Fernando Alonso o mais rápido do dia
Piloto espanhol do Aston Martin/Mercedes “puxou dos galões” para concluir a segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Arábia Saudita com o melhor registo, à frente de George Russell (Mercedes) e Max Verstappen (Red Bull).
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt))
Se o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) foi o mais rápido na primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio da Arábia Saudita, acabou por ser Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes) a registar o melhor tempo do dia.
O experiente piloto espanhol foi o único a chegar ao segundo “28”, à frente do inglês George Russell (Mercedes) e do campeão do mundo, apostado em repetir o triunfo do passado sábado no Bahraim. Essa possibilidade parece credível uma vez que na simulação de corrida Max Verstappen foi meio segundo mais que rápido do que a concorrência.
O espanhol limitou-se a confirmar, na segunda sessão, o bom desempenho da sessão inaugural, onde só foi batido por Max Verstappen, intercalando-se entre os homens da Red Bull, uma vez que o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda) foi o terceiro, para terminar o dia no quinto lugar, atrás, ainda, do monegasco Charles Leclerc (Ferrari).
Os Aston Martin parecem estar muito à vontade do traçado citadino de Jeddah, com o canadiano Lance Stroll (Aston Martin) a averbar o sexto tempo do dia, à frente do espanhol Carlos Sainz (Ferrari) e o inglês Lewis Hamilton (Mercedes), com as quatro equipas a monopolizarem as oito primeiras posições.
Apesar do oitavo tempo, o inglês apanhou dois “sustos”, um quando ficou parado no meio da pista, a seguir a uma curva “cega”, o que obrigou o americano Logan Sargeant (Williams/Mercedes) a recorrer à escapatória para evitar o embate, depois, quando fez uma simulação de corrida, ficou sem potência no motor e só pode efectuar quatro voltas.
O francês Pierre Gasly (Alpine/Renault) e o australiano Oscar Piastri (McLaren/Mercedes) completaram o lote dos 10 mais rápidos, com o francês a apostado em apagar a má estreia da marca francesa no campeonato.
A exemplo do que sucedeu na passada semana, no traçado do Bahrain, a segunda sessão teve o início atrasado por os gradeamentos de escoamento estarem soltos.
TEMPOS DOS TREINOS
PILOTO | CHASSIS | MOTOR | 1.º TREINO | 2.º TREINO |
Fernando Alonso | Aston Martin AMR24 | Mercedes | 1’29,845″ | 1’28,827″ |
George Russell | Mercedes W15 | Mercedes | 1’29,939″ | 1’29,057″ |
Max Verstappen | Red Bull RB20 | Honda | 1’29,659″ | 1’29,158″ |
Charles Leclerc | Ferrari SF-24 | Ferrari | 1’30,030″ | 1’29,180″ |
Sergio Perez | Red Bull RB20 | Honda | 1’29,868″ | 1’29,300″ |
Lance Stroll | Aston Martin AMR24 | Mercedes | 1’30,580″ | 1’29,336″ |
Carlos Sainz | Ferrari SF-24 | Ferrari | 1’30,164″ | 1’29,455″ |
Lewis Hamilton | Mercedes W15 | Mercedes | 1’30,236″ | 1’29,504″ |
Pierre Gasly | Alpine A524 | Renault | 1’31,046″ | 1’29,528″ |
Oscar Piastri | McLaren MCL38 | Mercedes | 1’30,977″ | 1’29,594″ |
Yuki Tsunoda | VCARB01 | Honda | 1’31,036″ | 1’29,666″ |
Lando Norris | McLaren MCL38 | Mercedes | 1’30,231″ | 1’29,758″ |
Gaunyu Zhou | Kick Sauber C44 | Ferrari | 1’31,131″ | 1’29,777″ |
Alexander Albon | Williams FW46 | Mercedes | 1’30,747″ | 1’29,789″ |
Esteban Ocon | Alpine A524 | Renault | 1’30,945″ | 1’29,901″ |
Logan Sargeant | Williams FW46 | Mercedes | 1’30,966″ | 1’29,934″ |
Kevin Magnussen | Haas VF-24 | Ferrari | 1’31,577″ | 1’29,985″ |
Nico Hulkenberg | Haas VF-24 | Ferrari | 1’31,411″ | 1’30,077″ |
Daniel Ricardo | VCARB01 | Honda | 1’30,917″ | 1’30,088″ |
Valtteri Bottas | Kick Sauber C44 | Ferrari | 1’30,783″ | 1’30,153″ |