DAKAR

Loeb vence quarta etapa envolta em polémica

O piloto francês Sébastien Loeb (BRX) venceu hoje a quarta etapa dos automóveis na 45.ª edição do rali Dakar de todo-o-terreno, que se disputa até dia 15 na Arábia Saudita.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (auto.look2010@gmail.com)

Nos automóveis assistiu-se a um intenso duelo entre os franceses Sebastien Loeb (BRX) e Stéphane Peterhansel (Audi), que terminaram separados por 13”, deixando o terceiro, o espanhol Carlos Sainz (Audi) a quase dois minutos.

O final da etapa ficou marcado pela decisão da Federação Internacional do Automóvel (FIA) em permitir aos Audi aumentarem a potência, de acordo com o regulamento deste ano, numa medida que pretende equilibrar a luta pela vitória, denominada Equivalência de Tecnologia.

A decisão foi já contestada pelo qatari Nasser Al-Attiyah (Toyota), líder da classificação geral, que esta quarta-feira foi quarto classificado, a 2m05s do vencedor.

«Que surpresa darem mais 11 cavalos aos nossos adversários. Obrigado por matarem a corrida antes de tempo», escreveu o qatari na sua conta do Instagram.

O sueco Mathias Ëkstrom (Audi) respondeu, dizendo que Nasser deveria «seguir os acordos e os métodos de medição acordados antes da corrida e deixar a FIA fazer o seu trabalho».

Carlos Sainz, que liderou nos primeiros dias, frisou que não quer «mais potência, mas igualdade”, enquanto a Audi considera que é “uma decisão justa”, pois os seus carros perdem “em aceleração».

A marca germânica aproveitou o dia para homenagear o norte-americano Ken Block, falecido na segunda-feira, vítima de um acidente com uma mota de neve nos Estados Unidos.

Sétimo no SS de ontem, o lituano Vaidotas Zala (Hunter), que é navegado pelo português Paulo Fíúza, não completou o SS e sofreu a respetiva penalização, a exemplo do que sucedeu com o seu compatriota Gintas Petrus (Optimus, que é acompanhado por José Marques, que acompanha o lituano Gintas Petrus (Optimus), foi 37.º no SS.

Nos SSV, um dia depois de, nos T4, Fausto Mota ter levado o brasileiro Cristiano Baptista (Can-AM Maverick XRS Turbo) ao triunfo no SS, João Ferreira/Filipe Palmeiro (Yamaha X-Raid), nos T3, terminaram o SS em segundo, a 5m49s do americano Mitchel Guthrie (By MCE-5 Development).

O campeão nacional de todo-o-terreno liderou parte da tirada, terminando num honroso segundo lugar. O belga Guillaume de Mevius (GRALLY Team) foi terceiro, a 6m14s.

«Foi uma etapa muito boa e o resultado é muito saboroso. Depois de dois dias muito difíceis e que mexem com o nosso psicológico e físico, acaba por ser uma boa forma de tirar a pressão. Estamos neste Dakar para ganhar mais consistência, aprender e evoluir e tanto os bons como os maus resultados são importantes para o nosso futuro nesta e noutras provas», disse o piloto de Leiria.

Ricardo Porém (Yamaha) foi 15.º, enquanto Hélder Rodrigues (Can-Am) voltou a ter problemas e foi apenas 40.º, somando 23h40m de penalização.

Nos T4, para SSV derivados de Série, David Megre, que navega para o espanhol Ricardo Suarez (Ramilo), foi o melhor português, na sétima posição, enquanto na oitava posição é ocupada por Pedro Bianchi Prata, que acompanha o brasileiro Bruno Conti Oliveira (CAN-AM Maverick).

A etapa desta quarta-feira volta a ter partida e chegada a Ha’il com os concorrentes a terem de enfrentar um SS de 373 km, predominantemente em areia mole, que pode dificultar o avanço, e com dunas, cuja transposição não é fácil, sem preciso descobrir qual o melhor local para o fazer.

CLASSIFICAÇÕES

SECTOR SELECTIVO (425 KM)

AUTOMÓVEIS – 1.º, Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (Hunter), 4.11’34”; 2.º Stéphane Peterhansel/Edouard Boulanger (Audi), 4.11’47”; 3.º, Carlos Sainz/Lucas Cruz (Audi), 4.13’24”; 4.º, Nasser Al-Atiyah/Mathieu Baumel (Toyota), 4.13’40”; 5.º, Yazzed Al-Rahji/Dirk von Zitzewitz (Toyoya), 4.18’38”; 6.º, Henk Lategan/Brett Cummings (Toyota), 4.22’19”; 7.º, Mattias Ekstrom/Emil Bergvist (Audi), 4.22’19”; 8.º, Lucas Moraes/Timo Gottschalk (Overdrive), 4.25’22”; 9.º, Giniel De Villers/Dennis Murphy (Toyota), 4.27’45”; 10.º, Romain Dumas/Max Delfino (Toyota), 4.43’56”; …; 45.º, Vaidotas Zala/Paulo Fiúza (Hunter), 34.50’00”; …; 47.º, Gintas Petrus/José Marques (Optimus), 35.30’00”

SSV (T3) – 1.º, Mitchel Guthrie/Kellow Walch (By MCE-5 Development), 5.01’55”; 2.º, João Ferreira/Filipe Palmeiro (Yamaha X-Raid), 5.07’44”; 3.º, Guillaume De Mevius/François Cazalet (OT3), 5.08’09”; 4.º, Austin Jones/Gustavo Gugelmin (BRP Maverick), 5.12’17”; 5.º, Santiago Navarro/Adrien Metge (CAN-AM Maverick X3), 5.41’08”; …; 15.º, Ricardo Porém/Agusto Sanz (Yamaha X-Raid), 6’24’58”; …; 21.º, Saleh Alsaif/João Pedro Ré (CAN-AM X3), 6.41’42”

SSV (T4) – 1.º, Erik Gozcal/Oriol Mena (CAN-AM Maverick XRS Turbo), 5.18’41”; 2.º, Gerard Farres Guell/Diego Ortega (CAN-AM Maverick XRS Turbo), 5.22’10”; 3.º, Marcel Gozcal/Maciej Marton (CAN-AM Maverick XRS Turbo), 5.25’31”; 4.º, Rodrigo Luppi de Oliveira/Maykel Justo (CAN-AM Maverick XRS Turbo), 5.26’16”; 5.º, Yasir Seaidan/Alexey Kuzmich (CAN-AM Maverick XRS Turbo), 5.27’57”; …; 7.º, Ricardo Suarez/David Megre (CAN-Maverick XRS Turbo), 5.39’00”; …; 21.º, Cristiano Batista/Fausto Mota (CAN-AM Maverick X3), 6’06’03”; 22.º, Bruno Conti de Oliveira/Pedro Bianchi Prata (CAN-AM Maverick), 6.07’43”; …;

GERAL

AUTOMÓVEIS – 1.º, Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Toyota), 16.14’13”; 2.º, Yazeed Al Rahji/Dirk Von Zitwewitz (Toyota), a 18’18”; 3.º, Stéphane Peterhansel/Edouard Boulages (Audi), a 18’52”; 4.º, Carlos Sainz/Lucas Cruz (Audi), a 32’55”; 5.º, Henk Lategan/Brett Cummings (Toyota), a 45’25”; 6.º, Lucas Moraes/Timo Gottschalk (Overdrive), a 45’27”; 7.º Giniel De Viliers/Dennis Murphy (Toyota), a 46’13”; 8.º, Mattias Ekstrom/Emil Begkvist (Audi), a 50’00”; 9.º, Martin Prokop/Viktor Chytka (Raptor RS Cross Country), a 1.14’43”; 10.º Erik van Loon/Sébastien Delaunay (Toyota), a 1.15’40”; …; 45.º, Gintas Petrus/José Marques (Optimus), a 23.33’23”; …; 47.º, Vaidotas Zala/Paulo Fiúza (Hunter), a 67.30’42”

SSV (T3) – 1.º, Mitchel Guthrie/Kellow Walch (By MCE-5 Develoment), 18.59’47”, 2.º, Guillaume De Mevius/François Cazalet (OT3), a 1’29”; 3.º, Austin Jones/Gustavo Gugelmin (BRP Maverick), a 11’31”; 4.º, Seth Quintero/Dennis Zenz (BRP Maverick), a 1.21’46”; 5.º, Cristina Gutierrez/Pablo Moreno (BRP Maverick), a 2.29’52”; …; 7.º, Saleh Alsaif/João Pedro Ré (CAN-AM X3), a 3.04’29”; …; 18.º, Ricardo Porém/Agusto Sanz (Yamaha X-Raid), a 5.54’54”; …; 23.º, João Ferreira/Filipe Palmeiro (Yamaha X-Raid), a 40.13’30”

SSV (T4) – 1.º, Rodrigo Luppi de Oliveira/Maykel Justo (CAN-AM Maverick XRS Turbo), 20.05’55”; 2.º, Eryk Gozcal/Oriol Mena (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 14’04”; 3.º, Rokas Baciuska/Oriol Vidal (CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 24’57”; 4.º, Marcel Gozcal/Maciej Marton (CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 28’39”; 5.º, Gerard Farres Guell/Diego Ortega (CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 30’12”; …; 8.º, Bruno Conti de Oliveira/Pedro Bianchi Prata (CAN-AM Maverick), a 1.23’23”; …;  10.º, Cristiano Batista/Fausto Mota (CAN-AM Maverick X3), a 1.39’56”; …; 30.º, Ricardo Suarez/David Megre (CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 39.47’48”.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *