WRC

Rali da Europa Central contempla três países

Aquela que é considerada a primeira prova moderna do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) da FIA a apresentar especiais disputadas em três países diferentes, marca o regresso à Alemanha, uma estreia nas estradas checas e a primeira participação da Áustria desde a época inaugural em 1973.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Chéquia, Áustria e Alemanha recebem a primeira edição do Central European Rally, prova que tem a particularidade de percorrer três países, uma novidade no Campeonato do Mundo. A prova marca o regresso aos pisos de asfalto, o que não acontecia desde o Rali da Croácia, em Abril.

Apesar de ter o Parque de Assistência em Passau (Alemanha), a prova arranca junto ao Castelo de Praga, esta quinta-feira, dia em que se cumprem as duas primeiras especiais, mantendo-se na Chéquia, na sexta-feira, sem visita ao Parque de Assistência, o que causará dificuldades acrescidas aos pilotos na gestão do seu desempenho, antes de rumar à Áustria, no sábado, e à Alemanha, do domingo.

No que diz respeito ao título de pilotos, discutido entre o finlandês Kalle Rovanpera (Toyota GR Yaris Rally1) e o inglês Elfyn Evans, em  viatura idêntica, tudo ficará decidido se o finlandês terminar a prova com mais 31 pontos que o inglês, o qual só poderá adiar a decisão para o Japão se somar mais pontos que o seu adversário, uma vez que é esta a diferença entre os dois.

A presença de Sébastien Ogier (Toyota GR Yaris Rally1) pode baralhar as contas, uma vez que o francês vai querer ganhar, restando saber se é autorizado ou se haverá ordens, quaisquer que elas sejam, da parte do finlandês Jari-Matti Latvala, director da equipa.

Sabendo que o título será sempre de um dos seus pilotos, espera-se e deseja-se que os deixe lutar sem restrições e face o mesmo em relação a Sébastien Ogier, para que haja emoção até ao fim.

Vencedor no Chile, o estónio Ott Tanak (Ford Puma Rally1), que está de saída da equipa dirigida pelo inglês Malcolm Wilson, chega com vontade de voltar a vencer naquela que será a penúltima prova ao volante do Puma, já que ao que tudo indica estará de volta à Hyundai para o ano.

O estónio é a aposta da marca da oval, uma vez que o francês Pierre-Louis Loubet (Ford Puma Rally1) e o belga Gregoire Munster (Ford Puma Rally1) não demonstram capacidade para fazer jogo igual com a concorrência.

Para a Hyundai Motorsport, cuja sede está situada em Alzenau, o triunfo será importante, uma vez que está a acelerar em “casa”, com o belga Thierry Neuville (Hyundaki i20 N Rally1), a ser a aposta, embora os finlandeses Esapekka Lappi (Hyundai i20 N Raly1) e Teemu Suninen (Hyundai i20 N Rally1), se não cometerem os excessos que por vezes cometem, possam surpreender.

Em termos de estrada, a prova começa, esta quinta-feira, com duas curtas especiais (2,55 km e 8,92 km), que não decidem nada mas podem compromete o resultado final, a que se segue, na sexta-feira, uma dupla passagem por três classificativas, duas delas com mais de 23 km,

No sábado, a situação repete-se, mas uma das provas de classificação, a mais extensa, tem 27,15 km, para o rali terminar no domingo, com nova dupla passagem, desta vez por dois troços cronometrados, qualquer deles com mais de 16 km, pelo que a discussão da vitória pode estender-se até ao fim da prova.

No que diz respeito aos RC2, a presença de oito dos nove primeiros, ausente é o sueco Oliver Solberg, quarto, deixa antever uma luta cerrada e de vencedor imprevisível, com o norueguês Andreas Mikkelsen (Skoda Fabia RS Rally2) a partir com quatro pontos de avanço sobre o francês Yohan Rossel (Citroën C3 Rally2), nove sobre o inglês Gus Greensmith (Skoda Fabia RS Rally2) e 22 sobre  finlandês Sami Pajari (Skoda Fabia RS Rally2), os principais candidatos ao título.

HORÁRIO

QUINTA-FEIRA (26 DE OUTUBRO)

13h05 – 1.ª PEC – Velká Chuchle (2,55 km)

17h05 – 2.ª PEC – Klatovy (8,92 km)

SEXTA-FEIRA (27 DE OUTUBRO)

08h50 – 3.ª PEC – Vlachovo Březí 1 (13,66 km)

09h42 – 4.ª PEC – Zvotoky 1 (23,81 km)

11h15 – 5.ª PEC – Šumavské Hoštice 1 (23,43 km)

13h32 – 6.ª PEC – Vlachovo Březí 2 (13,66 km)

14h24 – 7.ª PEC – Zvotoky 2 (23,81 km)

15h57 – 8.ª PEC – Šumavské Hoštice 2 (23,43 km)

SÁBADO (28 DE OUTUBRO)

07h15 – 9.ª PEC – Schärdinger Innviertel 1 (15,72 km)

09h01 – 10.ª PEC – Mühltal 1 (27,15 km)

10h05 – 11.ª PEC – Knaus Tabbert Bayerischer Wald 1 (11,88 km)

14h15 – 12.ª PEC – Schärdinger Innviertel 2 (15,72 km)

16h01 – 13.ª PEC – Mühltal 2 (27,15 km)

17h05 – 14.ª PEC – Knaus Tabbert Bayerischer Wald 2 (11,88 km)

DOMINGO (29 DE OUTUBRO)

07h15 – 15.ª PEC – Böhmerwald 1 (17,25 km)

08h35 – 16.ª PEC – Passauer Land 1 (16,37 km)

09h33 – 17.ª PEC – Böhmerwald 2 (17,25 km)

11h15 – 18.ª PEC – Passauer Land 2 / Power Stage (16,37 km)

CLASSIFICAÇÕES DOS “MUNDIAIS”

PILOTOS – 1.º, Kalle Rovanpera, 217 pontos; 2.º, Elfyn Evans, 186; 3.º, Thierry Neuville, 155; 4.º, Ott Tanak, 146; 5.º Sébastien Ogier, 99; 6.º, Esapekka Lappi, 98; 7.º, Takamoto Katsuta, 77; 8.º, Dani Sordo, 63; 9.º, Teemu Suninen, 34; 10.º, Oliver Solberg, 33. Estão classificados mais 15 pilotos.

EQUIPAS – 1.º Toyota Gazoo Racing World Rally Team, 466 pontos; 2.º, Hyundai Shell Mobis World Rally Team, 360; 3.º, M-Sport World Rally Team, 247.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *