Mudanças principais no formato “Sprint” e DRS
O Grande Prémio de Fórmula 1 Gulf Air Bahrain 2024 começa esta quinta-feira, dando início oficialmente ao Campeonato Mundial de 2024 e às comemorações do 20º aniversário do Reino do Bahrein na primeira divisão do automobilismo.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
Terminados os três dias de testes, as equipas tiveram uma semana para analisar os dados fornecidos pelo trabalho feito e procurar encontrar maneira de corrigir os erros detetados para que, esta quinta-feira, no arranque da primeira sessão de treinos livres, para o primeiro Grande Prémio da mais longa temporada da história da F1, quando tudo passa a ser a sério.
Serão 24 corridas, entre o início de março e o início de dezembro, o que vai implicar “jornadas duplas”, como acontece no começo do campeonato, com a corrida na Arábia Saudita a ter lugar uma semana depois da corrida deste fim-de-semana no Bahrain.
A situação repetir-se-á nos Grandes Prémios da Emila Romagna e Mónaco, da Áustria e da Inglaterra, Hungria e Bélgica, Holanda e Itália, Azerbaijão e Singapura e Qatar e Abu Dhabi, havendo ainda uma situação em que haverá corridas em três fins-de-semana seguidos, o que acontecerá na sequência Estados Unidos, México e Brasil.
De referir que há dois países, Estados Unidos e Itália, que recebem o campeonato por mais de uma vez, com três idas (Miami, Las Vegas e Austin) aos Estados Unidos e duas (Imola e Monza) a Itália.
No que diz respeito a novidades, elas não acontecem no setor dos pilotos, já que vão estar em ação os mesmos que competiram o ano passado, ainda que em 2025 muitas mudanças devam acontecer, como consequência do inglês Lewis Hamilton ter anunciado, antes do começo do campeonato deste ano, que, para o ano, vai trocar a Mercedes pela Ferrari.
Elas acontecem com o facto de, pela primeira vez, haver corridas ao sábado, o que acontece no Bahrain, na Arábia Saudita e em Las Vegas, e de o DRS poder ser utilizado logo a partir da segunda volta, com o objetivo de permitir mais ultrapassagens nas corridas “Sprint”.
As corridas “Sprint” continuam e terão lugar na China, Miami, Áustria, Austin, Brasil e Qatar, com o horário a ser alterado, nesses dias, com a sexta-feira a servir para os treinos livres e para a qualificação da corrida de sábado.
Para complicar a vida às equipas o número de unidades de potência, apesar do número de corridas ter aumentado para 24, diminuiu de quatro para três, o que vai implicar que haja mais pilotos a serem relegados para posições mais atrasadas da grelha, sempre que excedam o número de unidades permitido.
Red Bull e Alfa Romeo mudam de nome e passam a designar-se Visa Cash App e Skate F1 Team, respectivamente, com a segunda, que teve origem na Sauber a passar, a partir de 2026, a denominar-se Audi, ano em que a marca de Ingolstad entrará, de forma oficial, F1.
TUDO COMO DANTES
Por aquilo que se viu nos testes, tudo aponta para que se assista a uma repetição do que sucedeu o ano passado, face do domínio que a Red Bull exerceu, com tudo a apontar que volte a dominar as corridas.
O neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Mercedes) é o mais sério candidato à sua sucessão na lista de campeões, e o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda) a continuar como segundo piloto, podendo chegar ao triunfo, quando o campeão do mundo tiver algum problema.
O arranque da temporada vai mostrar de onde virá a maior oposição à equipa das bebidas energéticas, com a Ferrari a parecer começar o campeonato à frente da Mercedes, sendo necessário que as corridas comecem para perceber qual o estado de espírito de Carlos Sainz (Ferrari).
De referir que, de forma inesperada, o piloto espanhol foi afastado de Maranello, e o inglês Lewis Hamilton (Mercedes), quererá despedir-se da marca da estrela com uma temporada de sucesso, mas, que se o “W15” não corresponder às suas expectativas e exigências, poderá começar mais cedo na viagem para Itália.
As dúvidas estão centradas naquilo que McLaren e Aston Martin poderão fazer, que partem com a expectativa de entrarem de forma regular na discussão das primeiras posições das grelhas e das vitórias confiantes que os MCL38 e o AMR24, respectivamente, são mais eficazes que os seus antecessores.
CALENDÁRIO 2024
DATA | PAÍS | CIRCUITO |
2 de Março | Bahrein | Sakhir |
9 de Março | Arábia Saudita | Jeddah |
24 de Março | Austrália | Melbourne |
7 de Abril | Japão | Suzuka |
21 de Abril | China | Xangai |
5 de Maio | Estados Unidos | Miami |
19 de Maio | Emilia Romagna | Imola |
26 de Maio | Mónaco | Monte Carlo |
9 de Junho | Canadá | Montreal |
23 de Junho | Espanha | Barcelona |
30 de Junho | Áustria | Spielberg |
7 de Julho | Inglaterra | Silverstone |
21 de Julho | Hungria | Hungaroring |
28 de Julho | Bélgica | Spa-Francorchamps |
25 de Agosto | Paises Baixos | Zandvoort |
1 de Setembro | Itália | Monza |
15 de Setembro | Azerbeijão | Baku |
22 de Setembro | Singapura | Marina Bay |
20 de Outubro | Estados Unidos | Austin |
27 de Outubro | México | Cidade do México |
3 de Novembro | Brasil | São Paulo |
23 de Novembro | Estados Unidos | Las Vegas |
1 de Dezembro | Qatar | Losail |
8 de Dezembro | Abu Dhabi | Yas Marina |
CAMPEÕES
PILOTOS
Criado em 1950 está será a 75.ª edição do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, com as 74 edições anteriores a serem ganhas por 34 pilotos, com o inglês Lewis Hamlton e o alemão Michael Schumacher a encabeçarem a lista de campeões, com sete títulos cada. O neerlandês Max Verstappen arrecadou os três últimos títulos pondo fim à sequência de quatro ceptros consecutivos conquistados por Lewis Hamilton
ANO | PILOTO | CARRO |
1950 | Giuseppe Farina | Alfa Romeo |
1951 | Juan Manuel Fangio | Alfa Romeo |
1952 | Alberto Ascari | Ferrari |
1953 | Alberto Ascari | Ferrari |
1954 | Juan Manuel Fangio | Maserati/Mercedes-Benz |
1955 | Juan Manuel Fangio | Mercedes-Benz |
1956 | Juan Manuel Fangio | Ferrari |
1957 | Juan Manuel Fangio | Maserati |
1958 | Mike Hawthorn | Ferrari |
1959 | Jack Brabham | Cooper-Climax |
1960 | Jack Brabham | Cooper-Climax |
1961 | Phil Hill | Ferrari |
1962 | Graham Hill | BRM |
1963 | Jim Clark | Lotus-Climax |
1964 | John Surtess | Ferrari |
1965 | Jim Clark | Lotus-Climax |
1966 | Jack Brabham | Brabham-Repco |
1967 | Denis Hulme | Brabham-Repco |
1968 | Graham Hill | Lotus-Cosworth |
1969 | Jackie Stewart | Matra-Cosworth |
1970 | Jochen Rindt | Lotus-Cosworth |
1971 | Jackie Stewart | Tyrrell-Cosworth |
1972 | Emerson Fittipaldi | Lotus-Cosworth |
1973 | Jackie Stewart | Tyrrell-Cosworth |
1974 | Emerson Fittipaldi | McLaren-Cosworth |
1975 | Niki Lauda | Ferrari |
1976 | James Hunt | McLaren-Cosworth |
1977 | Niki Lauda | Ferrari |
1978 | Mario Andretti | Lotus-Cosworth |
1979 | Jody Scheckter | Ferrari |
1980 | Alain Jones | Williams-Cosworth |
1981 | Nelson Piquet | Brabham-Cosworth |
1982 | Keke Rosberg | Williams-Cosworth |
1983 | Nelson Piquet | Brabham-BMW Turbo |
1984 | Niki Lauda | McLaren-TAG Porsche Turbo |
1985 | Alain Prost | McLaren-TAG Porsche Turbo |
1986 | Alain Prost | McLaren-TAG Porsche Turbo |
1987 | Nelson Piquet | Williams-Honda Turbo |
1988 | Ayrton Senna | McLaren-Honda Turbo |
1989 | Alain Prost | McLaren-Honda |
1990 | Ayrton Senna | McLaren-Honda |
1991 | Ayrton Senna | McLaren-Honda |
1992 | Nigel Mansell | Williams-Renault |
1993 | Alain Prost | Williams-Renault |
1994 | Michael Schumacher | Benetton-Ford |
1995 | Michael Schumacher | Benetton-Renault |
1996 | Damon Hill | Williams-Renault |
1997 | Jacques Villeneuve | Williams-Renault |
1998 | Mika Hakkinen | McLaren-Mercedes |
1999 | Mika Hakkinen | McLaren-Mercedes |
2000 | Michael Schumacher | Ferrari |
2001 | Michael Schumacher | Ferrari |
2002 | Michael Schumacher | Ferrari |
2003 | Michael Schumacher | Ferrari |
2004 | Michael Schumacher | Ferrari |
2005 | Fernando Alonso | Renault |
2006 | Fernando Alonso | Renault |
2007 | Kimi Raikkonen | Ferrari |
2008 | Lewis Hamilton | McLaren/Mercedes |
2009 | Jenson Button | McLaren/Mercedes |
2010 | Sebastien Vettel | Red Bull/Renault |
2011 | Sebastien Vettel | Red Bull/Renault |
2012 | Sebastien Vettel | Red Bull/Renault |
2013 | Sebastien Vettel | Red Bull/Renault |
2014 | Lewis Hamilton | Mercedes |
2015 | Lewis Hamilton | Mercedes |
2016 | Nico Rosberg | Mercedes |
2017 | Lewis Hamilton | Mercedes |
2018 | Lewis Hamilton | Mercedes |
2019 | Lewis Hamilton | Mercedes |
2020 | Lewis Hamilton | Mercedes |
2021 | Max Verstappen | Red Bull/Honda |
2022 | Max Verstappen | Red Bull/Honda |
2023 | Max Verstappen | Red Bull/Honda |
NÚMERO DE VEZES QUE CADA PILOTO CONQUISTOU O TÍTULO
7 – Lewis Hamilton, Michael Schumacher
5 – Juan Manuel Fangio
4 – Alain Prost, Sebastien Vettel
3 – Jack Brabham, Niki Lauda, Nelson Piquet, Ayrton Senna, Jackie Stewart, Max Verstappen
2 – Fernando Alonso, Alberto Ascari, Jim Clark, Emerson Fittipali, Mika Hakkinen, Graham Hill, Max Verstappen
1 – Mario Andretti, Jenson Button, Giuseppe Farina, Mike Hawthorn, Damon Hill, Phil Hill, Denis Hulme, James Hunt, Alan Jones, Nigel Mansell, Kimi Raikkonen, Jochen Rindt, Keke Rosberg, Nico Rosberg, Jody Scheckter, John Surtess, Max Verstappen, Jacques Villeneuve
CONSTRUTORES
Se o Campeonato de Pilotos começou em 1950, os Construtores só viram a sua importância reconhecida em 1958, com a Vanwall a ser o primeiro a conquistá-lo com a Ferrari a arrecadar 16 dos 66 títulos que estiveram em jogo.
ANO | CONSTRUTORES |
1958 | Vanwall |
1959 | Cooper-Climax |
1960 | Cooper-Climax |
1961 | Ferrari |
1962 | BRM |
1963 | Lotus-Climax |
1964 | Ferrari |
1965 | Lotus-Climax |
1966 | Brabham-Repco |
1967 | Brabham-Repco |
1968 | Lotus-Cosworth |
1969 | Matra-Cosworth |
1970 | Lotus-Cosworth |
1971 | Tyrrell-Cosworth |
1972 | Lotus-Cosworth |
1973 | Lotus-Cosworth |
1974 | McLaren-Cosworth |
1975 | Ferrari |
1976 | Ferrari |
1977 | Ferrari |
1978 | Lotus-Cosworth |
1979 | Ferrari |
1980 | Williams-Cosworth |
1981 | Brabham-Cosworth |
1982 | Ferrari |
1983 | Ferrari |
1984 | McLaren-TAG Porsche Turbo |
1985 | McLaren-TAG Porsche Turbo |
1986 | Williams-Honda Turbo |
1987 | Williams-Honda Turbo |
1988 | McLaren-Honda Turbo |
1989 | McLaren-Honda |
1990 | McLaren-Honda |
1991 | McLaren-Honda |
1992 | Williams-Renault |
1993 | Williams-Renault |
1994 | Williams-Renault |
1995 | Benetton-Renault |
1996 | Williams-Renault |
1997 | Williams-Renault |
1998 | McLaren-Mercedes |
1999 | Ferrari |
2000 | Ferrari |
2001 | Ferrari |
2002 | Ferrari |
2003 | Ferrari |
2004 | Ferrari |
2005 | Renault |
2006 | Renault |
2007 | Ferrari |
2008 | Ferrari |
2009 | Brawn GP |
2010 | Red Bull/Renault |
2011 | Red Bull/Renault |
2012 | Red Bull/Renault |
2013 | Red Bull/Renault |
2014 | Mercedes |
2015 | Mercedes |
2016 | Mercedes |
2017 | Mercedes |
2018 | Mercedes |
2019 | Mercedes |
2020 | Mercedes |
2021 | Mercedes |
2022 | Red Bull/Honda |
2023 | Red Bull/Honda |
NÚMERO DE TÍTULOS CONQUISTADOS POR CADA CONSTRUTOR
16 – Ferrari
8 – McLaren, Mercedes, Williams
7 – Lotus
6 – Red Bull
3 – Brabham,
2 – Cooper, Renault
1 – Benetton, Brawn GP, BRM, Matra, Tyrell, Vanwall
Inscritos
São estes os números dos 20 inscritos no “Mundial” de F1
N.º | PILOTO | CARRO | MOTOR |
1 | Max Verstappen | Red Bull RB20 | Honda |
2 | Logan Sargeant | Williams FW46 | Mercedes |
3 | Riccardo Patrese | VCARB01 | Honda |
4 | Lando Norris | McLaren MCL38 | Mercedes |
10 | Pierre Gasly | Alpine A524 | Renault |
11 | Sergio Perez | Red Bull RB20 | Honda |
14 | Fernando Alonso | Aston Martin AMR24 | Mercedes |
16 | Charles Leclerc | Ferrari SF-24 | Ferrari |
18 | Lance Stroll | Aston Martin AMR24 | Mercedes |
20 | Kevin Magnussen | Haas VF-24 | Ferrari |
22 | Yuki Tsunoda | VCARB01 | Honda |
23 | Alexander Albon | Williams FW46 | Mercedes |
24 | Gaunyu Zhou | Kick Sauber C44 | Ferrari |
27 | Nico Hulkenberg | Haas VF-24 | Ferrari |
31 | Esteban Ocon | Alpine A524 | Renault |
44 | Lewis Hamilton | Mercedes W15 | Mercedes |
55 | Carlos Sainz | Ferrari SF-24 | Ferrari |
63 | George Russell | Mercedes W15 | Mercedes |
77 | Valtteri Bottas | Kick Sauber C44 | Ferrari |
81 | Oscar Piastri | McLaren MCL38 | Mercedes |