Enduro

Freeman conquista pódio no Mundial EnduroGP

A “armada” lusitana esteve em bom plano. Joana Gonçalves (Husqvarna), terminou no 13.º lugar entre as Senhoras, na classe Youth, Frederico Rocha (GasGas) foi 21.º e Francisco Leite (Sherco), que se estreia este ano no Campeonato do Mundo foi 28.º. Pela primeira vez a correr nos Seniores, Renato Silva (Beta) foi 12.º na classe Enduro2.

carlos.sousa@autolook.pt

Depois de um desfile dos 171 pilotos inscritos no Acerbis GP de Itália, pelas ruas de San Remo, a ronda italiana começou com a Akrapovic SuperTeste nas areias da sua praia, o que proporcionou um grande espetáculo aos numerosos espectadores.

Esta primeira especial foi ganha por Axel Semb (Husqvarna) da Classe Júnior que bateu os pilotos da classe EnduroGP, tirando a vitória a Matteo Cavallo (TM) e a Brad Freeman (Beta) que terminou em terceiro.

Zachary Pichon, campeão Mundial de Juniores em 2022, estreou-se na Classe EnduroGP com o pé direito tendo terminado em 4.º lugar. Na classe das Senhoras, a italiana Francesca Nocera (Honda) foi a mais rápida da Akrapovic SuperTeste.

Na etapa do segundo dia, os pilotos puderam começar a apreciar as especiais construídas em paisagens e tipos de terreno muito diversos; a Acerbis Cross Test na Praia de Arma di Taggia e as  Just 1 Enduro Test e Polisport Extreme Test nas montanhas circundantes com terreno seco, duro e rochoso, tendo o mar como pano de fundo.

Brad Freeman (Beta), recuperado de uma forte lesão na época de 2022, voltou às vitórias tendo ganho na sua categoria (Enduro 3) e na classe EnduroGP. Foi o seu muito esperado regresso ao pódio o que não acontecia desde a conquista do título em 2021.

Brad Freeman ganhou com uma vantagem de 24 segundos sobre o campeão em título, Andrea Verona (GasGas) que manteve a calma na disputa com Steve Holcombe (Beta) pelo segundo lugar

Em quarto lugar voltou a ficar o francês Zachary Pichon (Sherco) que subiu pela primeira vez ao pódio como sénior já que foi o vencedor da Classe Enduro 1. Jane Daniels (Fantic), apesar de uma aparatosa queda na segunda Just 1 Enduro Test na qual perdeu quase um minuto, conseguiu recuperar e ganhou a etapa.

Este domingo, Brad Freeman não deu hipótese aos seus adversários e venceu também a segunda etapa do EnduroGP e da sua Classe (Enduro 3). Andrea Verona ficou em segundo, mas conquistou o primeiro lugar do pódio da sua classe (Enduro 2).

Josep Garcia (Red Bull KTM),um dos favoritos, fez o melhor tempo da sua classe (Enduro 1). Renato Silva (Beta), que se estreou este ano nos seniores, foi 12.º na sua classe, Enduro 2.

Jane Daniels (Fantic Jet Racing) ganhou novamente a etapa e foi assim a vencedora incontestada da primeira ronda do Magnorange FIM Women’s World Championship.

Joana Gonçalves (Husqvarna), 13.º lugar, que só muito recentemente teve alta médica para participar nesta primeira ronda depois de uma complicada queda no Campeonato Nacional, disse-nos, em exclusivo: «Precisava perceber como estou fisicamente, encarei esta ronda mais como um treino. Na Finlândia será seguramente melhor».

Na classe Youth, Frederico Rocha (GasGas) foi 21.º e Francisco Leite (Sherco), que se estreia este ano no Campeonato do Mundo foi 28.º.

Os três atletas portugueses têm cerca de um mês para se preparar para a segunda ronda do Paulo Duarte FIM EnduroGP World Championship que decorrerá de 5 a 7 de maio em Lalin, na Galiza, em Espanha. Joana Gonçalves só voltará às pistas do circuito mundial na segunda ronda do Magnorange FIM Women’s World Championship, em Heinola, Finlândia no final de Maio.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *