Maria Luís Gameiro na Baja BP Ultimate Rally-Raid
A piloto do Team Motivo JCB, que faz equipa com José Marques, continua em recuperação, mas vai alinhar na prova do Automóvel Club de Portugal aos comandos de um Mini JCW Rally Plus.
carlos.sousa@autolook.pt
Depois de algumas semanas de ansiedade e uma verdadeira onda de especulação em torno da equipa e o seu programa para a temporada de 2024, é chegada a altura de anunciar a “contratação” de um novo “membro” ao Team Motivo JCB.
Assim, está agora confirmado que a dupla Maria Luís Gameiro e José Marques vai disputar a totalidade das próximas provas do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno – bem como algumas da competição congénere espanhola – com um Mini John Cooper Works Rally Plus, da Categoria T1+.
A equipa liderada por José Gameiro surge, desta forma, com argumentos de peso numa temporada em que a piloto Maria Luís Gameiro – vencedora em 2023 da Taça Feminina de pilotos no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno e vice-campeã da categoria T1 no campeonato Espanhol – , apresenta, consequentemente, com novos objetivos.
Maria Luís Gameiro não esconde o seu entusiasmo em relação ao novo carro e a este debute, que acontecerá dentro de sensivelmente um mês, em Grândola: «Este é um passo enorme para mim e para toda a equipa. Um passo que nos deixa muito contentes, mas, adicionalmente, com maiores responsabilidades… Estou muito entusiasmada e, ao mesmo tempo, muito confiante relativamente à escolha que fizemos», começou por referir a piloto.
«O Mini JCW Rally T1+ é um dos carros mais competitivos na sua categoria. As performances e os resultados comprovam-no. Toda a equipa e eu em particular, tem muito que trabalhar durante o próximo mês, mas sei que vamos estar na máxima força na Baja BP Ultimate», acrescentou.
A piloto refere, ainda, que «este será um ano muito desafiante, mas que, todos sabemos, representa uma inquestionável subida de patamar». «Espero corresponder a este novo desafio e, assim, dar continuidade à evolução que todos temos revelado».
Face ao antigo Mini T1, a nova “máquina” do Team Motivo JCB apresenta diferenças relevantes e nas mais variadas vertentes. Desde a carroçaria, com melhorias na aerodinâmica, suspensão com maior curso, motor mais potente, travões maiores, maior distância entre eixos, vias mais largas, etc.
É no sentido de tomar o pulso a todas diferenças que a equipa vai de imediato colocar “mãos à obra” e fazer rolar o novo carro, tendo já delineado um exigente calendário de testes e de preparação física da dupla que o vai tripular, com vista à presença na Baja BP Ultimate Rally-Raid.
FICHA TÉCNICA MINI JCW RALLY PLUS
Motor | Motor BMW sobrealimentado com um 1 turbo |
Combustível | Diesel HVO |
Potência | 263 kw (353 cv) |
Binário | Aprox. 800 Nm |
Performance | Boost limitado pelo regulamento FIA |
Cilindrada | 2.993 cc |
Velocidade máxima | Limitada a 170 km/h |
Transmissão | |
Tipo de transmissão | Tração integral |
Caixa de velocidades | Sadev de 6 relações, com diferencial central |
Acionamento | Comando sequencial |
Embraiagem | Embraiagem AP Racing |
Diferenciais | Diferenciais dianteiro e traseiro Xtrac |
Bloqueio diferencial | Opção de bloqueio independente dos 3 diferenciais |
Suspensão | |
Tipo | Triângulos duplos |
Amortecedores | 2 amortecedores por roda |
Curso das rodas | 350 mm |
Discos de travão | Brembo (355 x 32 mm) |
Pinças de travão | Pinças Brembo Racing de 6 êmbolos |
Dimensões & Peso | |
Comprimento/Largura/Altura | 4.400 / 2.300 / 2.168 mm |
Depósito combustível | Aprox. 325 l |
Peso (a seco) | 2.040 kg |
Chassis & Carroçaria | |
Arco de segurança | Arco de segurança com homologação FIA |
Chassis | Estrutura tubular soldada em aço |
Carroçaria | Carroçaria em fibra de carbono kevlar |
Interior | |
Bancos | Bancos de competição em fibra de carbono |
Cintos de segurança | Arnês de segurança de 6 pontos |
Extintor de incêndio | Extintor de incêndio manual |
Sistema de extintor de incêndio duplo | |
Ar condicionado | Sistema de ar condicionado com duas ventoinhas |
Rodas | |
Pneus | BF Goodrich 37×12,5 R17 |
Rodas sobressalentes | 2 |
Jantes | Jantes de 17’’ em alumínio forjado |
CALENDÁRIO DO CPTT 2024
29 de fevereiro a 3 de março ESC Online Baja TT Montes Alentejanos (já disputada)
2 a 7 de abril BP Ultimate Rally-Raid Portugal
17 a 19 de maio Baja TT Lagos
7 a 9 junho Baja TT Norte de Portugal
19 a 22 setembro Baja TT Sharish Reguengos/Mourão/Redondo
17 a 19 outubro BP Ultimate Baja Portalegre 500
8 a 10 de novembro Baja Escuderia Castelo Branco
CALENDÁRIO DO CERTT 2024
13 e 14 de abril Rally TT Jaén – Mar de Olivos
4 e 5 de maio Rali TT Dehesa Extremadura
25 e 26 de maio Baja Lorca – Ciudad del Sol
6 e 7 de julho Cierzo Rally Ejército de Tierra
27 e 28 de julho Baja España Aragón
4 e 5 de outubro Rallye TT Cuenca