DAKAR

Daniel Jordão em forma na Arábia Saudita

Navegador da Figueira da Foz, que faz equipa com o piloto Mário Franco, na Franco Sport, ajudou a superar as dificuldades da véspera e, esta quarta-feira, entregou-se de “alma e coração” para uma recuperação notável.

carlos.sousa@autolook.pt

Mário Franco e Daniel Jordão (Yamaha YXZ 1000R Turbo T3)

Depois de ter passado por dificuldades na etapa de terça-feira, esta quarta-feira a equipa Franco Sport encetou uma boa recuperação ao concluir um Setor Seletivo de 118 km, integralmente disputado nas dunas, averbando o 16.º melhor tempo entre as quatro dezenas de equipas que disputam a competição Challenger.

Aos comandos de uma Yamaha YXZ 1000R Turbo T3 a dupla formada por Mário Franco e Daniel Jordão partiu condicionada para a etapa, que marcou a entrada da caravana do Dakar no “Empty Quarter” ou seja, devido ao resultado na etapa da véspera, numa posição bem recuada do pelotão. Isso não impediu, todavia, que imprimisse um ritmo bem competitivo, tendo concluído o setor cronometrado após 1h50m23s.

Na terça-feira, e depois de um ritmo vivo e consistente, a equipa debateu-se com problemas ao nível da mecânica da Yamaha YXZ 1000R Turbo T3, a cerca de 34 km do términus da etapa, além de um furo, com o camião da X-Raid a rebocar a viatura para “bivouac” a fim de ser reparado.

Mário Franco e Daniel Jordão (Yamaha YXZ 1000R Turbo T3)

Esta quarta-feira, Mário Franco e Daniel Jordão regressaram com a mesma determinação que os carateriza, acabando por terem um desempenho notável, numa altura em que o conhecimento à viatura está cada vez mais engrenado.

«Foi um dia bastante longo. Começámos com 500 km de ligação e depois fizemos cerca de 120 km, 100% em areia, o que foi uma pequena introdução ao “Empty Quarter”, onde as sensações foram muito boas. Conseguimos imprimir um andamento muito bom e a navegação também correu sem qualquer problema», começou por referir o navegador Daniel Jordão.

«As dunas aqui são bastante traiçoeiras, há muita duna partida, mas foi uma boa introdução para a etapa maratona das 48 horas. A partir desta quinta-feira iremos fazer 600 km, vamos dormir no meio do deserto e estamos muito ansiosos pelo que aí vem», sublinhou ainda o navegador da Figueira ada Foz da equipa que ostenta o número 317 e que, neste momento, ocupa a 31.ª posição do ranking “Challenger”.

Esta quinta-feira disputa-se a sexta etapa do Dakar 2024 com 584 km disputados em contrarrelógio. A especial será marcada por um desafio inovador estabelecido nesta edição da prova. No desafio “48 Horas Chrono”, cada concorrente terá de parar pelas 16h00 e acampar numa das seis áreas de descanso que pontuam o percurso da especial. À chegada receberão material básico de acampamento e provisões suficientes para passar a noite no deserto, sem qualquer conexão e, portanto, sem qualquer informação sobre como estão os restantes concorrentes.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *