DAKAR

Saudita Yazeed Al Rajhi vitorioso em “casa”

O piloto português João Ferreira (Yamaha) foi hoje terceiro classificado entre os veículos ligeiros protótipos na sétima de 14 etapas da 45.ª edição do rali Dakar de todo-o-terreno. O navegador Paulo Fiúza ajudou o lituano Vaidotas Zala a alcançar o seu melhor resultado na prova nos automóveis, atrás d vencedor Yazeed Al-Rahji.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (auto,look2010@gmail.com)

As condições atmosféricas continuam condicionar a evolução do “Dakar”, com a organização, a cargo da ASO, a ter, nos últimos dias, de “inventar” soluções para superar os estragos que as fortes chuvadas têm provocado nos trajetos e nos locais escolhidos para os acampamentos.

Por isso decidiu que, hoje, motos e “quads” não saiam do acampamento permitindo aos pilotos recuperarem, do ponto de vista físico, do desgaste dos últimos dias e às equipas de mecânicos repararem os estragos nas referidas máquinas.

Nos automóveis, o qatari Nasser Al-Attiyah (Toyota), penalizado por abrir a pista e sem a referência das trajetórias das motos, teve o primeiro dia difícil, sendo apenas 14.º, a quase 20 minutos do saudita Yazeed Al-Rahji (Toyota), que venceu o Setor Seletivo.

O lituano Vaidotas Zala (Hunter) que, acompanhado por Paulo Fiúza, alcançou o seu melhor resultado na prova, cotando-se o segundo mais rápido a concluir a etapa, a 8m54s do saudita Yazeed Al Rajhi. O francês Guerlain Chicherit (BRX) foi terceiro, a 10m15s do vencedor.

Apesar do tempo perdido, Nasser Al-Attiyah conserva o comando com mais de uma hora de avanço sobre o segundo, o sul-africano Henk Lategan (Toyota), o seu escudeiro na equipa oficial do construtor japonês, numa altura em que aqueles que podiam ser os seus mais diretos adversários, os Audi, estão fora da discussão pelo triunfo.

O sueco Mattias Ekstrom, o melhor, a atrasar-se depois de perder muito tempo a reparar a suspensão danificada, em consequência de uma pancada numa pedra, estando a quase cinco horas do qatari. Por seu turno, o brasileiro Lucas Moraes (Toyota) ocupa a terceira posição, a 1h11m24s de Nasser Al-Attiyah.

O francês Sébastien Loeb (BRX) aproveitou os contratempos dos adversários na etapa anterior e subiu hoje ao quinto lugar, mas já a 1h54m17s do líder.

JOÃO FERREIRA E FILIPE PALMEIRO IMPLACÁVEIS

Nos SSV, nos T3, destaque para o terceiro tempo lugar de João Ferreira e Filipe Palmeiro (Yamaha X-Raid). O piloto de Leiria esteve hoje implacável entre os veículos ligeiros protótipos na sétima de 14 etapas da 45.ª edição do rali Dakar de todo-o-terreno.

O campeão nacional de todo-o-terreno, que liderou grande parte da tirada de hoje, com 333 quilómetros cronometrados entre Riade e Al Duwadimi, acabou a 1m58s do vencedor, o norte-americano Mitchell Guthrie (BFG).

O chileno Chaleco Lopez (Can-Am), que manteve um duelo intenso com o português durante a tirada, foi o segundo, a 1m45s do vencedor. O também português João Pedro Ré, que navega o saudita Saleh Alsaif (CAN-AM X3), foi 10.º no Setor Seletivo e manteve o sexto lugar na geral.

O piloto de Almargem do Bispo, Hélder Rodrigues, navegado por Gonçalo Reis, conduziu o Can-Am ao 13.º lugar, a 19m58s do vencedor. Já o leiriense Ricardo Porém, que partiu um amortecedor, acabou na 36.ª posição.

Em termos de geral, o belga Guillaume De Mevius (T3) conserva o comando, com o americano Austin Jones (BRP Maverick) a ser o seu mais direto perseguidor, com a diferença a ser inferior a 10 minutos, o que os deixa como candidatos ao triunfo, uma vez que o terceiro, o americano Seth Quintero (BRP Maverick) está já a mais de uma hora dos dois da frente.

Nos T4, mau dia para o brasileiro Rodrigo Luppi de Oliveira (CAN-AM Maverick XRS Turbo) que caiu para sexto, com o lituano Rokas Basciuka (CAN-AM Maverick XRS Turbo) a assumir o comando à frente dos polacos Marek Gozcal (CAN-AM Maverick XRS Turbo) e Eryk Gozcal (CAN-AM Maverick XRS Turbo), com os três a estarem separados por menos de 10 minutos.

Amanhã, se as condições atmosféricas o permitirem a prova prossegue de modo normal, com os concorrentes a terem de enfrentar um Setor Seletivo de 346 km, que começa por serpentear por um vale, entre montanhas, para passar pelo deserto e terminar com pistas rolantes, com todos a pensarem no dia de descanso no domingo.

CLASSIFICAÇÕES

SECTOR SELECTIVO (333 KM)

AUTOMÓVEIS – 1.º, Yazzed Al-Rahji (Toyota), 3.06’23”, 2.º, Vaidotas Zala/Paulo Fiúza (Hunter), 3.15’17”; 3.º, Guerlain Chicherit/Alex Winocq (Hunter), 3.16’38”; 4.º, Giniel de Villiers/Dennis Murphy (Toyota), 3.17’44”; 5.º, Brian Baragwanath/Leonard Cremer (Century), 3.19’42”; 6.º, Henk Lategan/Brett Cummings (Toyota), 3.19’49”; 7.º, Mathieu Serradori/Loic Minaudier (Century), 3.20’26”; 8.º, Pierre Lachaume/François Beguin (Optimus), 3.22’28”; 9.º, Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (Hunter), 3.22’42”; Guoyu Zhang/Jean-Pierre Garcin (BJ40), 3.22’55”; …; 35.º, Gintas Petrus/José Marques (Optimus), 3.58’48”

SSV (T3) – 1.º, Mitchell Guthrie/Kellon Walch (By MCE-5 Development), 3.39’37”; 2.º, Francisco Lopez Cortado/Juan Pablo Latrach (CAN-AM XRS), 3.41’22”; 3.º, João Ferreira/Filipe Palmeiro (Yamaha X-Raid), 3.41’35”; 4.º, Seth Quintero/Dennis Zenz (BRP Maverick), 3.42’30”; 5.º, Ignacio Casale/Alvaro Leon (Yamaha X-Raid), 3.43’41”; …; 10.º, Saleh Alsaif/João Pedro Ré (CAN-AM X3), 3.54’09”; …; 13.º, Hélder Rodrigues/Gonçalo Reis (CAN-AM Maverick XRS), 3.59’35”; …; 36.º, Ricardo Porém/Agusto Sanz (Yamaha X-Raid), 5’32’23”

SSV (T4) – 1.º, Rokas Baciuska/Oriol Vidal (CAM-AM Maverick XRS Turbo), 3.45’34”; 2.º, Cristiano Batista/Fausto Mota (CAN-AM Maverick X3), 3’46’37”; 3.º, Yasir Seaidan/Alexey Kuzmich (CAN-AM Maverick XRS Turbo), 3.48’25”; 4.º, Eryk Gozcal/Oriol Mena (CAN-AM Maverick XRS Turbo), 3.48’40”; 5.º, Marek Gozcal/Maciej Marton (CAN-AM Maverick XRS Turbo), 3.49,01”; …; 12.º, Bruno Conti de Oliveira/Pedro Bianchi Prata (CAN-AM Maverick), 3.57’37”

GERAL

AUTOMÓVEIS – 1.º, Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Toyota), 27.26’23”; 2.º, Henk Lategan/Brett Cummings (Toyota), a 1.01’04”; 3.º, Lucas Moraes/Timo Gottschalk (Toyota), a 1.11’24”; 4.º Giniel De Viliers/Dennis Murphy (Toyota), a 1.44’38”; 5.º, Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (Hunter), a 1.54’17”; 6.º Romain Dumas/Max Delfino (Toyota), a 2.12’30”; 7.º, Brian Baragwanath/Leonard Cremer (Century), a 2.14’40”; 8.º, Martin Prokop/Viktor Chytka (Raptor RS Cross Country), a 2.17’26”; 9.º, Wei Han/Ma Li (SMG), a 2.51’38”; 10.º, Lionel Baud/Rémi Boulanger (Toyota), a 3’17,59”; …; 48.º, Vaidotas Zala/Paulo Fiúza (Hunter), a 67.51’59”; 49.º, Gintas Petrus/José Marques (Optimus), 68.28’26”

SSV (T3) – 1.º, Guillaume De Mevius/François Cazalet (OT3), 31.43’12”; 2.º, Austin Jones/Gustavo Gugelmin (BRP Maverick), a 8’29”; 3.º, Seth Quintero/Dennis Zenz (BRP Maverick), a 1.02’55”; 4.º, Francisco Lopez Cortado/Juan Pablo Latrach (CAN-AM XRS), a 2.38’55”; 5.º, Cristina Gutierrez/Pablo Moreno (BRP Maverick), a 2.56’45”; 6.º, Saleh Alsaif/João Pedro Ré (CAN-AM X3), a 3.41’14”; …;  17.º, Ricardo Porém/Agusto Sanz (Yamaha X-Raid), a 11.00’44”; …; 29.º, Hélder Rodrigues/Gonçalo Reis (CAN-AM Maverick XRS), 34.17’46”; …; 34.º, João Ferreira/Filipe Palmeiro (Yamaha X-Raid), a 45.02’03”

SSV (T4) – 1.º, Rokas Baciuska/Oriol Vidal (CAN-AM Maverick XRS Turbo), 33.08’46”; 2.º, Marek Gozcal/Maciej Marton (CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 5’42”; 3.º, Eryk Gozcal/Oriol Mena (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 6’23”; 4.º, Gerard Farres Guell/Diego Ortega (CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 11’28”; 5.º, Michal Gozcal/Szymon Gospodarczyk (CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 18’28”; …; 9.º, Bruno Conti de Oliveira/Pedro Bianchi Prata (CAN-AM Maverick), a 1.55’55”.

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