WRC

Elfyn Evans lidera na pressão de Sébastien Ogier

Piloto inglês comanda o Rali de Monte Carlo, prova de abertura da temporada do Campeonato Mundial da especialidade, após a etapa desta sexta-feira, pese embora sob pressão crescente de Sébastien Ogier, o seu companheiro de equipe na Toyota Gazoo Racing.

Texto: PEDRO RORIZ E CARLOS SOUSA – Fotos: JOÃO RICARDO BRANCO (enviado especial)

Elfyn Evans e Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1)

No final do segundo dia do Rali de Monte Carlo, Elfyn Evans (Toyota GR Yaris Rally1) conservou o comando, ao qual ascendeu, como consequência de ter sido o mais rápido nas duas especiais cumpridas ontem. Contudo, o piloto inglês viu o seu avanço de 15,1segundos, sobre o belga Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1), com que partiu esta manhã, descer para 4,5 segundos para o francês Sébastien Ogier (Toyota GR Yaris Rally1). O belga da Hyundai Motorsport baixou ao terceiro posto.

O estónio Ott Tanäk (Hyundai i20) é o quarto, já a 1m13,6s, depois de ter ido parar à valeta na terceira especial, sendo retirado com a ajuda dos espetadores. Com nove vitórias na prova monegasca, Sébastien Ogier conhece como ninguém as estradas locais, pois é natural de Gap, cidade que serve de base logística à prova.

Sébastien Ogier e Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1)

O piloto francês, que ontem tinha estado discreto, surgiu hoje com outra disposição. Venceu metade das provas de classificação do dia, tal como fez o belga, mas fê-lo ganhando mais tempo ao inglês do que o piloto da marca sul-coreana, que terminou o dia a 16,1 segundos de Sébastien Ogier.

Sem tanto gelo e neve como é habitual nesta altura, o oito vezes campeão mundial começou o dia ao ataque, disposto a pressionar o seu companheiro de equipa, apesar de não estar a disputar o campeonato na totalidade, tal como o campeão em título, Kalle Rovanperä, ausente desta primeira jornada.

«Não foi uma semana fácil para mim», disse, visivelmente emocionado, Sébastien Ogier, sem adiantar as razões do problema. No entanto, admite que o dia deste sábado «será divertido».

Thierry Neuville e Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1)

Com menos razões para festejar estava Elfyn Evans no final do dia, depois de ter perdido dois terços da vantagem trazida da véspera: «Foi muito complicado no escuro, não via nada. Estou satisfeito por ter chegado ao final sem problemas de maior», frisou.

As restantes posições dos pilotos dos carros mais competitivos manteve-se inalterada. O japonês Takamoto Katsuta (Toyota GR Yaris Rally1), que perdeu cinco minutos no início do dia e foi relegado para o 19.º lugar da geral, recuperou até ao 12.º lugar e está a 1m30s de reentrar no lote dos 10 primeiros, o que não deverá deixar de acontecer no início do dia de amanhã.

Ott Tanak e Martin Jarveoja (Hyundai i20 N Rally1)

Mais emotiva tem sido a luta entre os RC2, com o espanhol “Pepe” Lopez (Skoda Fabia RS Rally2) o russo, com licença búlgara, Nikolay Gryazin (Citroën C3 Rally2) a alternarem no comando da categoria, com o piloto da marca francesa a terminar o dia com 1,3 segundos de avanço sobre o espanhol, com o francês Yohan Rossel (Citroën C3 Rally2) a distar 6,2” do primeiro lugar da categoria.

Tal como hoje, o programa de amanhã, sábado, integra uma dupla passagem por três provas de classificação: Esparron/Oze (18,79 km), Les Nonières/Chchiiianne (20,04 km) e Pellafol/Agnières-en-Dévoluy (21,37 km).

Ao todo serão mais 120 quilómetros cronometrados, divididos pelas seis especiais. Pela primeira vez, será utilizado o novo sistema de pontuação, que atribui 18 pontos ao líder da prova no final deste dia, ficando os restantes pontos guardados para domingo.

CLASSIFICAÇÃO, APÓS OITO ESPECIAIS – 1.º, Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), 1.25’28,9”; 2.º, Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1), 4,5”; 3.º, Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1), a 16,1”; 4.º, Ott Tanak/Martin Jarveoja (Hyundai i20 N Rally1), a 1’13,6”; 5.º, Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1), a 1’38,0”; 6.º, Andreas Mikkelsen/Torstein Eriksen (Hyundai i20 N Rally1), a 2’58,9”; 7.º, Gregoire Munster/Louis Louka (Ford Puma Rally1), a 3’27,1”; 8.º, Nikolay Gryazin/Konstantin Aleksandrov (Citroën C3 Rally2), a 5’18,9” (1.º RC2);  9.º, “Pepe” Lopez/David Vazquez (Skoda Fabia RS Rally2), a 5’20,2”; 10.º, Yohan Rossel/Armand Dunand (Citroën C3 Rally2), a 5’25,1”.

Partilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *