FÓRMULA 1

Zhou deixou adversários de olhos em bico

A pouco mais de uma semana do Grande Prémio do Bahrain, a 5 de março, os pilotos de Fórmula 1 cumpriram esta sexta-feira o segundo de três dias de testes no mesmo circuito, para se prepararem antes do início da temporada 2023.

PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA (auto.look2010@gmail.com)

Guanyu Zhou (Alfa Romeo C43/Ferrari)

Surpresa no segundo dia de testes do Bahrain, com o chinês Guanyu Zhou (Alfa Romeo/Ferrari) a poder guardar a folha de tempos, como recordação e para mostrar aos netos, com o seu nome no topo, o que sucede pela primeira vez. O chinês fez o tempo nas derradeiras voltas, quando a pista estava mais fria e com pneus “C5”, os mais moles, que não estarão disponíveis para a semana, para o primeiro Grande Prémio da temporada, e bateu o neerlandês Max Verstappen (Red Bull/Honda), que só esteve em acção da parte da tarde, por 0,040”.

De manhã, o Red Bull esteve entregue ao mexicano Sergio Perez que estava programado guiar todo o dia, como sucedera na véspera com o seu colega de equipa, mas foi o campeão do mundo que, da parte da tarde tomou conta do volante, para, de imediato, desalojar o espanhol Carlos Sainz (Ferrari), o mais rápido durante a manhã, do topo da tabela de tempos.

Max Verstappen (Red Bull RB19/Honda)

Quase todas as equipas recorreram aos seus dois pilotos, com excepção da Williams, Alfa Romeo e Aston Martin que deixaram, respectivamente, o tailandês Alexander Albon, o finlandês Valtteri Bottas e o brasileiro Filipe Drugovich de fora.

Já o canadiano Logan Sargeant, Ganyu Zhou e o espanhol Fernando Alonso tiveram um dia de intenso trabalho, com o primeiro a ser aquele que mais voltas deu (154), o que corresponde a três Grandes Prémios.

«Tenho consciência de que não estarei 100% no Bahrain, nem em Jedah (Arábia Saudita) e tão pouco na Austrália», reconheceu o espanhol Fernando Alonso, de 41 anos, que correrá pela Aston Martin esta época.

Fernando Alonso (Aston Martin AMR22/Mercedes)

Fernando Alonso será companheiro de equipa do canadiano Lance Stroll, que perderá os testes de pré-época após sofrer um acidente de bicicleta. O francês Pierre Gasly também começa uma nova aventura e se une ao seu conterrâneo Esteban Ocon na francesa Alpine.

«É uma grande troca, tivemos muito trabalho», disse o piloto de 27 anos, que tenta «fazer o necessário para reduzir o tempo de adaptação».

A fiabilidade tem sido uma constante e raros têm sido os problemas dos carros em pista, mas já o contrário acontece nas “boxes”, com a Mercedes a ser a mais penalizada, já que o inglês Lewis Hamilton (Mercedes) esteve parte da manhã parado.

O mesmo sucedendo ao seu compatriota George Russell (Mercedes) que, da parte da tarde só conseguiu dar 26 voltas, em consequência de um problema hidráulico.

Tempos

Guanyu Zhou (Alfa Romeo C43/Ferrari), 1’31,610” (117)

Max Verstappen (Red Bull RB19/Honda), 1’31,650” (47)

Fernando Alonso (Aston Martin AMR22/Mercedes), 1’32,205” (130)

Nyck de Vries (Alpha Tauri/AT04), 1’32,222” (68)

Nico Hulkenberg (Haas VF23/Ferrari), 1’32,466” (68)

Carlos Sainz (Ferrari SF23/Ferrari), 1’32,486” (70)

Logan Sargeant (Williams FW45/Mercedes), 1’32,549” (154)

Charles Leclerc (Ferrari SF23/Ferrari), 1’32,725” (68)

Oscar Piastri (McLaren MCL60/Mercedes), 1’33,175” (74)

Pierre Gasly (Alpine A523/Renault), 1’33,186” (59)

Kevin Magnussen (Haas VF23/Ferrari), 1’33,442” (67)

Esteban Ocon (Alpine A523/Renault), 1’33,490” (49)

George Russel (Mercedes W14/Mercedes), 1’33,654” (26)

Sergio Perez (Red Bull RB19/Honda), 1’33,751” (76)

Lewis Hamilton (Mercedes W14/Mercedes), 1’33,954” (72)

Lando Norris (McLaren MCL60/Mercedes), 1’35,522” (65)

Yuki Tsunoda (Alpha Tauri AT04/Honda), 1’37,687” (85)

Nota – Entre parêntesis o número de voltas efectuadas por cada piloto

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