DAKAR

Um brinde ao Rally Dakar na Arábia Saudita

A 46.ª edição da maior corrida de todo-o-terreno do mundo será lançada em 5 de janeiro, quando o Rally Dakar de 2024, com quase 800 pilotos, a iniciar a competição mais difícil da Arábia Saudita até agora. São 7.891 quilómetros a percorrer em 12 etapas e um prólogo.

carlos.sousa@autolook.pt

O Rally Dakar começou como Rally Paris-Dakar, que foi realizado formalmente pela primeira vez em 1979, com o evento a mudar para a América do Sul, em 2009 devido a questões de segurança, e depois para a Arábia Saudita a partir de 2020. Nomes famosos como Didier Auriol, Ari Vätanen e René Metge dominaram nas primeiras corridas antes de nomes como Stéphane Peterhansel se destacarem, com o brilhante piloto francês a conquistar a sua 14.ª vitória em 2021.

Nos últimos anos, Giniel De Villiers tornou-se o primeiro piloto africano a vencer em 2009 e o qatariano Nasser Al-Attiyah – que surge na linha de partida de 2024 com o objetivo de um “hat trick” – foi o primeiro vencedor no Médio Oriente em 2011. Parte aventura, parte corrida de longa distância, os participantes também conduzem por vias públicas nas ligações, onde seguem um percurso usando o GPS e um “road-book” através de pontos de referência até a linha de chegada.

Os concorrentes conduzem em terrenos acidentados, pelo que os furos e avarias são muito comuns, tornando essenciais bons conhecimentos mecânicos e um kit de ferramentas, enquanto os percursos longos e árduos garantem que cada pessoa precisa estar no auge das suas capacidades físicas e mentais.

Com o objetivo de ser neutro em carbono até 2030, o Dakar tornou-se um foco de tecnologia, nomeadamente o Audi RS Q e-tron e veículos M1000 de última geração, como o KH-7 Epsilon movido a hidrogénio.

O Rally Dakar de 2024, de 5 a 19 de janeiro, leva os pilotos sobre dunas, montanhas e o vasto deserto do Bairro Vazio da Arábia Saudita enquanto competem da cidade de AlUla, com 1.000 anos de idade, de volta a Yanbu. A distância total é de 4.727 quilómetros de especiais cronometradas e, este ano, apresenta um novo conceito – uma corrida cronometrada de 48 horas onde os concorrentes das oito categorias Motos, Quad, Automóveis, Challenger, SSV, Camiões, M1000 e Clássicos têm até às 16h00 para chegar a um dos oito acampamentos para passar a noite com o mínimo de kit e suprimentos disponíveis em duas horas para fazer reparos.

Depois de quebrar o recorde de maior número de vitórias em etapas do Dakar em 2022, com 12 vitórias, o americano Seth Quintero juntou-se à Toyota Gazoo Racing para enfrentar a corrida de 2024 na classe de automóveis de elite T1+ com o californiano dirigindo uma Toyota GR DKR Hilux T1+ ao lado do brasileiro Lucas Moraes.

Com 232 vitórias em etapas, a KTM 450 laranja flamejante tem sido a moto preferida do Dakar neste século, com a Red Bull KTM Factory Racing ostentando o atual campeão Kevin Benavides, da Argentina, o bicampeão Toby Price e o vencedor de 2018 Matthias Walkner para a edição de 2024.

As lendas do Dakar, Carlos Sainz, Ignacio Casale, Sébastien Loeb, Francisco Lopez e Sam Sunderland estarão presentes, enquanto os espanhóis Cristina Gutiérrez e Laia Sanz tentarão impressionar ao lado de nomes como Rokas Baciuška, Mitch Guthrie Jr, Austin Jones e Daniel Sanders.

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