DAKAR

Al-Atiyah mais líder e Peterhansel já é segundo

Príncipe do Qatar mantém a toada vencedora, foi o mais rápido na 5.ª etapa do Rali Dakar e aumenta a liderança, com o francês Stéphane Peterhansel no seu encalce. O português Paulo Fiúza, navegador do lituano Vaidotas Zala (Prodrive), terminou na 10.ª posição, a 20m32s do vencedor.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (auto.look2010@gmail.com)

A decisão da FIA de permitir o aumento de potência dos Audi marcou o segundo dia da prova na cidade de Ha’Il, com os pilotos a partirem e chegarem ao mesmo local, situação que não se repetirá esta sexta-feira, dia em que a caravana ruma a Al Duwadimi.

No entanto, e face à discussão provocada pela sua decisão, em particular nas redes sociais, a entidade federativa decidiu explicar a razão da sua decisão no seguinte comunicado:

«O ajustamento da Equivalência de Tecnologia faz parte do Regulamento de Ralis de Todo-o-Terreno. Foi introduzido a pedido dos fabricantes e equipas, que queriam um mecanismo de correcção durante o Rally Dakar, dada a natureza invulgarmente longa do evento. A FIA concordou em criar o mecanismo de Equivalência de Tecnologia num processo que durou vários meses e envolveu todos os concorrentes de T1.U e T1+. As equipas forneceram dados de simulação ou de teste, para permitir à FIA calibrar as suas ferramentas de cálculo. O processo final de Equivalência de Tecnologia foi acordado por todos os fabricantes. Em relação à decisão tomada, ontem, pelo Comité W2RC de ajustar a Equivalência de Tecnologia para T1+ e T1.U, os dados das etapas 1, 2 e 3 mostraram uma margem favorável aos T1+ de cerca de 9,3 kW. Em conformidade com os regulamentos foi decidido pelo Comité W2RC conceder um aumento de potência de 8 kW para os T1.U a partir da Etapa 5».

“Distúrbios” à parte, Nasser Al-Attiyah, do Qatar, venceu hoje a quinta das 14 etapas dos automóveis da 45.ª edição do Rali Dakar de todo-o-terreno e aumentou a vantagem na classificação geral.

O piloto da Toyota Hilux concluiu os 373 quilómetros da especial de hoje com 1m57s de vantagem sobre o espanhol Carlos Sainz (Audi), que foi segundo, e 3m44s sobre o francês Stéphane Peterhansel (Audi), que foi terceiro classificado.

Com estes resultados, Nasser Al-Attiyah tem agora 22m36s de vantagem sobre Stéphane Peterhansel, que ascendeu ao segundo lugar por troca com o saudita Yazeed Al-Rajhi (Toyota), que é terceiro, a 27m01s do piloto do Qatar.

Paulo Fiúza é 116.º, depois dos problemas físicos do seu piloto nas etapas anteriores. O português Paulo Fiúza, navegador do lituano Vaidotas Zala (Prodrive), terminou na 10.ª posição, a 20m32s do vencedor.

Entre os veículos ligeiros (SSV), Hélder Rodrigues (Can-Am) foi sétimo na classe T3, para protótipos, a 22m38s do vencedor, o norte-americano Seth Quintero (BFG).

«Este Dakar não está a ser nada fácil. Na etapa de ontem (quarta-feira) ficámos sem gasolina e tivemos de esperar por um T5 (camião), que só chegou passadas três horas. Acabámos por vir diretos para o bivouac (acampamento), começou por referir Hélder Rodrigues.

«Foi um dia duro para nós e hoje partimos muito atrás, da posição 150, o que fazia antever uma jornada difícil. No entanto, conseguimos imprimir um bom ritmo até que, a 30 quilómetros do reabastecimento, tivemos de gerir novamente o andamento porque estávamos com problemas de consumo. Foi um dia complicado porque tivemos de passar muitos concorrentes, mas tentámos dar o nosso melhor. A 40 quilómetros do fim partimos uma correia, mas tirando isso fizemos tudo bem», explicou.

João Ré, que navega para o saudita Saleh Alsaif (Black Horse) foi nono, a 29m34s, enquanto Ricardo Porém (Yamaha) voltou a ter problemas mecânicos e cedeu 3h05m16s, terminando em 29.º.

«Perto do quilómetro 168 dei um toque numa erva camelo e parti o braço de suspensão inferior. Tive de esperar pelo camião de assistência rápida e substituir a peça. Perdi mais de 2h30s e tive de fazer os últimos 100 quilómetros de dunas de noite. Confesso que estou dececionado com toda esta “mala suerte” que nos tem acompanhado nesta corrida… mas não vamos baixar os braços», prometeu o piloto de Leiria, antigo campeão nacional de todo-o-terreno.

João Ferreira (Yamaha) também teve problemas e ficou em 31.º, a 4h43m20s. Na geral, João Ré é sexto, a 3h18m06s do líder, o belga Guillaume de Mevius (Grally), enquanto Ricardo Porém é 18.º, já a 8h44m13s. Hélder Rodrigues é 27.º e João Ferreira 29.º.

Nos T4, para veículos derivados de série, Fausto Mota, que corre com licença espanhola e navega o piloto brasileiro Cristiano Batista (Can-Am), foi segundo classificado na etapa, a apenas cinco segundos do vencedor, o brasileiro Rodrigo Oliveira (Can-Am). O português perdeu a vitória fruto de uma penalização de 50 segundos.

Pedro Bianchi Prata, copiloto do brasileiro Bruno Oliveira (Can-Am) foi 15.º, a 30m41s, seguido de David Megre, navegador do espanhol Ricardo Suarez (Ramilo), em 16.º. Paulo Oliveira (Can-Am) foi 34.º. Na geral, Fausto Mota é oitavo, a 1h35m28s do líder, Rodrigo Oliveira. Pedro Bianchi Prata é 10.º, a 1:39.31 horas. Paulo Oliveira é 28.º e David Megre 34.º.

Esta sexta-feira disputa-se a sexta de 14 etapas da prova, que liga Hail e Al Duwadimi, com 467 quilómetros de especial cronometrada.

CLASSIFICAÇÕES

SECTOR SELECTIVO (373 KM)

AUTOMÓVEIS – 1.º, Nasser Al-Atiyah/Mathieu Baumel (Toyota), 4.13’23”; 2.º, Carlos Sainz/Lucas Cruz (Audi), 4.15’20”; 3.º Stéphane Peterhansel/Edouard Boulanger (Audi), 4.17’07”; 4.º, Yazzed Al-Rahji/Dirk von Zitzewitz (Toyoya), 4.22’06”; 5.º, Guerlain Chicherit/Alex Winocq (Hunter), 4.24’32”; 6.º, Henk Lategan/Brett Cummings (Toyota), 4.25’56”; 7.º, Lucas Moraes/Timo Gottschalk (Toyota), 4.29’39”; 8.º, Giniel De Villers/Dennis Murphy (Toyota), 4.33’07”; 9.º, Sébastien Loeb/Fabian Lurquin (Hunter), 4.33’21”; 10.º, Vaidotas Zala/Paulo Fiúza (Hunter), 4.33’55”; …;

SSV (T3) – 1.º, Seth Quintero/Dennis Zenz (BRP Maverick), 4.59’55”; 2.º, Francisco Lopez Cortado/Juan Pablo Latrach (CAN-AM XRS), 5.04’42”; 3.º, Austin Jones/Gustavo Gugelmin (BRP Maverick), 5.11’41”; 4.º, Guillaume De Mevius/François Cazalet (OT3), 5.14’23”; 5.º, Ebenhaezer Basson/Bertus Leander Pienaar (OT3), 5.19’53”; …; 8.º, Hélder Rodrigues/Gonçalo Reis (CAN-AM Maverick XRS), 5.22’33”; …; 10.º, Saleh Alsaif/João Pedro Ré (CAN-AM X3), 5.29’29”; …; 28.º, Ricardo Porém/Agusto Sanz (Yamaha X-Raid), 8’05’11”; …;

SSV (T4) – 1.º, Rokas Baciuska/Oriol Vidal (CAM-AM Maverick XRS Turbo), 5.02’52”; 2.º, Cristiano Batista/Fausto Mota (CAN-AM Maverick X3), 5’02’57”; 3.º, Yasir Seaidan/Alexey Kuzmich (CAN-AM Maverick XRS Turbo), 5.03’58”; 4.º, Gerard Farres Guell/Diego Ortega (CAN-AM Maverick XRS Turbo), 5.06’01”; 5.º, Rodrigo Luppi de Oliveira/Maykel Justo (CAN-AM Maverick XRS Turbo), 5.07’25”; …;  15.º, Bruno Conti de Oliveira/Pedro Bianchi Prata (CAN-AM Maverick), 5.33’33”; …; 17.º, Ricardo Suarez/David Megre (CAN-Maverick XRS Turbo), 5.40’10”

GERAL

AUTOMÓVEIS – 1.º, Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Toyota), 20.47’36”; 2.º, Stéphane Peterhansel/Edouard Boulages (Audi), a 22’36”; 3.º, Yazeed Al Rahji/Dirk Von Zitwewitz (Toyota), a 27’01”; 4.º, Carlos Sainz/Lucas Cruz (Audi), a 34’52”; 5.º, Henk Lategan/Brett Cummings (Toyota), a 57’58”; 6.º, Lucas Moraes/Timo Gottschalk (Overdrive), a 1.01’43”; 7.º Giniel De Viliers/Dennis Murphy (Toyota), a 1.07’57”; 8.º, Mattias Ekstrom/Emil Begkvist (Audi), a 1.35’56”; 9.º, Martin Prokop/Viktor Chytka (Raptor RS Cross Country), a 1.52’05”; 10.º Romain Dumas/Max Delfino (Toyota), a 1.52’10”; …; 50.º, Vaidotas Zala/Paulo Fiúza (Hunter), a 67.51’14”

SSV (T3) – 1.º, Guillaume De Mevius/François Cazalet (OT3), 24.15’39”; 2.º, Austin Jones/Gustavo Gugelmin (BRP Maverick), a 7’20”; 3.º, Seth Quintero/Dennis Zenz (BRP Maverick), a 1.05’49”; 4.º, Cristina Gutierrez/Pablo Moreno (BRP Maverick), a 2.35’01”; 5.º, Francisco Lopez Cortado/Juan Pablo Latrach (CAN-AM XRS), 2.39’50”; 6.º, Saleh Alsaif/João Pedro Ré (CAN-AM X3), a 3.18’06”; …; 17.º, Ricardo Porém/Agusto Sanz (Yamaha X-Raid), a 8.44’13”; …; 26.º, Hélder Rodrigues/Gonçalo Reis (CAN-AM Maverick XRS), 33.49’49”.

SSV (T4) – 1.º, Rodrigo Luppi de Oliveira/Maykel Justo (CAN-AM Maverick XRS Turbo), 25.13’20”; 2.º, Eryk Gozcal/Oriol Mena (BRP CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 16’45”; 3.º, Rokas Baciuska/Oriol Vidal (CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 20’24”; 4.º, Gerard Farres Guell/Diego Ortega (CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 28’48”; 5.º, Marcel Gozcal/Maciej Marton (CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 28’49”; …; 8.º, Cristiano Batista/Fausto Mota (CAN-AM Maverick X3), a 1.35’28”; …; 10.º, Bruno Conti de Oliveira/Pedro Bianchi Prata (CAN-AM Maverick), a 1.49’31”; …;  32.º, Ricardo Suarez/David Megre (CAN-AM Maverick XRS Turbo), a 40.20’33”.

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