FÓRMULA 1

Ferrari joga em “casa” todos os trunfos

A Fórmula 1 regressa este fim de semana com o Grande Prémio de Itália, no circuito de Monza, famoso pelo ambiente proporcionado pelos “tiffosi”, criando uma atmosfera especial graças a tantos fãs apaixonados pela Ferrari.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Charles Leclerc e Carlos Sainz

As recuperações feitas pelo monegasco Charles Leclerc e pelo espanhol Carlos Sainz, ambos da Ferrari, no passado domingo, em Zandvoort, indicam que as modificações feitas no “SF-24” tornaram o carro mais competitivo.

Os milhares de “tiffosi” que, este fim-de-semana, vão acorrer a Monza, esperam a confirmação da eficácia dessas alterações para puderem festejar a vitória de um dos carros de Maranello, objetivo com que se deslocam ao traçado italiano.

Contudo, por aquilo que se viu no traçado neerlandês, a McLaren parece dispor do carro mais competitivo, face ao domínio exercido pelo inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes).

Não é, por isso, de descartar a possibilidade do inglês e do australiano Oscar Piastri (McLaren/Mercedes) estarem na luta pela vitória, tanto mais que o segundo não escondeu, em Zandvoort; ter sentido que tinha carro para ir, pelo menos, ao pódio.

Max Verstappen

Apesar de não ter vencido nenhuma das cinco últimas corridas, o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) continua no comando do campeonato, com confortáveis 70 pontos de vantagem sobre Lando Norris.

No entanto, as dificuldades que o campeão do mundo de Fórmula 1 tem sentido e não tem escondido, não podem deixar de preocupar os responsáveis da equipa.

Torna-se importante devolver a eficácia ao “RB16” sob pena da vantagem pontual desaparecer, uma vez que ainda faltam nove corridas para o final da temporada.

E se, em termos de “Mundial” de Pilotos, a vantagem de Max Verstappen é confortável, já no que diz respeito ao de Construtores, a McLaren reduziu nas últimas corridas para 30 pontos o atraso em relação à Red Bull.

Lando Norris

Mesmo conservando o título de pilotos, corre do risco de perder o de Construtores, uma vez que o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda) tem estado longe de corresponder às expectativas da equipa.

Por sua vez a Mercedes, que viu os seus pilotos vencerem três das cinco últimas corridas, parece ter reencontrado o caminho do sucesso, mesmo se em Zandvoort a penalização do inglês Lewis Hamilton (Mercedes) possa ter condicionado o resultado da equipa, e pode em Monza entrar na luta pela vitória.

A novidade da marca da estrela poderá ser o anúncio oficial da presença do italiano Kimi Antonelli como companheiro de equipa do inglês George Russell (Mercedes), em 2025, em substituição de Lewis Hamilton, que ruma à Ferrari.

Kimi Antonelli

O jovem Kimi Antonelli, de 18 anos, vai guiar o carro de George Russell no primeiro treino livre, naquele que é o regresso de um piloto italiano à Fórmula 1, o que não sucedia desde 2021, quando Antonio Giovinazzi era piloto da Alfa Romeo.

A Aston Martin, apesar de estar longe do desempenho do ano passado, deverá ser a “melhor dos outros”, embora tenha de contar com a Alpine, que parece ter melhorado com a chegada de Flavio Briatore.

Mas se Kimi Antonelli apenas fará a primeira sessão de treinos livres, o argentino Franco Colapinto, que integra a academia de pilotos da Williams, vai substituir, até ao final da temporada, o americano Logan Sargeant, afastado em consequência do violento despiste sofrido em Zandvoort e do fraco desempenho que tem tido.

Recorde-se que Franco Colapinto já tinha estado ao volante do carro do canadiano no primeiro treino livre do GP de Inglaterra, mas, mesmo que alinhe nas nove corridas que faltam para o final da temporada, que, para o ano, será o espanhol Carlos Sainz a ocupar o seu lugar.

A presença do argentino faz com que o país das pampas volte a ter um piloto na F1, o que não sucedia desde 2001, quando Gaston Mazzacane esteve ao volante de um Prost, nas quatro primeiras corridas da temporada (Austrália, Malásia, Brasil e San Marino), para ser despedido por falta de cumprimento dos compromissos financeiros assumidos.

HORÁRIO

SEXTA-FEIRA (30 DE AGOSTO)

12h30 / 13h30 – Treino livre 1

16h00 / 17h00 – Treino Livre 2

SÁBADO (31 DE AGOSTO)

11h30 / 12h30 – Treino livre 3

15h00 / 16h00 – Qualificação

DOMINGO (1 DE SETEMBRO)

14h00 – Corrida

CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”

PILOTOS – 1.º, Max Verstappen, 295 pontos; 2.º, Lando Norris, 225; 3.º, Charles Leclerc, 192; 4.º, Oscar Piastri, 179; 5.º, Carlos Sainz, 172; 6.º, Lewis Hamilton, 154; 7.º, Sergio Perez, 139; 8.º, George Russell, 132; 9.º, Fernando Alonso, 50; 10.º, Lance Stroll, 24; 11.º, Nico Hulkenberg, 22; 12.º Yuki Tsunoda, 22; 13.º, Daniel Riccardo, 12; 14.º Pierre Gasly, 8; 14.º, Oliver Bearman, 6; 16.º, Kevin Magnussen, 5; 17.º, Esteban Ocon, 5; 18.º, Alexander Albon, 4.

CONSTRUTORES – 1.º, Oracle Red Bull Racing, 434 pontos; 2.º, McLaren F1 Team, 404; 3.º, Scuderia Ferrari, 370; 4.º, Mercedes AMG Petronas F1 Team, 276; 5.º, Aston Martin Aramco F1 Team, 74; 6.º, Visa Cash App RB F1 Team, 34; 7.º, MoneyGram Haas F1 Team, 27; 8.º, BWT Alpine F1 Team, 13; 9.º, Williams Racing, 4.

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