WRC

Fourmaux luta contra Evans pelo segundo lugar

No conforto de Esapekka Lappi no topo da tabela classificativa, o Rali da Suécia é palco de uma “batalha” acérrima pelo segundo e terceiro lugar do pódio entre o francês Adrien Fourmaux e o inglês Elfyn Evans… Para este domingo adivinha-se a continuidade da inesperada luta titânica.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Adrien Fourmaux e Alexandre Coria (Ford Puma Rally1)

Quando faltam 61,08 km, divididos por três especiais a percorrer amanhã, o finlandês Esapekka Lappi (Hyundai i20 N Rally2) parte para o derradeiro dia do rali com 1m06,3s de avanço sobre o francês Adrien Fourmaux (Ford Puma Rally1). O piloto da M-Sport Ford esteve em risco de comprometer o seu desempenho ao bater num muro de neve, na derradeira especial de onde conseguiu sair para manter o segundo lugar.

Curiosamente, no mesmo local onde o francês saiu, o mesmo tinha acontecido ao seu colega de equipa, o luxemburguês Grégoire Munster (Ford Puma Rally1). Apesar de ficar “preso” no muro de neve, conseguiu regressar à estrada, embora perdendo 15 minutos para os mais rápidos,

Elfyn Evans e Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1)

E se a questão do primeiro lugar parece estar resolvida, já a luta pelo segundo lugar está em aberto, dado que o inglês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1) terminou o dia a 16,7 segundos do francês. Perante este cenário, tudo pode acontecer, embora o piloto francês só queira terminar no pódio, o que será uma novidade na sua carreira.

O belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1) é um tranquilo quarto e não parece poder aspirar a muito mais do que isso, embora possa, amanhã arrecadar os pontos do dia e da “Power Stage”, o que será importante na defesa do comando do campeonato, assumido depois da vitória em Monte Carlo.

Com mais de minuto e meio de avanço sobre os seu mais direto perseguidor, o finlandês Sami Pajari (Toyota GR Yaris Rally2), o sueco Oliver Solberg (Skoda Fabia RS Rally2) tem, tal como sucede com Esapekka Lappi, a vitória entre os RC2 na mão, mas a luta pelo segundo lugar está ao rubro com o finlandês e o estónio Georg Linnamäe (Toyota GR Yaris Rally2) a partirem para o derradeiro dia da competição separados por escassos 0,2”.

CLASSIFICAÇÃO APÓS 15 ESPECIAIS – 1.º, Esapekka Lappi/Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1), 2.03’52,0”; 2.º, Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1), a 1’06,3”; 3.º, Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), a 1’23,0”; 4.º, Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1), a 2’22,1”; 5.º, Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Skoda Fabia RS Rally2), a 4’01,1” (1.º RC2); 6.º, Sami Pajari/Enni/Mälkönen (Toyota GR Yaris Rally2), a 5’15,1”; 7.º, Georg Linnamäe/James Morgan (Toyota GR Yaris Rally2), a 5’15,3”; 8.º, Roope Korhonen/Anssi Viinikka (Toyota GR Yaris Rally2), a 5’35,1”; 9.º, Mikko Heikkilä/Kristian Temonen (Toyota GR Yaris Rally2), a 5’51,2; 10.º, Lauri Jonna/Janni Hussi (Skoda Fabia RS Rally2), a 6’29,3”; …; 39.º, Rakan Al-Rashed/Hugo Magalhães (Skoda Fabia RS Rally2), a 29’08,5”

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *