Chuva não manchou atitude de Max Verstappen
A segunda sessão dos treinos livres para o Grande Prémio do México, voltou a ter a assinatura de Max Verstappen, superiorizando-se aos seus adversários, averbando o tempo de 1m18,686s, o melhor tempo deste fim de semana.
PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)
Indiferente à chuva, que de forma intermitente, caiu sobre o asfalto do Autódromo Hermanos Rodriguez, fazendo com que as condições de aderência estivessem em constante mudança, Max Verstappen (Red Bull/Honda) manteve-se no topo da tabela de tempos.
O piloto neerlandês ficou à frente do inglês Lando Norris (McLaren/Mercedes), em mais uma demonstração da melhoria do comportamento que os carros da equipa de Woking têm demonstrado nas últimas corridas, e do monegasco Charles Leclerc (Ferrari), que bateu o finlandês Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari), por 0,003”.
E se na primeira sessão tinha sido o segundo tempo do tailandês Alexander Albon (Williams/Mercedes) a surpreender, na segunda foi o quarto tempo do finlandês, que esteve ausente da sessão anterior por ter cedido o volante ao francês Theo Pourchaire, que não completou nenhuma volta lançada, por problemas de pneus.
Face ao desempenho de Valttei Bottas é de sublinhar o excelente trabalho feito nas “boxes” da equipa, para o piloto terminar o dia com o quarto tempo no conjunto das duas sessões.
O ídolo local, Sergio Perez (Red Bull/Honda), que todos querem ver vencer no domingo, foi quinto à frente do australiano Daniel Riccardo (Alpha Tauri/Honda), de volta à primeira metade da tabela de tempos, o que não tinha acontecido desde o seu regresso às pistas, à frente do inglês Lewis Hamilton (Mercedes).
O francês Esteban Ocon (Alpine/Renault), o australiano Oscar Piastri (McLaren/Mercedes) e o inglês George Russell (Mercedes) completaram o lote dos 10 primeiros.
O espanhol Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes) foi o mais lento da sessão, com o seu colega de equipa, o canadiano Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) a ficar à sua frente, separados pelo dinamarquês Kevin Magnussen (Haas/Ferrari), o que é revelador das dificuldades que a Aston Martin está a ter no traçado mexicano.
Por sua vez, o japonês Yuki Tsunoda (Alpha Tauri/Honda) irá partir da última posição da grelha, qualquer que seja a sua posição na qualificação, como consequência de ter excedido o número limite de troca de unidades motrizes.
Tempos dos treinos
PILOTO | CHASSIS | MOTOR | 1.º TREINO | 2.º TREINO |
Max Verstappen | Red Bull RB19 | Honda | 1’19,718″ | 1’18,686″ |
Lando Norris | McLaren MCL60 | Mercedes | 1’20,237″ | 1’18,805″ |
Charles Leclerc | Ferrari SF-23 | Ferrari | 1’20,297″ | 1’18,952″ |
Valtteri Bottas | Alfa Romeo C43 | Ferrari | sem tempo | 1’18,955″ |
Sergio Perez | Red Bull RB19 | Honda | 1’20,015″ | 1’18,988″ |
Daniel Riccardo | Alpha Tauri AT04 | Honda | 1’20,568″ | 1’19,002″ |
Lewis Hamilton | Mercedes W14B | Mercedes | 1’20,724″ | 1’19,024″ |
Esteban Ocon | Alpine A523 | Renault | 1’20,677″ | 1’19,077″ |
Oscar Piastri | McLaren MCL60 | Mercedes | 1’20,463″ | 1’19,163″ |
George Russell | Mercedes W14B | Mercedes | sem tempo | 1’19,227″ |
Carlos Sainz | Ferrari SF-23 | Ferrari | 1’20,479″ | 1’19,257″ |
Yuki Tsunoda | Alpha Tauri AT04 | Honda | sem tempo | 1’19,290″ |
Gaunyu Zhou | Alfa Romeo C43 | Ferrari | 1’21,129″ | 1’19,415″ |
Alexander Albon | Williams FW45 | Mercedes | 1’19,813″ | 1’19,446″ |
Nico Hulkenberg | Haas VF-23 | Ferrari | 1’20,968″ | 1’19,535″ |
Pierre Gasly | Alpine A523 | Renault | sem tempo | 1’19,642″ |
Logan Sargeant | Williams FW45 | Mercedes | 1’21,157″ | 1’19,900″ |
Lance Stroll | Aston Martim AMR23 | Mercedes | 1’20,687″ | 1’20,075″ |
Kevin Magnussen | Haas VF-23 | Ferrari | sem tempo | 1’20,112″ |
Fernando Alonso | Aston Martim AMR23 | Mercedes | 1’21,347″ | 1’20,426″ |
Oliver Bearman | Haas VF-23 | Ferrari | 1’21,313″ | sem tempo |
Isack Hadjar | Alpha Tauri AT04 | Honda | 1’21,941″ | sem tempo |
Jack Doohan | Alpine A523 | Renault | 1’22,109″ | sem tempo |
Frederik Vesti | Mercedes W14B | Mercedes | 1’22,937″ | sem tempo |
Théo Pourchaine | Alfa Romeo C43 | Ferrari | sem tempo | sem tempo |