DAKAR

Carles Fálcon morreu após acidente no Dakar

Este é o tipo de notícia que poderíamos prescindir, mas infelizmente faz parte das competições, especialmente no Dakar, onde os concorrentes estão frequentemente expostos a riscos. Esta segunda-feira, Carles Falcón foi declarado morto.

carlos.sousa@autolook.pt

O piloto espanhol Carles Falcon (KTM) morreu esta segunda-feira, aos 45 anos, uma semana após ter ficado ferido com gravidade, em consequência de uma queda sofrida na segunda etapa do rali Dakar de todo-o-terreno de 2024, anunciou a equipa.

«Carles (Falcon) deixou-nos. A equipa médica confirmou que as lesões neurológicas provocadas pela paragem cardiorrespiratória, motivada pelo acidente, eram irreversíveis», informou a equipa TwinTrail Racing Team, em comunicado.

O piloto espanhol estava em «estado grave» , desde o dia 7 de janeiro, após uma queda sofrida no decurso da segunda etapa do rali Dakar de todo-o-terreno, entre Al-Henakiyah e Al-Duwadimi, na Arábia Saudita. O piloto foi transportado em «estado grave» para um hospital de Raide e, posteriormente, transferido para Espanha.

A organização da 46.ª edição da prova enviou assistência médica através de helicóptero após ter sido alertada por um piloto que seguia atrás do espanhol, que competia numa categoria sem assistência mecânica e ficou gravemente ferido após embater com a cabeça no chão.

«Carles era uma pessoa sorridente, sempre ativa, que gostava apaixonadamente de tudo o que fazia, especialmente as motos. Deixou-nos a fazer algo que era o seu sonho, correr o Dakar. Estava a divertir-se, era feliz em cima da moto. Devemos recordá-lo pelo seu sorriso e pela alegria que provocava em toda a gente», assinalou a equipa do espanhol», refere comunicado da equipa TwinTrail Racing Team

«Engenheiro informático de formação. Instrutor de motos e guia de viagens em motos por paixão. São muitos os que aprenderam ao seu lado. Ensinava com paciência, energia e felicidade, fazia com que todos gostassem da moto. Foi isto que nos deixou e que vamos guardar sempre connosco, todos os que foram próximos dele, família, amigos, companheiros e apoiantes», pode ler-se no documento.

«Da parte da família e da equipa, pedimos o favor de manter a privacidade dos atos de despedida que terão lugar nos próximos dias. Obrigado pela vossa compreensão», acrescenta a equipa TwinTrail Racing Team.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *