FÓRMULA 1

Mudanças principais no formato “Sprint” e DRS

O Grande Prémio de Fórmula 1 Gulf Air Bahrain 2024 começa esta quinta-feira, dando início oficialmente ao Campeonato Mundial de 2024 e às comemorações do 20º aniversário do Reino do Bahrein na primeira divisão do automobilismo.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Terminados os três dias de testes, as equipas tiveram uma semana para analisar os dados fornecidos pelo trabalho feito e procurar encontrar maneira de corrigir os erros detetados para que, esta quinta-feira, no arranque da primeira sessão de treinos livres, para o primeiro Grande Prémio da mais longa temporada da história da F1, quando tudo passa a ser a sério.

Serão 24 corridas, entre o início de março e o início de dezembro, o que vai implicar “jornadas duplas”, como acontece no começo do campeonato, com a corrida na Arábia Saudita a ter lugar uma semana depois da corrida deste fim-de-semana no Bahrain.

A situação repetir-se-á nos Grandes Prémios da Emila Romagna e Mónaco, da Áustria e da Inglaterra, Hungria e Bélgica, Holanda e Itália, Azerbaijão e Singapura e Qatar e Abu Dhabi, havendo ainda uma situação em que haverá corridas em três fins-de-semana seguidos, o que acontecerá na sequência Estados Unidos, México e Brasil.

De referir que há dois países, Estados Unidos e Itália, que recebem o campeonato por mais de uma vez, com três idas (Miami, Las Vegas e Austin) aos Estados Unidos e duas (Imola e Monza) a Itália.

No que diz respeito a novidades, elas não acontecem no setor dos pilotos, já que vão estar em ação os mesmos que competiram o ano passado, ainda que em 2025 muitas mudanças devam acontecer, como consequência do inglês Lewis Hamilton ter anunciado, antes do começo do campeonato deste ano, que, para o ano, vai trocar a Mercedes pela Ferrari.

Elas acontecem com o facto de, pela primeira vez, haver corridas ao sábado, o que acontece no Bahrain, na Arábia Saudita e em Las Vegas, e de o DRS poder ser utilizado logo a partir da segunda volta, com o objetivo de permitir mais ultrapassagens nas corridas “Sprint”.

As corridas “Sprint” continuam e terão lugar na China, Miami, Áustria, Austin, Brasil e Qatar, com o horário a ser alterado, nesses dias, com a sexta-feira a servir para os treinos livres e para a qualificação da corrida de sábado.

Para complicar a vida às equipas o número de unidades de potência, apesar do número de corridas ter aumentado para 24, diminuiu de quatro para três, o que vai implicar que haja mais pilotos a serem relegados para posições mais atrasadas da grelha, sempre que excedam o número de unidades permitido.

Red Bull e Alfa Romeo mudam de nome e passam a designar-se Visa Cash App e Skate F1 Team, respectivamente, com a segunda, que teve origem na Sauber a passar, a partir de 2026, a denominar-se Audi, ano em que a marca de Ingolstad entrará, de forma oficial, F1.

TUDO COMO DANTES

Por aquilo que se viu nos testes, tudo aponta para que se assista a uma repetição do que sucedeu o ano passado, face do domínio que a Red Bull exerceu, com tudo a apontar que volte a dominar as corridas.

O neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Mercedes) é o mais sério candidato à sua sucessão na lista de campeões, e o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda) a continuar como segundo piloto, podendo chegar ao triunfo, quando o campeão do mundo tiver algum problema.

O arranque da temporada vai mostrar de onde virá a maior oposição à equipa das bebidas energéticas, com a Ferrari a parecer começar o campeonato à frente da Mercedes, sendo necessário que as corridas comecem para perceber qual o estado de espírito de Carlos Sainz (Ferrari).

De referir que, de forma inesperada, o piloto espanhol foi afastado de Maranello, e o inglês Lewis Hamilton (Mercedes), quererá despedir-se da marca da estrela com uma temporada de sucesso, mas, que se o “W15” não corresponder às suas expectativas e exigências, poderá começar mais cedo na viagem para Itália.

As dúvidas estão centradas naquilo que McLaren e Aston Martin poderão fazer, que partem com a expectativa de entrarem de forma regular na discussão das primeiras posições das grelhas e das vitórias confiantes que os MCL38 e o AMR24, respectivamente, são mais eficazes que os seus antecessores.

CALENDÁRIO 2024

DATA PAÍS CIRCUITO
2 de Março Bahrein Sakhir
9 de Março Arábia Saudita Jeddah
24 de Março Austrália Melbourne
7 de Abril Japão Suzuka
21 de Abril China Xangai
5 de Maio Estados Unidos Miami
19 de Maio Emilia Romagna Imola
26 de Maio Mónaco Monte Carlo
9 de Junho Canadá Montreal
23 de Junho Espanha Barcelona
30 de Junho Áustria Spielberg
7 de Julho Inglaterra Silverstone
21 de Julho Hungria Hungaroring
28 de Julho Bélgica Spa-Francorchamps
25 de Agosto Paises Baixos Zandvoort
1 de Setembro Itália Monza
15 de Setembro Azerbeijão Baku
22 de Setembro Singapura Marina Bay
20 de Outubro Estados Unidos Austin
27 de Outubro México Cidade do México
3 de Novembro Brasil São Paulo
23 de Novembro Estados Unidos Las Vegas
1 de Dezembro Qatar Losail
8 de Dezembro Abu Dhabi Yas Marina

CAMPEÕES

PILOTOS

Criado em 1950 está será a 75.ª edição do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, com as 74 edições anteriores a serem ganhas por 34 pilotos, com o inglês Lewis Hamlton e o alemão Michael Schumacher a encabeçarem a lista de campeões, com sete títulos cada. O neerlandês Max Verstappen arrecadou os três últimos títulos pondo fim à sequência de quatro ceptros consecutivos conquistados por Lewis Hamilton

ANO PILOTO CARRO
1950 Giuseppe Farina Alfa Romeo
1951 Juan Manuel Fangio Alfa Romeo
1952 Alberto Ascari Ferrari
1953 Alberto Ascari Ferrari
1954 Juan Manuel Fangio Maserati/Mercedes-Benz
1955 Juan Manuel Fangio Mercedes-Benz
1956 Juan Manuel Fangio Ferrari
1957 Juan Manuel Fangio Maserati
1958 Mike Hawthorn Ferrari
1959 Jack Brabham Cooper-Climax
1960 Jack Brabham Cooper-Climax
1961 Phil Hill Ferrari
1962 Graham Hill BRM
1963 Jim Clark Lotus-Climax
1964 John Surtess Ferrari
1965 Jim Clark Lotus-Climax
1966 Jack Brabham Brabham-Repco
1967 Denis Hulme Brabham-Repco
1968 Graham Hill Lotus-Cosworth
1969 Jackie Stewart Matra-Cosworth
1970 Jochen Rindt Lotus-Cosworth
1971 Jackie Stewart Tyrrell-Cosworth
1972 Emerson Fittipaldi Lotus-Cosworth
1973 Jackie Stewart Tyrrell-Cosworth
1974 Emerson Fittipaldi McLaren-Cosworth
1975 Niki Lauda Ferrari
1976 James Hunt McLaren-Cosworth
1977 Niki Lauda Ferrari
1978 Mario Andretti Lotus-Cosworth
1979 Jody Scheckter Ferrari
1980 Alain Jones Williams-Cosworth
1981 Nelson Piquet Brabham-Cosworth
1982 Keke Rosberg Williams-Cosworth
1983 Nelson Piquet Brabham-BMW Turbo
1984 Niki Lauda McLaren-TAG Porsche Turbo
1985 Alain Prost McLaren-TAG Porsche Turbo
1986 Alain Prost McLaren-TAG Porsche Turbo
1987 Nelson Piquet Williams-Honda Turbo
1988 Ayrton Senna McLaren-Honda Turbo
1989 Alain Prost McLaren-Honda
1990 Ayrton Senna McLaren-Honda
1991 Ayrton Senna McLaren-Honda
1992 Nigel Mansell Williams-Renault
1993 Alain Prost Williams-Renault
1994 Michael Schumacher Benetton-Ford
1995 Michael Schumacher Benetton-Renault
1996 Damon Hill Williams-Renault
1997 Jacques Villeneuve Williams-Renault
1998 Mika Hakkinen McLaren-Mercedes
1999 Mika Hakkinen McLaren-Mercedes
2000 Michael Schumacher Ferrari
2001 Michael Schumacher Ferrari
2002 Michael Schumacher Ferrari
2003 Michael Schumacher Ferrari
2004 Michael Schumacher Ferrari
2005 Fernando Alonso Renault
2006 Fernando Alonso Renault
2007 Kimi Raikkonen Ferrari
2008 Lewis Hamilton McLaren/Mercedes
2009 Jenson Button McLaren/Mercedes
2010 Sebastien Vettel Red Bull/Renault
2011 Sebastien Vettel Red Bull/Renault
2012 Sebastien Vettel Red Bull/Renault
2013 Sebastien Vettel Red Bull/Renault
2014 Lewis Hamilton Mercedes
2015 Lewis Hamilton Mercedes
2016 Nico Rosberg Mercedes
2017 Lewis Hamilton Mercedes
2018 Lewis Hamilton Mercedes
2019 Lewis Hamilton Mercedes
2020 Lewis Hamilton Mercedes
2021 Max Verstappen Red Bull/Honda
2022 Max Verstappen Red Bull/Honda
2023 Max Verstappen Red Bull/Honda

NÚMERO DE VEZES QUE CADA PILOTO CONQUISTOU O TÍTULO

7 – Lewis Hamilton, Michael Schumacher

5 – Juan Manuel Fangio

4 – Alain Prost, Sebastien Vettel

3 – Jack Brabham, Niki Lauda, Nelson Piquet, Ayrton Senna, Jackie Stewart, Max Verstappen

2 – Fernando Alonso, Alberto Ascari, Jim Clark, Emerson Fittipali, Mika Hakkinen, Graham Hill, Max Verstappen

1 – Mario Andretti, Jenson Button, Giuseppe Farina, Mike Hawthorn, Damon Hill, Phil Hill, Denis Hulme, James Hunt, Alan Jones, Nigel Mansell, Kimi Raikkonen, Jochen Rindt, Keke Rosberg, Nico Rosberg, Jody Scheckter, John Surtess, Max Verstappen, Jacques Villeneuve

CONSTRUTORES

Se o Campeonato de Pilotos começou em 1950, os Construtores só viram a sua importância reconhecida em 1958, com a Vanwall a ser o primeiro a conquistá-lo com a Ferrari a arrecadar 16 dos 66 títulos que estiveram em jogo.

ANO CONSTRUTORES
1958 Vanwall
1959 Cooper-Climax
1960 Cooper-Climax
1961 Ferrari
1962 BRM
1963 Lotus-Climax
1964 Ferrari
1965 Lotus-Climax
1966 Brabham-Repco
1967 Brabham-Repco
1968 Lotus-Cosworth
1969 Matra-Cosworth
1970 Lotus-Cosworth
1971 Tyrrell-Cosworth
1972 Lotus-Cosworth
1973 Lotus-Cosworth
1974 McLaren-Cosworth
1975 Ferrari
1976 Ferrari
1977 Ferrari
1978 Lotus-Cosworth
1979 Ferrari
1980 Williams-Cosworth
1981 Brabham-Cosworth
1982 Ferrari
1983 Ferrari
1984 McLaren-TAG Porsche Turbo
1985 McLaren-TAG Porsche Turbo
1986 Williams-Honda Turbo
1987 Williams-Honda Turbo
1988 McLaren-Honda Turbo
1989 McLaren-Honda
1990 McLaren-Honda
1991 McLaren-Honda
1992 Williams-Renault
1993 Williams-Renault
1994 Williams-Renault
1995 Benetton-Renault
1996 Williams-Renault
1997 Williams-Renault
1998 McLaren-Mercedes
1999 Ferrari
2000 Ferrari
2001 Ferrari
2002 Ferrari
2003 Ferrari
2004 Ferrari
2005 Renault
2006 Renault
2007 Ferrari
2008 Ferrari
2009 Brawn GP
2010 Red Bull/Renault
2011 Red Bull/Renault
2012 Red Bull/Renault
2013 Red Bull/Renault
2014 Mercedes
2015 Mercedes
2016 Mercedes
2017 Mercedes
2018 Mercedes
2019 Mercedes
2020 Mercedes
2021 Mercedes
2022 Red Bull/Honda
2023 Red Bull/Honda

NÚMERO DE TÍTULOS CONQUISTADOS POR CADA CONSTRUTOR

16 – Ferrari

8 – McLaren, Mercedes, Williams

7 – Lotus

6 – Red Bull

3 – Brabham,

2 – Cooper, Renault

1 – Benetton, Brawn GP, BRM, Matra, Tyrell, Vanwall

Inscritos

São estes os números dos 20 inscritos no “Mundial” de F1

N.º PILOTO CARRO MOTOR
1 Max Verstappen Red Bull RB20 Honda
2 Logan Sargeant Williams FW46 Mercedes
3 Riccardo Patrese VCARB01 Honda
4 Lando Norris McLaren MCL38 Mercedes
10 Pierre Gasly Alpine A524 Renault
11 Sergio Perez Red Bull RB20 Honda
14 Fernando Alonso Aston Martin AMR24 Mercedes
16 Charles Leclerc Ferrari SF-24 Ferrari
18 Lance Stroll Aston Martin AMR24 Mercedes
20 Kevin Magnussen Haas VF-24 Ferrari
22 Yuki Tsunoda VCARB01 Honda
23 Alexander Albon Williams FW46 Mercedes
24 Gaunyu Zhou Kick Sauber C44 Ferrari
27 Nico Hulkenberg Haas VF-24 Ferrari
31 Esteban Ocon Alpine A524 Renault
44 Lewis Hamilton Mercedes W15 Mercedes
55 Carlos Sainz Ferrari SF-24 Ferrari
63 George Russell Mercedes W15 Mercedes
77 Valtteri Bottas Kick Sauber C44 Ferrari
81 Oscar Piastri McLaren MCL38 Mercedes

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *