WRC

Ogier conserva comando e Rovanperä aproxima-se

O francês Sébastien Ogier (Toyota GR Yaris Rally1) manteve este sábado a liderança do Rali de Monte Carlo, prova de abertura do Campeonato do Mundo da especialidade, mas viu a vantagem reduzida na última das seis especiais.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (auto.look2010@gmail.com)

Sébastien Ogier e Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1)

O velho ditado “tudo como dantes, quartel-general em Abrantes” pode ser aplicado ao terceiro dia do Rali de Monte Carlo, prova de abertura do Campeonato do Mundo de Ralis, com Sébastien Ogier a ver a vantagem reduzida a 16 segundos na última das seis especiais do dia.

Os três primeiros, o francês Sébastien Ogier (Toyota GR Yaris Rally1), o finlandês Kalle Rovanpera (Toyota GR Yaris Rally1) e o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1) mantiveram as respetivas três primeiras posições em que saíram de manhã do Principado.

O mesmo cenário sucedeu-se entre o pelotão dos RC2, com o russo russo Nikolay Gryazin (Skoda Fabia RS Rally2) a manter-se à frente dos franceses Yohan Rossel (Citroen C3 Rally2).

Ao ser o mais rápido em três das seis especiais do dia, Kalle Rovanpera reduziu de 36 segundos para 16 a desvantagem em relação a Sébastien Ogier, mas ficou a sensação de que o francês entrou em modo de gestão para não ser surpreendido pelo piso escorregadio das classificativas.

Kalle Rovanpera e Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1)

Apesar da escassa diferença, tudo aponta para que a experiência do francês seja suficiente para lhe garantir o triunfo, à frente do campeão do mundo em título e de Thierrey Neuville, que parte para os derradeiros quatro troços com os mesmos 16 segundos de atraso para o finlandês, que este tem para o piloto da Toyota.

Thierry Neuville, que se vinha queixando de alguns problemas de aderência – os pneus designados para esta ronda foram os supermacios e os macios, a contar com o gelo que não se confirmou –, deu à Hyundai Motorsport a primeira vitória do ano em especiais, vencendo a quarta e a quinta das seis que compunham o dia.

Sébastien Ogier, que corre praticamente em casa – é natural de Gap, cidade próxima do centro nevrálgico da prova –, optou por uma toada mais defensiva da parte da tarde, permitindo a aproximação da concorrência.

Thierry Neuville e Martijn Windaeghe (Hyundai i20 N Rally1)

«A vantagem deve ser suficiente. Esta última especial era a mais propícia para furos pelo que tive mais calma e estou contente por já ter terminado», declarou o piloto francês da Toyota no final da 14.ª classificativa, a última deste sábado.

Kalle Rovanperä, que teve um arranque discreto da prova na quinta-feira, hoje mostrou o ritmo que fez dele o mais precoce campeão mundial da história da competição, em 2022, vencendo duas das três classificativas da manhã. Ogier venceu a outra.

«Estou muito próximo do limite. Quando há muita terra na estrada, o carro torna-se mais difícil de guiar. Mas, quando o asfalto está limpo, estou bem», frisou Kalle Rovanperä.

Elfyn Evans e Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1)

Atrasado, ontem, o inglês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1) ascendeu ao quarto lugar, à frente do estónio Ott Tanak (Ford Puma Rally1), ainda em fase de adaptação ao novo carro, enquanto o japonês Takamoto Katsuta (Toyota GR Yaris Rally1) coloca o quarto carro da marca japonesa a fechar o lote dos seis primeiros, numa confirmação da superioridade do construtor nipónico.

 

De fora ficou já o francês Pierre-Louis Loubet (Ford Puma Rally1), devido a despiste, enquanto o finlandês Esapekka Lappi (Hyundai i20 N Rall1) sofreu um furo e caiu para oitavo, a mais de três minutos de Ogier.

 

Ott Tanak e Martin Jarveoja (Ford Puma Rally1)

A exemplo do que sucedeu entre os Rally1, também a diferença diminuiu entre os RC2, com Yohan Rossel a reduzir de 29,7” para 15,2” o atraso em relação a Nikolay Gryazin, enquanto, na derradeira especial do dia, o espanhol “Pepe” Lopez (Hyundai i20 N Rally2) conseguiu ascender ao terceiro lugar do grupo, por troca com o francês Stéphane Lefebvre (Citroen C3 Rally2), que está a escassos 2,9” de regressar ao lugar mais baixo do pódio entre os RC2.

Amanhã, último dia de prova, as equipas vão ter de percorrer duas vezes as classificativas de Lucéram/Lantosque (18,82 km) e La Bollène-Vésubie/Col de Turini, esta já feita na quinta-feira e cuja segunda passagem funciona como “Power Stage”, que distribui 15 pontos pelos cinco mais rápidos. Ao todo, serão 67,88 quilómetros cronometrados.

CLASSIFICAÇÃO APÓS 14 ESPECIAIS

1.º Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1), 2.27’11,5”; 2.º Kalle Rovanpera/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1), a 16,0”; 3.º Thierry Neuville/Martijn Windaeghe (Hyundai i20 N Rally1), a 32,0”; 4.º Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), a 56,5”; 5.º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford Puma Rally1), a 1’37,3”; 6.º Takamoto Katsuta/Aaron Jonhstone (Toyota GR Yaris Rally1), a 2’15,7”; 7.º Dani Sordo/Cândido Carrera (Hyundai i20 N Rally1), a 3.08’8”; 8.º Esapekka Lappi/Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1), a 3’11,4”; 9.º Nikolay Gryazin/Konstantin Aleksandrov (Skoda Fabia RS Rally2), a 8’06,1” (1.º RC2); 10.º Yohan Rossel/Arnaud Dunand (Citroen C3 Rally2), a 8’21,3”.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *