TODO TERRENO

Maria Luís Gameiro na Baja BP Ultimate Rally-Raid

A piloto do Team Motivo JCB, que faz equipa com José Marques, continua em recuperação, mas vai alinhar na prova do Automóvel Club de Portugal aos comandos de um Mini JCW Rally Plus.

carlos.sousa@autolook.pt

Depois de algumas semanas de ansiedade e uma verdadeira onda de especulação em torno da equipa e o seu programa para a temporada de 2024, é chegada a altura de anunciar a “contratação” de um novo “membro” ao Team Motivo JCB.

Assim, está agora confirmado que a dupla Maria Luís Gameiro e José Marques vai disputar a totalidade das próximas provas do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno – bem como algumas da competição congénere espanhola – com um Mini John Cooper Works Rally Plus, da Categoria T1+.

A equipa liderada por José Gameiro surge, desta forma, com argumentos de peso numa temporada em que a piloto Maria Luís Gameiro – vencedora em 2023 da Taça Feminina de pilotos no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno e vice-campeã da categoria T1 no campeonato Espanhol – , apresenta, consequentemente, com novos objetivos.

Maria Luís Gameiro não esconde o seu entusiasmo em relação ao novo carro e a este debute, que acontecerá dentro de sensivelmente um mês, em Grândola: «Este é um passo enorme para mim e para toda a equipa. Um passo que nos deixa muito contentes, mas, adicionalmente, com maiores responsabilidades… Estou muito entusiasmada e, ao mesmo tempo, muito confiante relativamente à escolha que fizemos», começou por referir a piloto.

«O Mini JCW Rally T1+ é um dos carros mais competitivos na sua categoria. As performances e os resultados comprovam-no. Toda a equipa e eu em particular, tem muito que trabalhar durante o próximo mês, mas sei que vamos estar na máxima força na Baja BP Ultimate», acrescentou.

A piloto refere, ainda, que «este será um ano muito desafiante, mas que, todos sabemos, representa uma inquestionável subida de patamar». «Espero corresponder a este novo desafio e, assim, dar continuidade à evolução que todos temos revelado».

Face ao antigo Mini T1, a nova “máquina” do Team Motivo JCB apresenta diferenças relevantes e nas mais variadas vertentes. Desde a carroçaria, com melhorias na aerodinâmica, suspensão com maior curso, motor mais potente, travões maiores, maior distância entre eixos, vias mais largas, etc.

É no sentido de tomar o pulso a todas diferenças que a equipa vai de imediato colocar “mãos à obra” e fazer rolar o novo carro, tendo já delineado um exigente calendário de testes e de preparação física da dupla que o vai tripular, com vista à presença na Baja BP Ultimate Rally-Raid.

FICHA TÉCNICA MINI JCW RALLY PLUS

Motor Motor BMW sobrealimentado com um 1 turbo
Combustível Diesel HVO
Potência 263 kw (353 cv)
Binário Aprox. 800 Nm
Performance Boost limitado pelo regulamento FIA
Cilindrada 2.993 cc
Velocidade máxima Limitada a 170 km/h
Transmissão
Tipo de transmissão Tração integral
Caixa de velocidades Sadev de 6 relações, com diferencial central
Acionamento Comando sequencial
Embraiagem Embraiagem AP Racing
Diferenciais Diferenciais dianteiro e traseiro Xtrac
Bloqueio diferencial Opção de bloqueio independente dos 3 diferenciais
Suspensão
Tipo Triângulos duplos
Amortecedores 2 amortecedores por roda
Curso das rodas 350 mm
Discos de travão Brembo (355 x 32 mm)
Pinças de travão Pinças Brembo Racing de 6 êmbolos
Dimensões & Peso
Comprimento/Largura/Altura 4.400 / 2.300 / 2.168 mm
Depósito combustível Aprox. 325 l
Peso (a seco) 2.040 kg
Chassis & Carroçaria
Arco de segurança Arco de segurança com homologação FIA
Chassis Estrutura tubular soldada em aço
Carroçaria Carroçaria em fibra de carbono kevlar
Interior
Bancos Bancos de competição em fibra de carbono
Cintos de segurança Arnês de segurança de 6 pontos
Extintor de incêndio Extintor de incêndio manual
Sistema de extintor de incêndio duplo
Ar condicionado Sistema de ar condicionado com duas ventoinhas
Rodas
Pneus BF Goodrich 37×12,5 R17
Rodas sobressalentes 2
Jantes Jantes de 17’’ em alumínio forjado

CALENDÁRIO DO CPTT 2024

29 de fevereiro a 3 de março           ESC Online Baja TT Montes Alentejanos (já disputada)

2 a 7 de abril                                     BP Ultimate Rally-Raid Portugal

17 a 19 de maio                                 Baja TT Lagos

7 a 9 junho                                         Baja TT Norte de Portugal

19 a 22 setembro                              Baja TT Sharish Reguengos/Mourão/Redondo

17 a 19 outubro                                 BP Ultimate Baja Portalegre 500

8 a 10 de novembro                          Baja Escuderia Castelo Branco

CALENDÁRIO DO CERTT 2024

13 e 14 de abril                                 Rally TT Jaén – Mar de Olivos

4 e 5 de maio                                     Rali TT Dehesa Extremadura

25 e 26 de maio                                 Baja Lorca – Ciudad del Sol

6 e 7 de julho                                     Cierzo Rally Ejército de Tierra

27 e 28 de julho                                 Baja España Aragón

4 e 5 de outubro                                Rallye TT Cuenca

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *