WEC

Sebastian Vettel em testes com o Porsche 963

Piloto alemão e campeão de Fórmula 1 por quatro ocasiões em teste de resistência com o Porsche 963 da Porsche Penske Motorsport, em Aragão, efetuando 581 quilómetros num total de 118 voltas ao traçado espanhol.

carlos.sousa@autolook.pt

O tetracampeão mundial de Fórmula 1, Sebastian Vettel, testou com sucesso o Porsche 963 no Motorland Aragón. O piloto alemão completou um total de 118 voltas num total de 581 quilómetros ao longo de duas passagens duplas. Para Sebastian Vettel, foi o primeiro teste em pista com um protótipo híbrido de acordo com os regulamentos da LMDh. A Porsche Penske Motorsport está a preparar as 24 Horas de Le Mans, a desenvolver nos dias 15 e 16 de junho, com um teste de resistência no circuito de 5,345 quilômetros perto de Alcañiz, em Espanha.

Com a pista seca e com temperaturas entre 20 e 25 graus Celsius e 10 a 13 graus de ar frio, o campeão de Fórmula 1 completou cerca de duas distâncias do Grande Prêmio em Aragón sem problemas.

«É claro que também estou atento a outras modalidades do automobilismo e conheço muitos pilotos que atuam no WEC e em Le Mans. A certa altura, a minha curiosidade era tão grande que tive a ideia de experimentar sozinho a oportunidade de testar um hipercarro atual com o 963», disse Sebastian Vettel.

«Depois do ajuste dos bancos, da sessão de simulador e do lançamento em Weissach, já tive uma boa sensação. Dirigir o Porsche 963 na pista em Aragão – foi definitivamente divertido. Primeiro tive que me acostumar com tudo e encontrar o meu ritmo. A experiência de dirigir é diferente por causa do teto sobre a cabeça, além de lidar com o peso maior e os pneus. Os pilotos de fábrica da Porsche foram muito prestativos e explicaram-me o que era especial e o que eu precisava para me acostumar, pelo que tornou-se tudo mais fácil para mim», acrescentou o piloto germânico.

A equipa de trabalho da Porsche Penske Motorsport venceu a abertura da temporada do Campeonato Norte-americano IMSA WeatherTech SportsCar, as 24 Horas de Daytona e a primeira corrida deste ano do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC) no Qatar com aproximadamente 500 kW (680 hp) Porsche 963. No ponto alto do WEC, as 24 Horas de Le Mans, a recordista Porsche almeja a sua 20.ª vitória à geral.

«Aragão é um dos poucos lugares na Europa onde podemos correr 24 horas por dia e dá-nos a oportunidade de correr 36 horas seguidas em preparação para Le Mans. A reta bastante longa dá-nos a velocidade máxima de mais de 300 km/h que vemos no Circuit des 24 Heures», explica, por seu turno, Jonathan Diuguid, diretor geral da Porsche Penske Motorsport.

«Ter Sebastian Vettel aqui é uma oportunidade única para a equipa. Ele é quatro vezes campeão mundial de Fórmula 1 e tem enorme experiência com sistemas híbridos e carros de corrida de alto desempenho. Ter a sua nova perspetiva única sobre onde o carro está e dá “feedback” sobre os nossos sistemas e desempenhos são uma oportunidade única. Estamos felizes por tê-lo aqui. Ele saiu do carro com um sorriso que é muito bom», acrescentou, Jonathan Diuguid.

Além de Sebastian Vettel, um total de sete pilotos de fábrica da Porsche participaram no teste de resistência: Matt Campbell (Austrália), Michael Christensen (Dinamarca) e Frédéric Makowiecki (França) dividiram o Porsche 963 com o número 5 no WEC, enquanto Kévin Estre (França), André Lotterer (Alemanha) e Laurens Vanthoor dirigiram o carro irmão, com o número 6. Eles juntaram-se em Aragão ao atual campeão do DTM, Thomas Preining, da Áustria.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *