Kalle Rovanpera acelera a caminho do título
Piloto finlandês aproveitou ao máximo a sua posição na estrada para criar uma vantagem de 36,4 segundos no final da primeira etapa completa do Rally da Europa Central, apesar de desafiadora e das condições climáticas na República Checa durante todo o dia.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
Dia complicado para a organização e pilotos nesta primeira edição da prova que decorre nas estradas da Alemanha, Áustria e Chéquia, com duas das seis especiais a serem neutralizadas.
As duas neutralizações aconteceram na mesma classificativa. A primeira foi logo na classificativa de abertura do dia, em consequência do despiste do francês Yohan Rossel (Citroën C3 Rally2), que tinha terminado o dia anterior no comando dos RC2. A segunda deveu-se a questões de segurança.
Indiferente a essas condicionantes, o finlandês Kalle Rovanpera (Toyota GR Yaris Rallly1), desta vez não prejudicado por abrir a estrada, dado o piso ser de asfalto, embora muito escorregadio, ascendeu ao comando na segunda prova de classificação da manhã.
Uma prestação positiva que manteve a posição até ao final do dia, para o terminar à frente do belga Thierry Neuville (Hyundai i20 M Rally) que, na última especial, relegou o inglês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1), o outro candidato ao título, para o derradeiro lugar do pódio.
Com os três primeiros separados por menos de um minuto e face aos inúmeros furos que aconteceram ao longo do dia, tudo pode acontecer nos dois dias que faltam para o final da prova, com o finlandês a parecer lançado para a revalidação do título.
Pelo caminho ficou o finlandês Esapekka Lappi (Hyundai i20 N Rally1), que bateu na derradeira especial da manhã, enquanto os franceses Sébastien Ogier (Toyota GR Yaris Rally1) e Pierre-Louis Loubet (Ford Puma Rally1) perderam tempo em consequência de furos, o primeiro na primeira especial do dia e o segundo na última.
No que diz respeito aos RC2, depois de Yohan Rossel ser forçado a desistir, foi a vez do norueguês Andreas Mikkelsen (Skoda Fabia RS Rally2), que tinha ficado no comando da categoria, bater, danificar o carro, mas a conseguir levá-lo até ao final do dia com a equipa de assistência a ter intenso trabalho para o recuperar para amanhã, ao contrário do que sucede com o Hyundai de Esapekka Lappi, de acordo com as declarações do piloto.
Com tudo isto é o finlandês Emil Lindholm (Hyundai i20 N Rally2) que termina o dia no comando dos RC2, com 35,0” de vantagem sobre o francês Adrien Fourmaux (Ford Fiesta Rally2), que tem o polaco Kajetan Kajetanowicz (Skoda Fabia RS Rally2) a 3,8” e o russo Nikolay Gryazin (Skoda Fabia RS Rally2) a 5,6”, pelo que a luta pelos lugares do pódio na categoria promete continuar emotiva.
Amanhã, sexta-feira, teremos mais uma dupla passagem por três classificativas, uma delas, a mais extensa da prova, com 27,15 km.
CLASSIFICAÇÃO APÓS OITO ESPECIAIS – 1.º, Kalle Rovanpera/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1), 1.13’05,1”; 2.º, Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1), a 36,4”; 3.º, Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), a 47,2”; 4.º, Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford Puma Rally1) a 1’30,4”; 5.º, Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1), a 2’26,8”; 6.º, Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GT Yaris Rally1), a 2’35,9”; 7.º, Teemu Suninen/Mikko Markkula (Hyundai i20 N Rally1), a 2’39,1”; 8.º, Gregoire Munster/Louis Louka (Ford Puma Rally1), a 2’59,1”; 9.º, Emil Lindholm/Reeta Hämäläinen (Hyundai i20 N Rally2), a 5’36,3” (1.º RC2); 10.º, Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Fiesta Rally2), a 6’11,3.