DAKAR

IVECO pronta a abraçar o desafio no Dakar 2023

A aventura através das dunas mais esperada do ano está na mira da IVECO que vai disputar a 45.ª edição do Dakar, uma vez mais demonstrando o poder e a fiabilidade dos seus camiões, contando com as prestações de duas equipas: Boss Machinery Team de Rooy IVECO e Eurol Team de Rooy IVECO. Janus van Kasteren jr, Vick Versteijnen e a dupla pai e filho Martin e Mitchel van den Brink irão estar ao volante dos quatro camiões IVECO Powerstar.

(auto.look2010@gmail.com)

A IVECO irá, uma vez mais, participar no histórico Dakar com duas equipas: Boss Machinery Team de Rooy IVECO e Eurol Team de Rooy IVECO, que estão já a aquecer os motores do arranque da mais demolidora competição de rally-raid do mundo, o que acontecerá pela quarta vez na Arábia Saudita, entre os dias 31 de Dezembro de 2022 e 15 de Janeiro de 2023.

A IVECO irá ser o patrocinador oficial das duas equipas, fornecendo-lhes os veículos, mecânicas e peças sobressalentes. Todos os camiões IVECO Powerstar contam com motores IVECO Cursor 13 com um máximo de 1000 cv, especialmente concebidos pela FPT Industrial, entidade igualmente integrante do Iveco Group e líder global especializado em tecnologias avançadas de motores, veículos equipados com as mais recentes atualizações em termos de set-up de suspensões e de sistemas de enchimento de pneus.

Esta nova edição do Dakar – que contará com 365 veículos em competição – regressa à Arábia Saudita mas numa nova rota que será um verdadeiro teste de resistência extrema. Os concorrentes irão percorrer uma distância total superior a 8.500 km em terrenos de dureza variável, começando nas margens do Mar Vermelho e cruzando a linha de chegada em Damman, no lado oposto da Península Arábica.

O nível de dificuldade foi uma vez mais aumentado para esta edição que irá colocar à prova as capacidades de pilotos e máquinas, ao longo de cerca de 5.000 km de setores especiais, que compreendem um prólogo e 14 etapas, nos quais se inclui uma incursão de quatro dias no oceano de dunas do chamado Empty Quarter e uma etapa Maratona, onde tripulações e camiões irão competir sem assistência externa.

EUROL TEAM DE ROOY IVECO

Mitchel van den Brink fez a sua estreia competitiva com apenas 16 anos, quando se juntou ao seu pai Martin como mecânico/co-piloto no Dakar 2019, tornando-se no mais jovem participante de sempre neste rali. Estará agora ao volante do IVECO Powerstar #511, sendo navegado por Moises Torrallardona e tendo Jarno Van De Pol como mecânico.

Martin van den Brink, lenda do Dakar desde 2009, irá ter como co-piloto Rijk Mouw e como mecânico Erik Kofman. O oitavo classificado no Dakar de 2021, irá estar agora ao volante do IVECO Powerstar #506, tendo como objetivo melhorar essa prestação.

BOSS MACHINERY TEAM DE ROOY IVECO

Janus van Kasteren jr é um piloto de ralis e irá fazer o Dakar pela quarta vez na sua carreira, assumindo o volante do IVECO Powerstar (#502), sendo acompanhado por Marcel Snijders (co-piloto) e Darek Rodewald (mecânico). Pretende capitalizar a experiência acumulada nas anteriores edições da prova, pretendendo fazer melhor do que o 6.º lugar que alcançou na edição de 2020.

O holandês Vick Versteijnen teve o seu batismo no Dakar em 2015, apresentando-se, agora, ao volante do IVECO Powerstar (#504), tendo a bordo o co-piloto Teun Van Dal e o mecânico Andreas Van Der Sande.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *