WRC

Takamoto Katsuta: líder surpresa na Suécia

Os favoritos Kalle Rovanperä e Ott Tänak abandonaram o Rali da Suécia, com Takamoto Katsuta a liderar, na frente de um trio formado por Esapekka Lappi, Elfyn Evans e… Adrien Fourmaux.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (carlos.sousa@autolook.pt)

As dificuldades de aderência de um piso, onde neve e gelo aparecem de forna inesperada, que levam os pilotos a não terem a certeza do momento de travagem, provocaram uma revolução na classificação. O japonês Takamoto Katsuta (Toyota GR Yaris Rally1) regressou ao Parque de Assistência no comando da prova, com 11,4 segundos de vantagem sobre o finlandês Esapekka Lappi (Hyundai i20 N Rally1).

A manhã começou sem grandes novidades, com o finlandês Kalle Rovanpera (Toyota GR Yaris Rally1) a ser o mais rápido na primeira classificativa do dia e a cimentar a posição de comandante da prova e o seu compatriota Esapekka Lappi a ser o mais rápido na especial seguinte.

Só que na prova de classificação que fechou a manhã, por sinal, a mais extensa da competição, Kalle Rovanpera e o estónio Ott Tanak (Hyundai i20 Rally1) foram surpreendidos pelas condições de aderência e foram obrigados a desistir, o que permitiu a Takamo Katsuta, o mais rápido nos 28,25 km da especial, ascender ao comando da prova.

Nevoeiro, depois chuva e neve, não permitiram grandes veleidades aos favoritos à vitória, a começar por Ott Tanak, O piloto estónio cometeu um grande erro de condução ao entrar numa curva com muita velocidade.

O Hyundai i20 Rally1 bateu na parede de neve por trás e depois pela frente, fazendo com que o radiador fosse bloqueado pela neve que o levou ao abandono.

Depois foi a vez de Kalle Rovanperä. O bicampeão mundial parou na mesma especial, a quinta. Sem conhecer as causas desta paragem, o finlandês decidiu não continuar o percurso durante o resto do dia.

Uma terrível deceção para o jovem piloto finlandês que manteve a liderança do Rali da Suécia desde a primeira especial disputada na noite de ontem e sua posição inicial atrás dos pilotos regulares da temporada de 2024 permitir-lhe-ia escapar a qualquer adversidade.

Penalizado por abrir a estrada, o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1) é quinto, atrás, ainda, do inglês Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1) e do francês Adrien Fourmaux (Ford Puma Rally1).

Este último está a fazer mais um excelente início da prova, com o belga e o inglês a puderem mudar a abordagem ao que resta da competição, depois dos abandonos de Ott Tanak e Kalle Rovampera, que poderão, eventualmente, regressar, amanhã, se os estragos não forem demasiado grandes.

Mas a terceira especial do dia foi também funesta para o luxemburguês Grégoire Munster (Ford Puma Rally1), que perdeu mais de quatro minutos, para mudar um pneu, o que o relegou para fora dos 10 primeiros.

Entre os RC2, o sueco Oliver Solberg (Skoda Fabia RS Rally2) continua a impor a sua lei e termina a manhã com 19,7” de avanço sobre o finlandês Sami Pajari (Toyota GR Yaris Rally2), com a marca nipónica a colocar quatro carros nas últimas quatro posições do “top ten”, confirmando a evolução que foi feita entre Monte Carlo, onde os carros fizeram “o batismo de fogo”, e a Suécia, onde aparecem a discutir as primeiras posições da categoria.

O saudita Rakan Al-Rashed (Skoda Fabia RS Rally2), que é navegado pelo português Hugo Magalhães, terminou a manhã no 22.º lugar da geral e 16.º entre os RC2

CLASSIFICAÇÃO APÓS QUATRO ESPECIAIS – 1.º, Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1), 28’05,6”; 2.º, Esapekka Lappi/Janne Ferm(Hyundai i20 N Rally1), a 11,4”; 3.º, Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), a 13,3”; 4.º, Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1), a 18,7”; 5.º, Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1), a 40,5”; 6.º, Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Skoda Fabia RS Rally2), a 1’09,2” (1.º RC2); 7.º, Sami Pajari/Enni/Mälkönen (Toyota GR Yaris Rally2), a 1’28,9”; 8.º, Georg Linnamäe/James Morgan (Toyota GR Yaris Rally2), a 1’30,0”; 9.º, Mikko Heikkilä/Kristian Temonen (Toyota GR Yaris Rally2), a 1’48,0”; 10.º, Nikolay Gryazin/Kontantin Aleksandrov (Citroën C3 Rally2), a 1’48,3”; …; 22.º, Rakan Al-Rashed/Hugo Magalhães (Skoda Fabia RS Rally2), a 3’23,9” (16.º RC2).

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