Hunter), a 8,3” (1.º T1); 4.º João Ferreira/Filipe Palmeiro (MINI JCW Rally Plus T1+), a 29,1”; 5.º Armindo Araújo/Luís Ramalho (CAN AM Maverick X3), a 35,8”; 6.º Alexandre Pinto/Bernardo Oliveira (CAM AM Maverick X3), a 37,4”; 7.º Miguel Barbosa/Paulo Fiuza (Toyota Hilux T1+), a 50,6”; 8.º Luís Portela de Morais/Tomás Neves (G Rally OT3), a 51’7”; 9.º João Dias/João Miranda (CAN AM Maverick X3), a 1’00,0”; 10.º Cristiano de Sousa Baptista/Robledo Nicoletti (BRP CAN AM Maverick XRS Turbo RR), a 1’17,2” (1.º T4).

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