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Yaris Cross: Cavalos na frente e Watt atrás

Em algumas ocasiões o Yaris Cross torna-se num automóvel integral, fazendo honras à sigla “AWD” All Wheel Drive. Na frente, a potência é medida em cavalos alemães, enquanto na traseira e em homenagem ao engenheiro britânico que desenvolveu motores a vapor, as medições são feitas em Watt. Para quem se sentar ao volante, os itens são muitos e, para pagar, é preciso arranjar um pouco mais que três notas de 10.000 euros.

FAUSTO MONTEIRO GRILO

Com pouco mais de quatro metros no comprimento total (4.180 mm) o mais pequeno “SUV” da Toyota, é apresentado com as mais recentes tecnologias. Na largura e sem contar com os retrovisores, não chega ao metro e oitenta (1.765 mm) enquanto na altura, passa um pouco o metro e meio (1.595 mm).

Na bagageira e face às cotas do automóvel, os valores oscilam entre os 397 ou 320 litros, sendo este último encontrado nas versões “AWD” movidas pelo “tri” a gasolina 1.5 (116 ou 130 cv) na via dianteira e motor eléctrico (68 kW) na via traseira.

Entre as diversas tecnologias aplicadas, destacam-se as orientadas para as segurança activa e condução defensiva, com ambas a darem o contributo para que este classe 1, tenha obtido cinco estrelas Euro NCAP.

Com bons acessos aos lugares dianteiros e satisfatórios aos lugares traseiros, o Yaris Cross disponibiliza cinco lugares. Em termos práticos, os passageiros no assento traseiro ficam com o espaço para as pernas, algo condicionado aos ajustes longitudinais dos assentos dianteiros.

Por outras palavras, quatro adultos (1,80 metros/100 kg) ficam alojados com boas cotas para a cabeça e ombros, ficando as pernas quase encostadas aos lugares dianteiros. Estes concedem boas cotas de habitabilidade, boa ergonomia e acesso aos comandos e alguns espaços para arrumos.

Os materiais empregues e a finalização merecem nota positiva, e o mesmo acontece com a digitalização dos painéis que, podem ser de 7 ou 12,3” nos instrumentos e 9 ou 10,5” no visor central. Para encontrar os maiores painéis e os 130 cv, é preciso pensar no GR Sport.

Ao volante e, depois de efetuados todos os ajustes (assento, coluna, espelhos), é fácil encontrar uma boa posição de condução. No tocante aos ajustes do assento, tanto em altura como para a inclinação das costas, as alavancas não se encontram na melhor posição, e este tipo de comando não é dos que conceda melhor manuseamento e rigor no ajuste.

A visibilidade para a frente e lateral é boa, enquanto para a traseira, é preciso contar com os sensores traseiros e visualização da marcha-atrás, para mitigar os ângulos-mortos do pilar “C” e óculo traseiro. A ausência de sensores dianteiros obriga a habituação nas manobras, em parte facilitadas pelo perfil da frente pouco angulosa.

No interior e em destaque, o visor táctil central é um dos itens que merece atenção. As diversas funções, são de fácil acesso e intuitiva progressão nos sub-menus. Mais longe dos olhares, estão outros itens que contribuem para um elevado nível de segurança activa, e ampla escolha de sistemas destinados a melhorar a condução defensiva.

O acelerador automático adaptativo+limitador de velocidade, a assistência pró-activa na condução, o avisador de saída da faixa de rodagem, os sistemas de travagem de emergência, entre outros, contribuem para a segurança activa e, seguramente, terão tido um importante contributo para que o Yaris Cross tenha conquistado as cinco estrelas Euro NCAP (Out 2021).

O regulador de travagem em descida, e a assistência ao arranque em subida, concedem tranquilidade na condução deste automóvel, cuja tara varia entre os 1.260 a 1.340 kg.

Aos comados dos 116 cv DIN (os tais cavalos alemães medidos através da Deutsche Industrie Norm) não concedem prestações dignas de realce, quando se analisam as acelerações e reprises. Aliás, este automóvel cuja transmissão é de variação contínua, torna-se algo ruidoso quando se exploram as potencialidades do 1.490 cc de 12 válvulas variáveis, duplo veio de ressaltos, e injecção directa.

No entanto, há que sublinhar duas características: a evolução do sistema de variação contínua, agora muito mais suave; o ganho na eliminação das vibrações do motor a gasolina.

Ainda a respeito do ruído do motor, este está muito ‘ligado’ à carga das baterias e intervenção do motor eléctrico, praticamente isento de vibrações e quase imperceptível no ruído de funcionamento.

Com um bom nível de conforto de rolamento devido às suspensões independentes, e um bom desempenho da suave direcção e eficaz travagem, este Yaris Cross Hybrid consegue uma boa nota no desempenho dinâmico.

Num breve contacto ao volante e em percurso misto (AE+EN+Urbano) o consumo registou 4,7 litros/100 km, valor que beneficia a autonomia num automóvel com capacidade para 36 litros de combustível. Nos números mais importantes, a uma base de 24.791,27 euros acrescem impostos, taxas e custos, para chegar a um valor de 34.333,67 euros.

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