WRC

Três mudanças de comando em seis especiais

O piloto estónio Ott Tanak, navegado pelo compatriota Martin Jarveoja, conduziu o Ford Puma Rally1 ao topo da classificação ao cabo do primeiro dia do Rali do Chile, depois de um dia cheio de “aventuras e peripécias, e alguns abandonos.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

Arranque emotivo do Rali do Chile, com o estónio Ott Tanak (Ford Puma Rally1) a terminar o dia como o começou, ou seja no comando, depois de três mudanças de comandante, em seis provas de classificação.

Mais rápido na especial de abertura, o estónio perdeu o comando logo a seguir, com o inglês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1) a terminar a primeira passagem pelas três especiais do dia na frente.

Contudo, no regresso à estrada, foi o finlandês Teemu Suninen (Hyundai i20 N Rally1) a passar para o comando, que perderia a posição logo a seguir para Ott Tanak, que termina o dia com 4,2 segundos de avanço sobre o finlandês.

Mas a etapa de abertura da prova chilena liquidou as esperanças do finlandês Esapekka Lappi (Hyundai i20 N Rally1), que capotou, logo na especial de abertura, e deixou o carro “pior que o chapéu de um pobre”.

O francês Pierre-Louis Loubet (Ford Puma Rally1) imitou o finlandês na última classificativa da manhã, depois de terminar as duas primeiras na quarta posição.

Por sua vez, Elfyn Evans, após ter passado pelo comando em duas especiais, terminou o dia em terceiro, à frente do belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1) que, na última classificativa, ultrapassou o finlandês Kalle Rovampera (Toyota GR Yaris Rally1), penalizado por abrir a estrada.

Entre os RC2, o comando pertence ao finlandês Sami Pajari (Skoda Fabia RS Rally2) que terminou o dia com 13,3 segundos de avanço sobre Oliver Solberg (Skoda Fabia R” Rally2).

O piloto sueco não evitou um pião na segunda especial, a exemplo do que sucedeu a Ott Tanak e ao fracês Yohan Rossel (Citroën C3 Rally2”), estando os dois à frente do chileno Alberto Heller (Ford Puma Rally1) que, na estreia ao volante de um WRC, fecha o lote dos 10 primeiros.

Para este sábado teremos uma repetição do que aconteceu hoje, com os concorrentes a terem de cumprir uma dupla passagem por três especiais, duas delas, as mais extensas da prova, com mais de 25 km

CLASSIFICAÇÃO, APÓS SEIS ESPECIAIS – 1.º, Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford Puma Rally1), 58’43,7”; 2.º, Teemu Suninen/Mikko Markkula (Hyundai i20 N Rally1), a 4,2”;3.º, Elfyn Evans/Scott Martim (Toyota GR Yaris Rally1), a 12,7”; 4.º, Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1), a 27,7”; 5.º, Kalle Rovampera/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1), a 38,7”; 6.º, Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1), a 45,6”; 7.º, Gregoire Munster/Louis Louka (Ford Puma Rally1), 1’38,4”; 8.º, Sami Pajari/Eni Mälkönen (Skoda Fabia RS Rally2), a 2’09,6” (1.º RC2); 9.º, Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Skoda Fabia RS Rally2), a 2’22,9”; 10.º, Alberto Heller/Luis Alberto Allende (Ford Puma Rally1). a 2’29,3”.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *