FÓRMULA 1

Max Verstappen foi “príncipe” no Principado

O neerlandês da Red Bull venceu hoje o Grande Prémio do Mónaco, sétima prova do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, mas sexta corrida efetivamente realizada, e alargou a vantagem na liderança do Mundial de pilotos.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Apesar da chuva que começou a cair, a 25 voltas do fim e que parou 20 voltas mais tarde, que podia ter mudado a história da prova, a Red Bull mantem-se invencível esta temporada. O neerlandês Max Verstapen (Red Bull/Honda) averbou a quarta vitória da temporada e aumentou para 39 pontos o avanço sobre seu colega de equipa, o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda), penalizado por largar da derradeira posição, depois de ter batido na Q1.

Apesar dos esforços, o espanhol Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes), que largou da segunda posição, não conseguiu incomodar o campeão do mundo, que, desde as primeiras voltas, cavou uma vantagem que se revelou inalcançável, tirando partido do facto de arrancar com pneus médios contra os pneus duros do seu adversário.

O neerlandês manteve os pneus até ao aparecimento da chuva, com o espanhol a parar para montar pneus macios, mas o aumento da intensidade da chuva acabou por condicionar as suas aspirações. Ficou a dúvida do que teria acontecido se tivesse montado pneus intermédios, numa altura em que Max Verstappen estava em claras dificuldades para controlar o “RB19”, antes de parar para trocar de pneus.

Excelente terceiro lugar do francês Esteban Ocon (Alpine/Renault) que tinha surpreendido na qualificação ao garantir essa posição, conseguiu conservá-lo até ao final, numa demonstração da eficácia das novidades introduzidas pelo construtor francês.

As novidades introduzidas pela Mercedes parecem ser positivas, mas terão de ter confirmação no próximo fim-de-semana, em Barcelona, como o demonstram o quarto e quinto lugares dos ingleses Lewis Hamilton (Mercedes) e George Russell (Mercedes).

Para a Ferrari, as coisas começaram a correr mal na Q3, quando o monegasco Charles Leclerc (Ferrari), que tinha feito o terceiro tempo, foi penalizado em três lugares por ter prejudicado um adversário.

No entanto, o piloto da casa conseguiu garantir o sexto lugar, duas posições à frente do espanhol Carlos Sainz (Ferrari), com o francês Pierre Gasly (Alpine/Renault) a intrometer-se entre os dois carros de Maranello, contribuindo para o bom resultado da equipa.

Ao contrário da Mercedes, o construtor de Maranello adiou para Barcelona as novidades que os responsáveis da equipa esperam que permitam aos seus pilotos passarem a discutir os triunfos. Os dois derradeiros lugares pontuáveis foram ocupados pelos dois McLaren, com inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes) a ficar à frente do australiano Oscar Piastri (McLaren/Mercedes).

O aparecimento da chuva tornou o asfalto das ruas de Monte Carlo num “ringue de patinagem”, com vários pilotos a não evitarem piões, saídas de pista e “toques” nas barreiras de proteção, que obrigaram alguns pilotos a irem às “boxes”, em especial para trocar o “nariz”, por as asas dianteiras terem ficado danificadas.

FICHA DA PROVA

Grande Prémio – Grand Prix de Monaco

Circuito – Circuit de Monaco (citadino)

Extensão – 260,286 km = 78 x 3,337 km

“Pole position” – Max Verstappen (Red Bull RB19/Honda), 1 volta (3,337 km), em 1’11,365” (168,334 km/h)

Grelha de partida1.ª linha: Max Verstappen (Red Bull RB19/Honda), 1’11,365”; Fernando Alonso (Aston Martin AMR23/Mercedes), 1’41,253”; 2.ª linha: Esteban Ocon (Alpine A523/Renault), 1’11,553”; Carlos Sainz (Ferrari SF-23/Ferrari), 1’11,630”; 3.ª linha: Lewis Hamilton (Mercedes W14/Mercedes), 1’11,725”; Charles Leclerc (Ferrari SF-23/Ferrari), 1’11,471”; 4.ª linha: Pierre Gasly (Alpine A523/Renault), 1’1,933”; George Russell (Mercedes W14/Mercedes), 1’1,964”; 5.ª linha: Yuki Tsunuda (Alpha Tauri AT04/Honda), 1’12,082”; Lando Norris (McLaren MCL60/Mercedes), 1’12,254”; 6.ª linha: Oscar Piastri (McLaren MCL60/Mercedes), 1’12,395”; Nyck De Vries (Alpha Tauri AT04/Honda), 1’12,428”; 7.ª linha: Alexander Albon (Williams FW45/Mercedes), 1’12,527”; Lance Stroll (Aston Martin AMR23/Mercedes), 1’12,623”; 8.ª linha: Valtteri Bottas (Alfa Romeo C43/Ferrari), 1’12,625”; Logan Sargeant (Williams FW45/Mercedes), 1’13,113”; 9.ª linha: Kevin Magnussen (Haas VF-23/Ferrari), 1’13,270”; Nico Hulkenberg (Haas VF-23/Ferrari), 1’13,279”; 10.ª linha: Guanyu Zhou (Alfa Romeo C43/Ferrari), 1’13,523”; Sergio Perez (Red Bull RB19/Honda), 1’13,850”

Nota – Charles Leclerc (Ferrari SF-23/Ferrari) penalizado em três lugares, por ter prejudicado outro piloto

Comandantes sucessivos – Max Verstappen, da 1.ª à 78.ª volta

Volta mais rápida – Lewis Hmilton (Mercedes W14/Mercedes) 1 volta (333,7 km), em 115,650” (158,799 km/h)

Vencedor – Max Verstappen (Red Bull RB19/Honda), 78 voltas (260,286 km), em 1.48’51,980” (143,452 km/h)

CLASSIFICAÇÃO

POS. PILOTO CARRO MOTOR TEMPO
1.º Max Verstappen Red Bull RB19 Honda
2.º Fernando Alonso Aston Martim AMR23 Mercedes a 27,921″
3.º Esteban Ocon Alpine A523 Renault a 36’990″
4.º Lewis Hamilton Mercedes W14 Mercedes a 39,062″
5.º George Russell Mercedes W14 Mercedes a 56,284″
6.º Charles Leclerc Ferrari SF-23 Ferrari a 1’01,890″
7.º Pierre Gasly Alpine A523 Renault a 1’02,362″
8.º Carlos Sainz Ferrari SF-23 Ferrari a 1’03,391″
9.º Lando Norris McLaren MCL60 Mercedes a 1 volta
10.º Oscar Piastri McLaren MCL60 Mercedes a 1 volta
11.º Valtteri Bottas Alfa Romeo C43 Ferrari a 1 volta
12.º Nyck De Vries Alpha Tauri AT04 Honda a 1 volta
13.º Gaunyu Zhou Alfa Romeo C43 Ferrari a 1 volta
14.º Alexander Albon Williams FW45 Mercedes a 1 volta
15.º Yuiki Tsunoda Alpha Tauri AT04 Honda a 2 voltas
16.º Sergio Perez Red Bull RB19 Honda a 2 voltas
17.º Nico Hulkenberg Haas VF-23 Ferrari a 2 voltas
18.º Logan Sargeant Williams FW45 Mercedes a 2 voltas

CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”

PILOTOS – 1.º, Max Verstappen, 144 pontos; 2.º, Sergio Perez, 105; 3.º, Fernando Alonso, 93; 4.º, Lewis Hamilton, 69; 5.º, George Russell, 50; 6.º, Carlos Sainz, 48; 7.º, Charles Leclerc, 42; 8.º, Lance Stroll, 27; 9.º, Esteban Ocon, 21; 10.º Pierre Gasly, 14; 11.º, Lando Norris, 12; 12.º, Nico Hulkenberg, 6; 13.º, Oscar Piastri, 5; 14.º, Valtteri Bottas, 4; 15.º, Guanyu Zhou, 2; 16.º, Yuki Tsunoda, 2; 17.º, Kevin Magnussen, 2; 18.º, Alexander Albon, 1

CONSTRUTORES – 1.º, Oracle Red Bull Racing, 249 pontos; 2.º, Aston Martin Aramco Cognizant F1 Team, 120; 3.º, Mercedes AMG Petronas F1 Team, 119; 4.º, Scuderia Ferrari, 90; 5.º, BWT Alpine F1 Team, 35; 6.º, McLaren F1 Team, 17; 7.º, MoneyGram Haas F1, 8; 8.º, Alfa Romeo F1 Team ORLEN, 6; 9.º, Scuderia Alpha Tauri, 2; 10.º, Williams Racing, 1

Próxima prova – AWS Gran Premio de España, dia 4 de Junho, no Circuit de Barcelona – Catalunya.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *