Max Verstappen acelera e “não passa cartão”
O treino livre para o Grande Prémio da Espanha de Fórmula 1 encerrou com o piloto neerlandês a ser o mais rápido. O atual bicampeão completou sua melhor volta com tempo de 1m14,606s.
PEDRO RORIZ (auto.look2010@gmail.com)
Mais rápido na primeira sessão de treinos livres, o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda) “não passou cartão” à concorrência, sendo o único a chegar ao segundo “14” e deixou o seu mais directo perseguidor, o mexicano Sergio Perez (Red Bull/Honda), seu colega da equipa, a 0,768”.
Trata-se de uma diferença significativa num traçado mais rápido, pela anulação da “chicane” que antecedia a recta da meta, e que não chega a ter cinco quilómetros de perímetro.
Numa confirmação da ida ao pódio, no passado domingo, em Monte Carlo, o francês Esteban Ocon (Alpine Renault) registou o terceiro tempo à frente do neerlandês Nyck De Vries (Alpha Tauri/Honda), que surpreendeu ao registar o quarto tempo, aparecendo numa posição que não é habitual, talvez por muitas equipas estarem a aproveitar para testar as novidades levadas para Barcelona.
O quinto tempo do francês Pierre Gasly (Alpine/Renault) é mais uma boa indicação da evolução que a marca francesa tem vindo a revelar, com o espanhol Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes), que ficou a 0,002” do francês, e do dinamarquês Kevin Magnussen (Haas/Ferrari) e dos dois Ferrari, com o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) a ficar á frente do espanhol Carlos Sainz (Ferrari).
De referir que a Ferrari colocou os seus pilotos em pista com carros diferentes, com Charles Leclerc a guiar um carro igual ao usado em Monte Carlo, enquanto Carlos Sainz pilotou o carro no qual foram introduzidas as modificações aerodinâmicas que deviam ter sido estreadas em Imola.
O objectivo era comparar a eficácia das duas soluções e, para já, a versão anterior mostrou-se mais rápido, ficando por saber qual vai ser a opção da equipa para as restantes sessões de treinos e para a corrida.
O inglês George Rusell (Mercedes) fechou o lote dos 10 mais rápidos, à frente dos seus compatriotas Lando Norris (McLaren/Mercedes) e Lewis Hamilton (Mercedes).
TEMPOS DO TREINO
PILOTO | CARRO | MOTOR | TEMPO |
Max Verstappen | Red Bull RB19 | Honda | 1’14,606″ |
Sergio Perez | Red Bull RB19 | Honda | 1’15,374″ |
Esteban Ocon | Alpine A523 | Renault | 1’15,418″ |
Nyck De Vries | Alpha Tauri AT04 | Honda | 1’15,504″ |
Pierre Gasly | Alpine A523 | Renault | 1’15,545″ |
Fernando Alonso | Aston Martim AMR23 | Mercedes | 1’15,547″ |
Kevin Magnussen | Haas VF-23 | Ferrari | 1’15,689″ |
Charles Leclerc | Ferrari SF-23 | Ferrari | 1’15,694″ |
Carlos Sainz | Ferrari SF-23 | Ferrari | 1’15,726″ |
George Russell | Mercedes W14 | Mercedes | 1’15,753″ |
Lando Norris | McLaren MCL60 | Mercedes | 1’15,783″ |
Lewis Hamilton | Mercedes W14 | Mercedes | 1’15,845″ |
Gaunyu Zhou | Alfa Romeo C43 | Ferrari | 1’15,906″ |
Yuiki Tsunoda | Alpha Tauri AT04 | Honda | 1’15,915″ |
Lance Stroll | Aston Martim AMR23 | Mercedes | 1’15,939″ |
Valtteri Bottas | Alfa Romeo C43 | Ferrari | 1’15,978″ |
Oscar Piastri | McLaren MCL60 | Mercedes | 1’16,353″ |
Nico Hulkenberg | Haas VF-23 | Ferrari | 1’16,461″ |
Logan Sargeant | Williams FW45 | Mercedes | 1’16,506″ |
Alexander Albon | Williams FW45 | Mercedes | 1’16,630″ |