DAKAR

Franco Sport otimista para o Rally Dakar 2024

A equipa Franco Sport apresentou em Santarém a sua participação no Rally Dakar 2024. Será a segunda presença de Mário Franco na grande competição mundial do desporto motorizado, desta vez acompanhado pelo experiente piloto figueirense Daniel Jordão, aos comandos de uma Yamaha na categoria Challenger.

carlos.sousa@autolook.pt

Mário Franco e Daniel Jordão vão enfrentar o mítico Dakar ao longo de um percurso de cinco mil quilómetros ao cronómetro, a começar nas intermináveis dunas de Al-Ula, até Yanbu, nas margens do Mar Vermelho. Os dois vão tripular um protótipo ligeiro Yamaha inscrito na nova classe Challenger (ex-SSV T3) e foram alvo de apresentação na cidade de Santarém.

A cerimónia contou com a participação dos diversos elementos da estrutura da Franco Sport, parceiros e muitos amigos que decorreu na Bluemotor – Concessionário Oficial Yamaha.

«Estou imensamente feliz por poder voltar ao Dakar dois anos depois da minha estreia. Sei que vamos ter pela frente uma prova ainda mais exigente do que em 2022 e vamos encontrar uma concorrência muito forte na classe Challenger. O Dakar como principal evento motorizado a nível mundial, tem sempre de nos reservar algumas surpresas e dificuldades diferentes do habitual», começou por referir Mário Franco.

«Para além da extensa quilometragem, nesta edição vamos ter uma etapa de 48 horas, na qual vamos ter que nos “safar” com os nossos próprios meios e sem possibilidade de contacto com alguém», salientou ainda Mário Franco, ex-campeão nacional de todo-o-terreno TT2 e que, por três vezes, venceu a Taça Yamaha.

Quanto às metas traçadas para esta competição acrescenta: «É sempre difícil apontar a um objetivo em termos de classificação, até porque temos a noção de que a concorrência na categoria Challenger é muito forte. O objetivo primordial passa por terminar o Dakar, mas vamos procurar andar depressa e ser competitivos, apesar de não sermos dos mais experientes na prova», revelou o piloto.

«Vou para o meu segundo Dakar e o Daniel (Jordão) estará pela primeira vez numa corrida desta extensão. É uma estreia absoluta no Dakar. Vamos conscientes das dificuldades, mas muito motivados para um desafio fantástico», referiu Mário Franco que, em 2019, conquistou um lugar no “top 5” do Rally du Maroc.

De referir que Daniel Jordão, piloto figueirense com larga experiência e grande currículo no motociclismo nacional, estreou-se como co-piloto no Rally de Marrocos deste ano, fazendo dupla com o inglês William Buller.

«Está prestes a começar a maior aventura da minha vida. Quando o Mário (Franco) lançou o desafio de o navegar no Dakar 2024, achei que era bom demais para ser verdade… Se estiver mesmo a sonhar, peço por favor que não me acordem», confidenciou Daniel Jordão, campeão nacional de TT absoluto em 2019, que ao terminar na 5.ª posição a Baja de Portalegre 500 em outubro desse ano, sucedeu a António Maio.

Recorde-se que o piloto da Figueira da Foz chegou à derradeira ronda do campeonato com 3 pontos de vantagem sobre Salvador Vargas e, por isso, tudo estava em aberto. Com a preocupação de atacar mas sem cometer grandes erros, Daniel Jordão foi eficaz e cumpriu a sua missão em Portalegre.

Agora tem outra missão em vista: «A apresentação da equipa foi integrada no aniversário da Bluemotor, concessionário Yamaha em Santarém, o que , por si só, teve um significado muito especial.

Depois de longos anos em África e posteriormente na América do Sul, o Rally Dakar 2024 terá a sua quinta edição consecutiva a ser disputada na Arábia Saudita, com um traçado que promete, uma vez mais, ser muito exigente. A prova começa com um prólogo, no dia 5 de janeiro em Al-Ula e termina em Yanbu, no dia 19.

Terá um dia de paragem, a 13 de janeiro, na capital Riyadh. O percurso será composto por 60% de percursos totalmente novos, num total de 7.881 quilómetros, dos quais 4.727 serão cronometrados. Serão 14 dias de corrida repartidos por 12 etapas e um prólogo.

Nesta edição de 2024 vai ser ainda introduzindo um conceito totalmente novo: uma etapa crono de 48 horas realizada em dois dias em que os competidores, espalhados entre oito acampamentos, serão deixados à sua própria sorte.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *