AUTOLOOKNotícias Várias

Clube Land Rover de Portugal está de parabéns

Há 33 anos a “andar bem por maus caminhos”. O Clube Land Rover de Portugal está de parabéns! A sua “legião” está de parabéns. Fez esta sexta-feira, dia 22 de março, 33 anos. Foi a 22 de março de 1991 que nasceu o Clube Land Rover Portugal.

carlos.sousa@autolook.pt

Reunião de direção em 1991

Tudo começou em finais de 1990, quando três entusiastas Land Rover (Carlos Duarte, Horácio Coelho Dias e Mário Machado da Graça) – que se tinham conhecido na “Land Rover Rota Histórica” o primeiro passeio monomarca realizado em Portugal – começaram a “desenhar” a formação do Clube Land Rover de Portugal, como congénere de outros clubes afetos à marca espalhados pelo mundo.

O clube veio a constituir-se oficialmente em março de 1991 e teve a sua primeira sede num pequeno espaço cedido pelo Clube Todo-o-terreno, situado numas antigas cavalariças pertencentes à Câmara Municipal de Lisboa localizadas na Ameixoeira.

Logo nesse ano organizou o seu 1.º Passeio na região de Leiria, contando com mais de 50 viaturas. A sede do clube manter-se-ia neste local durante cerca de cinco anos, antes de passar para a Rua do Telhal, em Lisboa, até ao início dos anos 2000, altura em que se mudou para a vila de Sintra, local onde haveria de permanecer até final de 2015, marcando uma relação profunda entre o clube e esta idílica localidade.

Numerosos associados em frente ao Mosteiro da Batalha

O número de sócios cresceu rapidamente e, no ano seguinte, ainda na zona de Leiria e Figueira da Foz, o Clube organizou conjuntamente com o Clube Todo-o-Terreno, a Rota dos Castelos na Figueira da Foz, que contou com várias dezenas de participantes e a presença de cerca de dez unidades Land Rover vindas expressamente da Holanda.

Nos anos seguintes, face ao número crescente de sócios que já atingia então a ordem das centenas, o clube manteve o figurino de um grande evento anual, ao mesmo tempo que foi diversificando as suas iniciativas e a sua estrutura. Foi então que nasceram os núcleos regionais do clube, nomeadamente no Porto, nas Caldas da Rainha e em Coimbra.

Simultaneamente, foi criado um evento destinado exclusivamente aos Land Rover mais antigos (Veteranos), e foram realizados pela primeira vez em Portugal alguns eventos relacionados com a proteção da natureza, através da limpeza de caminhos e aceiros e a replantação de árvores em áreas afetadas pelos incêndios.

Clube assinalou os 25 anos

A partir de 1995, modificou-se a estrutura dos Passeios: os Veteranos, um Passeio anual e uma série de outros passeios de carácter local realizados pelos núcleos regionais, com a designação de “Por Terras de…”, permitiam aos participantes descobrir diversas regiões do país até então desconhecidas ou menos exploradas.

Entretanto, o crescimento do clube continuou a verificar-se de tal modo rápido que em 1996 este atingiu e ultrapassou a barreira dos mil sócios, espalhados um pouco por todo o país e pelo estrangeiro.

Foi neste ano que o clube decidiu levar as suas atividades além-fronteiras ao promover a primeira grande expedição a Marrocos, a que se seguiram viagens semelhantes a outros destinos do norte de África, nomeadamente a Tunísia, a Líbia e mais recentemente a Mauritânia.

A expansão e consolidação do clube culminou com uma aventura no meio da imprensa especializada, com a edição da Revista Land Rover, uma das primeiras publicações em Portugal dedicadas exclusivamente a uma marca automóvel.

Entusiasmo em torno do clube

Durante os anos em que foi publicada, a revista foi uma montra das iniciativas levadas a cabo pelo clube, e um veículo de promoção da própria marca Land Rover em Portugal e do Todo-o-Terreno em geral enquanto modalidade lúdica e desportiva.

Em 2004, e até à edição de 2008 inclusive, o clube foi um dos membros fundadores e coorganizadores do Encontro Ibérico Land Rover, cuja primeira edição teve lugar na Figueira da Foz reunindo mais de quinhentos Land Rover, oriundos de Portugal e de Espanha.

De 2010 em diante, o clube organizou verdadeiras expedições em território nacional, que levaram os participantes até paragens tão diversas da nossa geografia quanto a Costa e o interior do Alentejo, as Serras da Lousã e da Estrela ou a linha de fronteira entre Portugal e a Galiza.

Bons Land Rover por “mais caminhos”

Em 2012, o clube levou a marca Land Rover a estar representada pela primeira vez no Caramulo Motorfestival, um evento único em Portugal que reúne anualmente na bonita vila do Caramulo milhares de aficionados dos automóveis clássicos e desportivos.

Em 2016 o clube celebrou o vigésimo quinto aniversário da sua fundação. Para celebrar esta efeméride tão especial, o clube levou ao Regimento de Artilharia Anti-Aérea n,º 1 de Queluz mais de 1.500 pessoas durante um fim de semana repleto de atividades, que terminou com um jantar comemorativo realizado na Adega Regional de Colares. Durante o jantar foram agraciados os sócios fundadores do clube, Carlos Duarte e Horácio Dias, e outros que contribuíram para a sua fundação e crescimento.

Entre 2019 e 2021, o clube organizou o evento Norte-Sul, levando os participantes a atravessar Portugal de um extremo ao outro, em jornadas de longa distância, abrindo o leque das suas organizações a outros públicos mais interessados pelos aspetos turísticos da viagem.

Land Rover por caminhos a necessitar outras trações

Em 2021 o clube celebrou trinta anos de existência, tornando-se assim num dos clubes monomarca há mais tempo em atividade contínua no nosso país. No final de 2023, o clube voltou às suas raízes ao associar-se ao Clube Escape Livre para celebrar o 75.º aniversário da marca Land Rover.

Numa organização conjunta, os dois clubes levaram a cabo o evento “75 Land Rover 75” que decorreu nas serras da Gardunha e da Estrela, e onde estiveram presentes 75 Land Rover vindos de todo o país.

Têm sido 33 anos cheio de histórias! Os membros do clube querem continuar a dar corpo a este invejável currículo e mantermos o propósito de ser o catalizador e o ponto de encontro de todos os amantes da marca Land Rover. Parabéns, Club Land Rover de Portugal.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *