Sainz conquista segunda “pole” consecutiva
Piloto madrileno alcançou a “’pole position” em Singapura em dia desastroso para a Red Bull. Pela primeira vez em cinco anos, nenhum dos dois Red Bull – Max Verstappen e Sérgio Pérez – passou à derradeira das três fases de qualificação.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
Mais rápido na qualificação de Monza, o espanhol Carlos Sainz (Ferrari) repetiu o feito em Singapura, mantendo o domínio da marca italiana, que se estende desde a primeira sessão de treinos livres, com a ausência da presença do neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) a ser a surpresa da sessão.
E para que não houvesse dúvidas, o espanhol foi o único a chegar ao segundo “30”, com a marca italiana a perder a hipótese de monopolizar a primeira linha da grelha, por o inglês George Russell (Mercedes) bater o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) por 0,007 segundos.
Destaque para o facto da Haas ter colocado os seus carros na Q3, com o finlandês Kevin Magnussen (Haas/Ferrari) a registar o sexto tempo, atrás, ainda, dos ingleses Lando Norris (McLaren/Mercedes) e Lewis Hamilton (Mercedes), e o alemão Nico Hulkenberg (Haas/Ferrari) o nono.
O espanhol Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes) e o francês Esteban Ocon (Alpine/Renault) a separarem os dois homens da marca americana. O neo-zelandês Liam Lawson (Alpha Tauri/Honda) completou o lote de pilotos que chegou à Q3.
Pela primeira vez, esta temporada, Max Verstappen (Red Bull/Honda) ficou fora da Q1, por 0,007 segundos, situação que não é inédita para o seu colega de equipa, o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda), que fez um pião, no lançamento da sua derradeira volta lançada, e não teve tempo de recuperar e passar a linha da meta, antes da bandeira de xadrez.
A Federação Internacional do Automóvel (FIA) publicou uma diretiva técnica dias antes da prova de Singapura que parece ter afetado especialmente os Red Bull. A FIA procurou restringir liberdades criativas ao nível da aerodinâmica, clarificando a rigidez de determinadas peças, como as asas dianteiras e traseiras.
Certo é que na primeira prova após essa clarificação, os dois Red Bull sofreram como não sofriam há cinco anos, numa temporada em que têm dominado de fio a pavio, com 14 vitórias em outras tantas corridas (12 para Verstappen e duas para Pérez).
«Já sabia que seria complicado chegar à “pole” mas não esperava isto (o 11.º lugar)», disse Max Verstappen aos jornalistas. O bicampeão mundial queixou-se que, «nas travagens, não tinha carga aerodinâmica», garantindo que não tem carro «para chegar ao pódio».
«Nesta altura, o importante é percebermos porque foi tão mau. Isso é mais importante do que tentar marcar dois pontos este fim de semana», concluiu.
Como curiosidade refira-se que o japonês Yukii Tsunoda (Alpha Tauri/Honda), que tinha feito o melhor tempo na Q1, foi o último da Q2, ao não registar qualquer tempo.
Por sua vez, o canadiano Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) ficou com o último tempo da sessão, como consequência do violento despiste que ocorreu na derradeira curva, quando completava a sua volta de qualificação, na Q1, com a bandeira vermelha a impedir que quem vinha atrás dele de melhorar os seus tempos, sendo o australiano Oscar Piastri (McLaren/Mercedes) uma das vítimas.
O Grande Prémio de Singapura é a 15.ª de 22 corridas previstas, depois do cancelamento do GP da Emilia Romagna, em maio, devido às cheias que afetaram Itália.
Max Verstappen chega como líder até aqui incontestado, com 364 pontos, contra 219 de Sérgio Pérez, que é segundo, e os 170 de Fernando Alonso, que é terceiro.
GRELHA DE PARTIDA
Carlos Sainz | |
Ferrari SF-23/Ferrari | |
1’30,984″ | |
George Russell | |
Mercedes W14/Mercedes | |
1’31,056″ | |
Charles Leclerc | |
Ferrari SF-23/Ferrari | |
1’31,063″ | |
Lando Norris | |
McLaren MCL60/Mercedes | |
1’31,270″ | |
Lewis Hamilton | |
Mercedes W14/Mercedes | |
1’31,485″ | |
Kevin Magnussen | |
Haas VF23/Ferrari | |
1’31,575″ | |
Fernando Alonso | |
Aston Martin AMR23/Mercedes | |
1’31,615″ | |
Esteban Ocon | |
Alpine A523/Renault | |
1’31,673″ | |
Nico Hulkenberg | |
Haas VF-23/Ferrari | |
1’31,808″ | |
Liam Lawson | |
Alpha Tauri AT04/Honda | |
1’32,268″ | |
Max Verstappen | |
Red Bull RB19/Honda) | |
1’32,173″ | |
Pierre Gasly | |
Alpine A523/Renault | |
1’32,274″ | |
Sergio Perez | |
Red Bull RB19/Honda) | |
1’32,310″ | |
Alexander Albon | |
Williams FW45/Mercedes | |
1’33,719″ | |
Yuki Tsunoda | |
Alpha Tauri AT04/Honda | |
sem tempo | |
Valtteri Bottas | |
Alfa Romeo C43/Ferrari | |
1’32,809″ | |
Oscar Piastri | |
McLaren MCL60/Mercedes | |
1’32,902″ | |
Logan Sargeant | |
Williams FW45/Mercedes | |
1’32,352″ | |
Guanyu Zhou | |
Alfa Romeo C43/Ferrari | |
1’33,258″ | |
Lance Stroll | |
Aston Martin AMR23/Mercedes | |
1’33,397″ | |
Carlos Sainz | |
Ferrari SF-23/Ferrari | |
1’30,984″ | |
George Russell | |
Mercedes W14/Mercedes | |
1’31,056″ | |
Charles Leclerc | |
Ferrari SF-23/Ferrari | |
1’31,063″ | |
Lando Norris | |
McLaren MCL60/Mercedes | |
1’31,270″ | |
Lewis Hamilton | |
Mercedes W14/Mercedes | |
1’31,485″ | |
Kevin Magnussen | |
Haas VF23/Ferrari | |
1’31,575″ | |
Fernando Alonso | |
Aston Martin AMR23/Mercedes | |
1’31,615″ | |
Esteban Ocon | |
Alpine A523/Renault | |
1’31,673″ | |
Nico Hulkenberg | |
Haas VF-23/Ferrari | |
1’31,808″ | |
Liam Lawson | |
Alpha Tauri AT04/Honda | |
1’32,268″ | |
Max Verstappen | |
Red Bull RB19/Honda) | |
1’32,173″ | |
Pierre Gasly | |
Alpine A523/Renault | |
1’32,274″ | |
Sergio Perez | |
Red Bull RB19/Honda) | |
1’32,310″ | |
Alexander Albon | |
Williams FW45/Mercedes | |
1’33,719″ | |
Yuki Tsunoda | |
Alpha Tauri AT04/Honda | |
sem tempo | |
Valtteri Bottas | |
Alfa Romeo C43/Ferrari | |
1’32,809″ | |
Oscar Piastri | |
McLaren MCL60/Mercedes | |
1’32,902″ | |
Logan Sargeant | |
Williams FW45/Mercedes | |
1’32,352″ | |
Guanyu Zhou | |
Alfa Romeo C43/Ferrari | |
1’33,258″ | |
Lance Stroll | |
Aston Martin AMR23/Mercedes | |
1’33,397″ |