DAKAR

Pedro de Almeida é o diretor do Rali Dakar

Num artigo assinado pelo jornalista José Luís Abreu, os “portugueses brilham no estrangeiro”, com o profissional do Autosport a invocar um nome que dispensa apresentações: trata-se de Pedro de Almeida, um homem que respira “motorsport” por todos os poros. Face à importância do artigo, AUTOLOOK transcreve-o na íntegra, agradecendo a José Luís Abreu e ao Autosport a “boleia”.

(carlos.sousa@autolook.pt)

“É uma honra para o nosso país ter como diretor da prova de Todo-o-Terreno mais importante do mundo, o Rali Dakar, um português. Pedro de Almeida é um nome bem conhecido do Motorsport mundial, foi diretor do Vodafone Rally de Portugal durante largos anos, e é seguramente das personagens mais categorizadas e conhecedoras das regras e regulamentos a nível Mundial.

Foi, como se sabe, navegador de grandes pilotos de ralis em Portugal como Mário Silva, Giovanni Salvi, Carlos Torres ou Francisco Romãozinho, entre outros. Trabalhou com o ACP no Rali de Portugal ainda nos anos 90, como responsável pela segurança, foi posteriormente diretor do Rali de Portugal até 2018, momento em que passou a pasta a Horácio Rodrigues.

“Emigrou” para o Qatar, onde trabalhou com a federação local no desenvolvimento do Motorsport, como diretor de eventos, sendo membro da Comissão de Todo-o-Terreno da FIA, pelo que foi com naturalidade que David Castera o convidou recentemente para desempenhar o papel de diretor do Rali Dakar, cargo que já cumpre há dois anos.

E não só, já que será o diretor de prova de todos os eventos do recém criado Mundial de Todo-o-Terreno. É um orgulho para Portugal ter como diretor de prova tão importante um nome como Pedro de Almeida, e como bem sabemos, também nas 24 Horas de Le Mans, temos como diretor, Eduardo Freitas. No que “toca” a gerir, não há como Portugal…”.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *